Aprenda 4 estratégias para atingir as metas da sua empresa

Não importa a área de atuação, todo profissional pode passar por momentos em que não consegue alcançar seus objetivos ou se sente estagnado em sua carreira. Isso exige o desenvolvimento de estratégias para atingir metas que sejam eficazes e inteligentes.

Afinal, não basta querer progredir; é preciso ter um plano claro e acionável para chegar lá. Ou seja, não é o suficiente apenas definir metas, todos precisamos de meios para alcançá-las em um ritmo de alta performance profissional.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, confira este artigo para descobrir 4 estratégias para atingir metas de maneira eficaz!

A importância de ter uma alta performance no trabalho

Ninguém duvida da relevância de focar em alta performance nas atividades profissionais, mas você já parou para pensar em todos os benefícios que isso pode trazer?

Para começar, profissionais de alta performance conseguem realizar suas funções com agilidade, qualidade e eficiência. Dessa forma, conseguem contribuir para a entrega de mais valor à empresa e aos clientes.

Além disso, a busca pela alta performance pode resultar no desenvolvimento de novas habilidades. Isso pode ser benéfico para o crescimento profissional e pessoal, além de levar à diminuição na taxa de erros no trabalho. E se esses problemas ocorrem com menos frequência, então gera reflexos como uma maior satisfação dos clientes e diminuição dos gastos com correções.

Vale reforçar também que quem demonstra alta performance no trabalho tem uma maior probabilidade de receber um reconhecimento por isso. Ele geralmente vem na forma de promoções ou aumentos de salário, o que é sempre saudável para a carreira.

Por fim, profissionais de alta performance muitas vezes são escolhidos para liderar ou participar de grandes projetos. Essa é uma das consequências de sua capacidade de entregar resultados de alta qualidade.

líder bate metas

Como definir as metas corretamente?

A definição de metas é o primeiro passo para atingir metas. Afinal, quando você sabe claramente o que quer alcançar, fica mais fácil traçar um caminho até lá. Então, é importante que esse processo seja o mais cuidadoso possível.

Conheça a seguir quais são os passos necessários para definir metas corretamente para os seus objetivos:

Use a técnica SMART

A metodologia SMART permite manter o foco e a direção das ações ao definir as suas metas. Então, vale a pena incluí-la no seu processo.

Cada letra da sigla SMART representa um critério essencial para a definição de metas claras e que correspondam aos seus objetivos. Veja só:

  • “S” é para Específica (Specific), o que significa que suas metas devem ser precisas e bem definidas, evitando ambiguidades;
  • “M” é para Mensurável (Measurable), o que implica que deve ser possível quantificar ou medir o progresso em direção à meta;
  • “A” é para Atingível (Achievable), significando que as metas precisam ser desafiadoras, mas também realistas e alcançáveis com os recursos disponíveis;
  • “R” é para Relevante (Relevant), indicando que as metas devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos da organização e ser importantes para o sucesso global;
  • “T” é para Temporal (Time-Bound), o que significa que as metas precisam ter prazos definidos, criando um senso de urgência e responsabilidade.

Escreva suas metas

Escrever suas metas, seja em papel, no computador ou no celular, ajuda a organizar suas ideias e visualizar seus objetivos. Isso deixa mais claro o que você deseja alcançar enquanto estabelece um compromisso mental com aquilo que você deseja conquistar.

Inclusive, uma pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia descobriu que pessoas que escrevem suas metas têm 42% mais chances de alcançá-las.

Estabeleça metas pequenas

Dividir um grande objetivo em partes menores é um dos segredos para manter a motivação e o foco. Ou seja, é um jeito de tornar a sua meta menos intimidadora e mais gerenciável. Isso também proporciona um senso de realização e aumenta a confiança para enfrentar desafios maiores.

Por exemplo, imagine que você quer aprender inglês. Nesse caso, as suas metas podem ser diárias ou semanais, envolvendo o número de páginas do livro didático que você lerá ou até mesmo assistir filmes sem legendas.

Estruture os passos necessários

Você pode ter muito mais clareza sobre o caminho a ser seguido para cada meta ao identificar e estruturar os passos necessários para atingi-las. Assim, você sabe o que fazer para evitar aquela sensação de não saber o que fazer em seguida.

Além disso, isso facilita a organização e a gestão do seu tempo, garantindo que você esteja sempre avançando em direção ao seu objetivo.

Acompanhe sua evolução

Outra parte fundamental desse processo envolve ter meios para acompanhar a sua evolução com as suas metas. Afinal, somente assim você saberá se está no caminho certo.

Para isso, é preciso se basear em métricas que representem o seu avanço em relação aos seus objetivos. A partir delas, você pode fazer ajustes no seu plano de ação e manter a motivação ao ver reflexos dos seus esforços.

As 4 melhores estratégias para atingir metas e alavancar os resultados da sua empresa

A definição de metas é um passo importante, mas não é tudo quando o assunto é atingi-las. Para isso, você precisa de estratégias que garantam a execução e monitoramento contínuo das ações necessárias.

Confira a seguir as 4 melhores estratégias para atingir metas que você pode implantar na sua vida profissional:

1. Use uma metodologia auxiliar

Você também pode definir uma metodologia de gestão de metas para aumentar o controle sobre o planejamento e acompanhamento dos seus objetivos. Existem inúmeras opções para escolher, sendo possível decidir por aquelas que melhor se encaixam às suas preferências.

Por exemplo, o Balanced Scorecard (BSC) busca equilibrar diferentes perspectivas de desempenho organizacional. Ele vai além das métricas financeiras e considera clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Outra possibilidade envolve adotar a metodologia de OKR (Objectives and Key Results), que se concentra em estabelecer objetivos ambiciosos e mensuráveis. Em conjunto, são monitorados os resultados que avaliam o sucesso das estratégias.

2. Crie um plano de ação

Um plano de ação detalhado é essencial para manter o foco e não esquecer nenhum passo importante no caminho até atingir as suas metas. Para isso, ele deve ações específicas, prazos e recursos necessários.

Com esse roteiro claro, você minimiza o risco de deixar detalhes importantes de lado e consegue monitorar seu progresso de forma mais inteligente.

3. Utilize ferramentas de gestão

Outra estratégia valiosa envolve contar com a ajuda da tecnologia. Existem ferramentas especializadas no acompanhamento e alcance de metas que servem esse propósito.

Por exemplo, é o caso do Asana, Trello e ClickUp. Essas plataformas trazem ambientes centralizados para estabelecer e monitorar seus objetivos e resultados conquistados. Assim, é possível organizar o que está sendo feito e acompanhar o progresso em tempo real.

4. Busque uma mentoria especializada

Mentores podem oferecer uma visão externa e experiência prática, ajudando você a superar desafios e identificar oportunidades. Além de contribuir para o crescimento profissional, a orientação de um mentor auxilia no direcionamento dos seus esforços para atingir seus objetivos.

Também vale lembrar que uma mentoria pode acelerar o processo de aprendizagem, permitindo ao profissional alcançar cada vez mais capacitação e experiência. Afinal, é um meio para manter o foco e adaptar estratégias conforme necessário para ter os melhores resultados.

Ao aplicar as melhores estratégias para atingir metas, será possível transformar seus objetivos em realizações tangíveis. Basta adotar uma abordagem sistemática, que combine planejamento cuidadoso com ação consistente.

Agora que você aprendeu sobre estratégias para atingir suas metas, que tal ver agora como definir e desdobrar estas metas para que sejam realistas? Leia nosso ebook exclusivo!

definir desdobrar metas

just in time

Just in time: o que é, objetivos e exemplos

Just in time (JIT) é uma estratégia de gerenciamento de produção que busca otimizar processos, minimizar desperdícios e elevar a eficiência operacional.  Desenvolvido pela Toyota, o JIT revolucionou a forma como as empresas gerenciam estoques e produção, ajustando a fabricação

Inovação em serviços: o que é, importância e exemplos

Quando a concorrência se intensifica e as exigências dos consumidores aumentam, o caminho que as empresas têm para sobreviver é a inovação em serviços. Afinal, a capacidade de se adaptar e oferecer algo único e valioso é o que diferencia

Encontre materiais e conteúdos da FRST