Método cumbuca: o que é, objetivos e como aplicar

método cumbuca

O aprendizado contínuo é o segredo do sucesso de muitas empresas, por mais que isso ainda não seja valorizado em todos os setores. Felizmente, existem maneiras de priorizá-lo de forma sistemática, como é o caso do método cumbuca. Você já ouviu falar nisso?

Um dos principais atrativos dessa é trazer resultados concretos com baixos investimentos. Afinal, basta selecionar um tópico específico que esteja alinhado com as metas da empresa e mergulhar nele em conjunto.

Quer saber mais sobre isso? Então, confira este artigo para entender o conceito por trás do método cumbuca e como implementá-lo em sua gestão.

O que é o método cumbuca?

O método da cumbuca é uma estratégia de treinamento usada em empresas para promover o aprendizado e o desenvolvimento tanto da instituição quanto dos colaboradores. A ideia é que esse conhecimento pode ser uma poderosa ferramenta para alcançar objetivos organizacionais.

A prática envolve selecionar um tópico específico, que esteja alinhado com um objetivo da empresa, e discutir esse tópico em equipe com base em um livro relacionado. Nessas ocasiões, todos os colaboradores são incentivados a compartilhar suas visões e ideias com foco no aprendizado coletivo.

Inclusive, um dos pontos fortes do método da cumbuca é o engajamento de todos os membros da equipe. Isso é fundamental, já que a troca de conhecimentos e a colaboração constante auxiliam na aquisição de novas habilidades e competências.

Esse método foi introduzido por Vicente Falconi no livro “O Verdadeiro Poder”, publicado em 2009. Nele, é possível ver cases e exemplos que ilustram os pontos de sucesso por trás do crescimento saudável de grandes empresas.

15 competências futuro

Quais os objetivos do método cumbuca?

O método da cumbuca é uma abordagem que tem ganhado destaque por sua simplicidade e eficácia no desenvolvimento tanto de organizações quanto de seus colaboradores.

Aliás, por focar na evolução da instituição e das pessoas que trabalham nela, é possível criar um ambiente onde o aprendizado é constante e compartilhado, fortalecendo a cultura organizacional. Afinal, a ideia é que todos, independentemente do setor em que atuam, possam crescer juntos.

Esse método também incentiva o autodesenvolvimento das equipes. Cada colaborador é motivado a buscar mais conhecimento e se aprimorar continuamente, o que é essencial para o crescimento profissional.

Outro ponto importante do método da cumbuca é o alinhamento da equipe em torno de um objetivo comum. Todos os funcionários passam a estar na mesma página, o que facilita a cooperação e o engajamento.

Ao cumprir todos esses objetivos, o método cumbuca serve como uma excelente ferramenta para o treinamento e capacitação dos colaboradores. Muito disso se manifesta a partir dos benefícios que traz para o dia a dia, além de exigir a sua correta implementação.

Quais as vantagens do método cumbuca para o desenvolvimento de colaboradores?

O método cumbuca traz uma série de benefícios para o aprendizado em grupo, gerando uma série de reflexos positivos nas demais áreas de uma empresa. Isso reforça a importância de colocar esse aspecto do trabalho entre as suas prioridades.

Conheça abaixo quais são as principais vantagens do método cumbuca para o desenvolvimento de colaboradores:

Melhora do desempenho

Já que o foco do método cumbuca está em melhorar as habilidades e o conhecimento dos colaboradores, uma das consequências naturais disso é o aumento da eficiência do time. Assim, as tarefas são realizadas de maneira mais rápida e com menos erros, elevando a produtividade.

Foco na colaboração

O método cumbuca incentiva todos os membros da equipe a colaborarem entre si. Com isso, todos têm a oportunidade de contribuir com suas ideias e conhecimentos, promovendo um ambiente onde o trabalho em conjunto é valorizado.

Diversidade de pensamentos

A diversidade de perspectivas é outro grande trunfo do método cumbuca. Ao ouvir diferentes pontos de vista, os membros da equipe podem expandir sua própria compreensão e encontrar novas maneiras de pensar sobre problemas e soluções.

Facilidade de adaptação

Com as rápidas mudanças de informações e tecnologias, ser capaz de se adaptar rapidamente é uma habilidade valiosa. Nesse sentido, o método cumbuca prepara os membros da equipe para essa realidade ao fomentar um ambiente onde o aprendizado nunca para.

Desenvolvimento pessoal

Além de focar no desenvolvimento da equipe, o método cumbuca também coloca uma ênfase no crescimento pessoal de cada colaborador. Por exemplo, é o caso do aprimoramento de habilidades individuais, aumento da confiança e desenvolvimento de novas competências.

Como funciona e como conduzir o método da cumbuca?

Como você viu até aqui, o método cumbuca tem o potencial de transformar a maneira como o seu time absorve novos conhecimentos. Para isso, é necessário implementá-lo da forma correta.

Veja a seguir como conduzir este método em sua empresa para entender como ele funciona:

Definição do seu objetivo

O método da cumbuca começa com a definição clara do objetivo de aprendizagem. Isso envolve identificar as necessidades específicas do grupo e selecionar um livro que seja relevante para alcançar esses objetivos.

Geralmente, essa decisão é tomada em uma reunião inicial com todos os participantes, onde cada um pode contribuir com suas perspectivas sobre o que precisa ser melhorado ou aprendido.

Escolha e distribuição do livro

O livro que servirá de fonte de conhecimento para o time é um ponto central no método cumbuca. Essa escolha deve ir além do conteúdo que ele traz, envolvendo também as competências e conhecimentos que o grupo deseja desenvolver.

Depois disso, cada participante deve receber uma cópia do livro escolhido. Assim, todos ganham acesso ao mesmo material de estudo.

Leitura e discussão em grupo

O processo de leitura do livro é individual, mas conduzido em paralelo entre todos os integrantes do grupo. Dessa forma, cada um deles consegue refletir sobre o que estão lendo e se preparar para as discussões em conjunto.

Essas discussões são guiadas pelo método da cumbuca, onde um membro sorteado é responsável por liderar a apresentação e facilitar a discussão sobre o capítulo lido. Aliás, é daí que vem o nome “cumbuca”, já que esse item costuma ser usado para armazenar os nomes que serão selecionados.

Compromisso e participação

O sucesso do método da cumbuca depende do compromisso e da participação ativa de todos os membros do grupo. O compromisso com a leitura é essencial para que todos possam contribuir para cada discussão.

Além da leitura prévia, é importante que todos os participantes façam anotações pessoais sobre o conteúdo do livro. Assim, fica mais fácil sintetizar o que será discutido nas conversas.

O método cumbuca é uma ferramenta poderosa para promover o aprendizado colaborativo e engajado dentro da empresa. Com a importância do desenvolvimento de competências e conhecimentos cada vez mais em evidência, é muito valioso contar com um recurso como esse para atuar de maneira mais competitiva.

Quer saber como aplicamos os conhecimentos de gestão e alta performance do professor Falconi dentro da plataforma FRST? Solicite uma demonstração e comece a acelerar seus colaboradores para entregarem resultados!

just in time

Just in time: o que é, objetivos e exemplos

Just in time (JIT) é uma estratégia de gerenciamento de produção que busca otimizar processos, minimizar desperdícios e elevar a eficiência operacional.  Desenvolvido pela Toyota, o JIT revolucionou a forma como as empresas gerenciam estoques e produção, ajustando a fabricação

Inovação em serviços: o que é, importância e exemplos

Quando a concorrência se intensifica e as exigências dos consumidores aumentam, o caminho que as empresas têm para sobreviver é a inovação em serviços. Afinal, a capacidade de se adaptar e oferecer algo único e valioso é o que diferencia

Encontre materiais e conteúdos da FRST