Qual a diferença entre gestão e administração? Saiba aqui

diferença entre gestão e administração

No ambiente corporativo, é comum que alguns termos sejam usados como sinônimos, mas acabam significando conceitos distintos. Um exemplo disso é a diferença entre gestão e administração, que é fundamental para traçar as suas estratégias.

Toda organização é formada por processos e estruturas que necessitam ser cuidadosamente geridos e administrados para alcançar seus objetivos. Ao se familiarizar com o papel de um gestor e de um administrador, é possível delegar cada tarefa adequadamente e contribuir para o sucesso do negócio.

Neste artigo, você vai entender qual é a diferença entre gestão e administração, além de como ambas afetam a condução das equipes.

O que é gestão?

Gestão é o ato de conduzir e dirigir uma organização, buscando seu crescimento e a melhoria contínua de seus processos e resultados. Esse conceito envolve um conjunto de estratégias aplicadas nas áreas de estrutura, pessoas e finanças da empresa.

O principal objetivo da gestão empresarial é organizar esses setores com base nas diretrizes político-administrativas da companhia. Para isso, ela deve analisar constantemente os indicadores do negócio, desenvolvendo estratégias que busquem a sua melhoria contínua.

Outro ponto importante é que a gestão se divide em diferentes áreas menores para focar em objetivos mais específicos. Por exemplo, se a ideia é desenvolver o capital humano, então estamos falando de gestão de pessoas. Já se a prioridade é pagar menos impostos, é um trabalho da gestão tributária.

O que é administração?

Administração é a prática de planejar, organizar e controlar os recursos de uma companhia. Isso vale tanto para o gerenciamento de pessoas quanto para a utilização de tecnologia e finanças.

O principal foco da administração é garantir que a empresa atinja suas metas e objetivos da melhor maneira. Para isso, o administrador deve planejar e organizar todas as áreas dela para alcançar os resultados esperados.

Entre as principais funções de administração estão o planejamento, execução, desenho de processos, tomada de decisões, direção e controle. Cada um desses passos busca otimizar a eficiência das atividades da companhia para funcionar de maneira produtiva e orientada aos resultados.

líder bate metas

Qual a diferença entre gestão e administração?

A diferença entre gestão e administração está principalmente nos enfoques e nas abordagens que cada uma adota em uma organização. Por mais que algumas responsabilidades e tarefas se sobreponham e os termos costumam ser usados como sinônimos, existem distinções importantes.

Como você viu, a gestão foca no desenvolvimento e na implementação de estratégias voltadas para o crescimento e a melhoria contínua da empresa. Ou seja, o gestor atua de maneira ampla, envolvendo-se em todos os aspectos do ambiente corporativo, desde a produção até o planejamento estratégico.

Já a administração se concentra na organização, controle e coordenação dos recursos da companhia, incluindo tecnologia, dinheiro e pessoas. O propósito dela é garantir que tudo isso seja utilizado de maneira eficiente para atingir as metas e objetivos traçados.

Dessa forma, enquanto a gestão está mais voltada para o desenvolvimento estratégico e a melhoria contínua dos processos, a administração foca na organização e controle dos recursos para alcançar suas metas.

Para facilitar a compreensão, vamos conferir um exemplo. Imagine que uma fábrica de móveis está enfrentando problemas para se manter relevante no mercado. A partir daí, tanto a gestão quanto a administração têm papéis importantes para compor uma solução.

O gestor identifica uma tendência crescente voltada para a venda de produtos eco-friendly. Então, ele propõe uma visão de longo prazo para adaptar a empresa. Já o administrador implementa essa visão, reorganizando a produção, ajustando o controle de estoque e treinando a equipe nesse sentido.

Como cada uma se aplica na condução de equipes?

Lidar com o capital humano da empresa é uma das principais prioridades dela, e o trabalho da gestão e da administração desempenham um papel muito importante nesse trabalho. Inclusive, é na interação dessas duas áreas que se obtém reflexos positivos em toda a organização a partir do trabalho do time.

A seguir, veja os principais aspectos em que a gestão e a administração se aplicam à condução de equipes:

Produtividade

Uma boa gestão de equipes envolve a implementação de métodos que definem metas claras e as alinham aos objetivos estratégicos da organização. O gestor trabalha para criar um ambiente que fomente a alta performance, incentivando a autonomia e o desenvolvimento contínuo.

Já a administração garante a disponibilidade dos recursos necessários e a minimização do desperdício nos processos. Esses esforços conjuntos contribuem para um local de trabalho mais produtivo e focado nos resultados operacionais.

Qualidade das entregas

Na condução de equipes, o gestor aplica princípios de gestão da qualidade para estabelecer padrões elevados e uma cultura de excelência. Ele trabalha para alinhar as entregas das equipes com a proposta de valor da empresa e as expectativas dos clientes.

O administrador, por sua vez, implementa sistemas de controle de qualidade robustos e processos estruturados para identificar e corrigir falhas em potencial. Assim, ele garante que as equipes tenham as ferramentas e os passos necessários para entregar qualidade continuamente.

Colaboração entre equipes

Promover uma interação positiva e colaborativa entre os membros da equipe é essencial para o sucesso organizacional. Com isso, o time fica mais coeso e mais propício a pensar em inovação e na solução conjunta de problemas.

O gestor promove uma cultura de colaboração, criando espaços e oportunidades para a interação entre diferentes departamentos. Já a administração é responsável por criar estruturas e processos que facilitam a comunicação e a colaboração.

Clima organizacional

A gestão tem um papel fundamental na criação e manutenção de uma cultura organizacional positiva. Afinal, ela atua para estabelecer e comunicar os valores da empresa em todos os seus níveis.

Já o administrador implementa políticas e práticas que sustentam um clima organizacional positivo no dia a dia. Isso pode incluir programas de reconhecimento e recompensa, políticas de flexibilidade no trabalho, entre outras possibilidades.

Como você viu até aqui, compreender a diferença entre gestão e administração permite que as organizações aloquem recursos e responsabilidades da melhor forma para atingir seus objetivos. Então, vale a pena buscar formas de combinar essas visões para otimizar o desempenho organizacional.

E para incrementar ainda mais a sua gestão, saiba agora como manter um mindset ágil com nosso ebook exclusivo!

banner blog mindset agil

just in time

Just in time: o que é, objetivos e exemplos

Just in time (JIT) é uma estratégia de gerenciamento de produção que busca otimizar processos, minimizar desperdícios e elevar a eficiência operacional.  Desenvolvido pela Toyota, o JIT revolucionou a forma como as empresas gerenciam estoques e produção, ajustando a fabricação

Inovação em serviços: o que é, importância e exemplos

Quando a concorrência se intensifica e as exigências dos consumidores aumentam, o caminho que as empresas têm para sobreviver é a inovação em serviços. Afinal, a capacidade de se adaptar e oferecer algo único e valioso é o que diferencia

Encontre materiais e conteúdos da FRST