O pensamento analítico é, sem dúvida, umas das principais habilidades do profissional do agora e do futuro.
O grande desafio está em sair do piloto automático quando o seu cérebro se torna uma armadilha. Sim, nesta volumetria de informações que recebemos e enviamos diariamente temos um grande risco de entramos em looping e não analisarmos de forma crítica os dados e informações do nosso trabalho.
O grande vilão aqui é este viés cognitivo que nos leva a desvios de racionalidade e lógica ao criar padrões baseados em experiências e percepções anteriores, que distorcem o julgamento e levam a pensamentos e escolhas desconectadas da realidade.
Agora, como exercer o pensamento analítico no contexto atual?
O primeiro passo é questionar as informações que recebemos no nosso dia a dia. Verifique a sua veracidade. Pesquise diferentes fontes e considere diferentes perspectivas antes de você tirar uma conclusão.
O desafio aqui, em um mundo de informações, é uma curadoria de conteúdo para os assuntos da sua área da atuação para que você tenha um portfólio de conhecimento e utilize-o na sua atividade.
Estou com um problema, mas não sei como resolver… A resolução de problemas é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento do pensamento analítico. Quando você enfrenta um problema, é preciso identificar as informações relevantes, analisar diferentes abordagens e tomar decisões bem fundamentadas.
Saia um pouco das telas, observe ao seu redor. Desenvolver habilidades de observação é uma ótima maneira de aprimorar o pensamento analítico. Ao observar as coisas ao seu redor, você pode notar detalhes que antes passavam despercebidos, identificar padrões e tendências e tirar conclusões a partir dessas observações.
Busque sair de onde está e aprender algo novo. O convite aqui é buscar aprender algo novo, mesmo que seja uma informação pequena ou insignificante. Ao aprender algo novo todos os dias, você está estimulando seu cérebro a processar e analisar informações de maneira mais eficiente e crítica.
O pensamento analítico desempenha um papel fundamental em todos os aspectos da nossa vida. O estímulo de pensar criticamente permite que tomemos decisões informadas, resolvamos problemas complexos de forma eficaz e identifiquemos oportunidades ocultas.
Além disso, o pensamento analítico promove a criatividade, a inovação e a capacidade de lidar com desafios de maneira estruturada. Ou seja, o pensamento analítico é uma habilidade transferível, o que significa que pode ser aplicada em diferentes áreas da vida.
Existem várias ferramentas tecnológicas que podem lhe ajudar para o pensamento analítico, como planilhas eletrônicas, softwares de visualização de dados, livros e cursos online. Esses recursos ajudam a organizar e analisar informações de maneira mais eficiente.
Importante aqui é que você utilize a melhor ferramenta para seu contexto e perfil de aprendizado. E sim, é possível exercitar e aprender o pensamento analítico. É possível aperfeiçoar suas habilidades analíticas por meio de treinamento e experiência.
O pensamento analítico é uma capacidade que pode ser aprendida e aprofundada ao longo da vida, permitindo que os indivíduos se tornem mais eficientes na análise de problemas e na tomada de decisões embasadas em informações sólidas.
Dica importante é promover um pensamento aberto e de crescimento onde o aprendizado constante faz parte da nossa jornada.
Este conteúdo também pode ser do seu interesse: Confira 8 dicas práticas para desenvolver o pensamento analítico
E veja só, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (FEM), o pensamento analítico e a resolução de problemas figuram no topo da lista de habilidades que os empregadores acreditam que crescerão em destaque nos próximos cinco anos e estão associadas a uma maior probabilidade de emprego, melhores salários e satisfação no trabalho.
Olhando para o futuro, o pensamento analítico tem destaque no mercado de trabalho, onde, cada vez mais, teremos problemas complexos a serem solucionados pelas organizações. Diante disso, é fundamental investir no desenvolvimento do pensamento analítico para alcançar sucesso pessoal e profissional.
Quer conhecer outras habilidades profissionais que farão toda a diferença no futuro das pessoas e das organizações?
Baixe gratuitamente o Checklist das 15 competências fundamentais para o profissional do futuro e comece a desenvolver equipes de alto desempenho.
Sobre o autor: Mário Porto é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Agile Coach. Atua como Consultor e Facilitador de Aprendizagem e também é Mentor FRST. Além disso, está há mais de 20 anos na área de RH com foco na inovação e design organizacional.