Por Juliana Scarpa, CEO FRST
Na última semana tive o prazer de palestrar no Web Summit Rio 2023, onde pude falar sobre as habilidades do profissional do futuro e a necessidade de desenvolvimento contínuo das pessoas. Além disso, reforcei o quanto as organizações são o palco desse aprendizado. Você sabe por quê?
Na palestra, trouxe o dado de que 91% dos funcionários precisam aprender novas habilidades para fazer seu trabalho com eficácia, segundo o Global Skills Gap Report 2019/2020.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, em seu relatório The Future of Jobs 2020, o pensamento crítico e a solução de problemas estão no topo das habilidades que irão crescer nos próximos 5 anos.
Esses dados reforçam que a necessidade de reinventar o modo como se aprende nas organizações é urgente, uma vez que o modelo atual não atende às demandas das empresas, tampouco das pessoas.
Isso porque a velocidade das mudanças globais, potencializadas pela transformação digital, revelou o quanto saber se adaptar é crucial no mundo empresarial moderno.
Afinal, novas plataformas, mercados e tecnologias surgem a todo momento, trazendo soluções para as necessidades que temos hoje – e que, muitas vezes, não sabemos.
Um exemplo: antes da invenção do Uber, nunca tínhamos parado para pensar na necessidade de um aplicativo de caronas.
O mesmo acontece com a educação: as pessoas não sabem o que precisam saber. Por isso, identificar e investir no desenvolvimento de habilidades que ajudarão seus colaboradores e sua empresa a prosperar continuamente é uma jogada inteligente.
Mas afinal, quais são as habilidades do profissional do futuro?
Recentemente, o Fórum Econômico Mundial divulgou a quarta edição da série Future Of Jobs, agora com projeções de 2023 até 2027. Destaco algumas habilidades de acordo com o estudo:
- Pensamento criativo
- Pensamento analítico;
- Alfabetização tecnológica;
- Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida;
- Resiliência, flexibilidade e agilidade;
Lembrando que essas são apenas um recorte das principais habilidades profissionais para a geração de valor num cenário onde o tempo de trabalhar e aprender deve ser o mesmo!
Contudo, assim como o mundo está em constante transformação, as competências profissionais também evoluem para acompanhar essas mudanças.
Por isso, o desenvolvimento de colaboradores não é um movimento pontual e estático, mas sim um percurso constante.
E a tecnologia deve ser vista e utilizada como uma viabilizadora para este caminho, que traz oportunidades incríveis, desde que possamos mudar modelos de negócios e resolver problemas relevantes para a sociedade!
Nesse sentido, a solução de problemas complexos em redes de colaboração deve guiar o novo modelo de desenvolvimento, conectando performance e aprendizado por meio do lifelong learning (em tradução livre: aprendizado contínuo ao longo da vida)!
Reconhecendo e aproveitando a tecnologia como aliada organizacional, seu negócio abre um mar de oportunidades, tornando o conhecimento acessível, democrático e desmaterializado.
Isso significa que as organizações são o futuro do aprendizado! Dessa forma, sua empresa aumenta a possibilidade de construir equipes de alta performance.
Elas são flexíveis, adaptáveis e mais preparadas para enfrentar desafios e fazer com que seu negócio sobreviva na nova economia.
Acredito que a verdadeira importância do desenvolvimento de pessoas está no crescimento dos colaboradores e dos negócios.
E as pessoas são o ativo mais importante das organizações. Por isso, qualquer investimento no crescimento delas, em especial nas competências do futuro, pode diminuir a rotatividade e aumentar a retenção de funcionários.
Ao mesmo tempo melhora a produtividade e a criatividade no local de trabalho, fatores que se somam rapidamente e ajudam você a construir uma organização preparada para o futuro, composta por indivíduos motivados e de alto desempenho.
Sua empresa está pronta para essa revolução digital na aprendizagem transformacional?
Quando se trata de garantir que os colaboradores compreendam quais são as suas principais habilidades e aquelas que precisam desenvolver ou aprimorar, as empresas devem ter um novo olhar para o desenvolvimento de pessoas.
Se você quiser dar o próximo passo para construir equipes de alta performance, a plataforma inteligente e ágil de aceleração de performance da FRST conecta pessoas e conhecimento por meio de inteligência artificial.
Através de metodologia própria que integra execução, colaboração e conteúdo, ajudamos você a desenvolver as habilidades do profissional do futuro em seus colaboradores. Assim, eles solucionam desafios reais no ambiente de trabalho, alcançando resultados excepcionais.