Habilidades do profissional do futuro: o que você precisa saber

21/10/2023

Por Juliana Scarpa, CEO FRST

Na última semana tive o prazer de palestrar no Web Summit Rio 2023, onde pude falar sobre as habilidades do profissional do futuro e a necessidade de desenvolvimento contínuo das pessoas. Além disso, reforcei o quanto as organizações são o palco desse aprendizado. Você sabe por quê?

Na palestra, trouxe o dado de que 91% dos funcionários precisam aprender novas habilidades para fazer seu trabalho com eficácia, segundo o Global Skills Gap Report 2019/2020.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, em seu relatório The Future of Jobs 2020, o pensamento crítico e a solução de problemas estão no topo das habilidades que irão crescer nos próximos 5 anos.

Esses dados reforçam que a necessidade de reinventar o modo como se aprende nas organizações é urgente, uma vez que o modelo atual não atende às demandas das empresas, tampouco das pessoas.

Isso porque a velocidade das mudanças globais, potencializadas pela transformação digital, revelou o quanto saber se adaptar é crucial no mundo empresarial moderno.

Afinal, novas plataformas, mercados e tecnologias surgem a todo momento, trazendo soluções para as necessidades que temos hoje – e que, muitas vezes, não sabemos.

Um exemplo: antes da invenção do Uber, nunca tínhamos parado para pensar na necessidade de um aplicativo de caronas.

O mesmo acontece com a educação: as pessoas não sabem o que precisam saber. Por isso, identificar e investir no desenvolvimento de habilidades que ajudarão seus colaboradores e sua empresa a prosperar continuamente é uma jogada inteligente.

Mas afinal, quais são as habilidades do profissional do futuro?

Recentemente, o Fórum Econômico Mundial divulgou a quarta edição da série Future Of Jobs, agora com projeções de 2023 até 2027. Destaco algumas habilidades de acordo com o estudo:

  1. Pensamento criativo
  2. Pensamento analítico;
  3. Alfabetização tecnológica;
  4. Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida;
  5. Resiliência, flexibilidade e agilidade;

Lembrando que essas são apenas um recorte das principais habilidades profissionais para a geração de valor num cenário onde o tempo de trabalhar e aprender deve ser o mesmo!

Contudo, assim como o mundo está em constante transformação, as competências profissionais também evoluem para acompanhar essas mudanças.

Por isso, o desenvolvimento de colaboradores não é um movimento pontual e estático, mas sim um percurso constante.

E a tecnologia deve ser vista e utilizada como uma viabilizadora para este caminho, que traz oportunidades incríveis, desde que possamos mudar modelos de negócios e resolver problemas relevantes para a sociedade!

Nesse sentido, a solução de problemas complexos em redes de colaboração deve guiar o novo modelo de desenvolvimento, conectando performance e aprendizado por meio do lifelong learning (em tradução livre: aprendizado contínuo ao longo da vida)!

Reconhecendo e aproveitando a tecnologia como aliada organizacional, seu negócio abre um mar de oportunidades, tornando o conhecimento acessível, democrático e desmaterializado.

Isso significa que as organizações são o futuro do aprendizado! Dessa forma, sua empresa aumenta a possibilidade de construir equipes de alta performance.

Elas são flexíveis, adaptáveis e mais preparadas para enfrentar desafios e fazer com que seu negócio sobreviva na nova economia.

Acredito que a verdadeira importância do desenvolvimento de pessoas está no crescimento dos colaboradores e dos negócios.

E as pessoas são o ativo mais importante das organizações. Por isso, qualquer investimento no crescimento delas, em especial nas competências do futuro, pode diminuir a rotatividade e aumentar a retenção de funcionários.

Ao mesmo tempo melhora a produtividade e a criatividade no local de trabalho, fatores que se somam rapidamente e ajudam você a construir uma organização preparada para o futuro, composta por indivíduos motivados e de alto desempenho.

Sua empresa está pronta para essa revolução digital na aprendizagem transformacional?

Quando se trata de garantir que os colaboradores compreendam quais são as suas principais habilidades e aquelas que precisam desenvolver ou aprimorar, as empresas devem ter um novo olhar para o desenvolvimento de pessoas.

Se você quiser dar o próximo passo para construir equipes de alta performance, a plataforma inteligente e ágil de aceleração de performance da FRST conecta pessoas e conhecimento por meio de inteligência artificial.

Através de metodologia própria que integra execução, colaboração e conteúdo, ajudamos você a desenvolver as habilidades do profissional do futuro em seus colaboradores. Assim, eles solucionam desafios reais no ambiente de trabalho, alcançando resultados excepcionais.

Agende um bate-papo e saiba mais sobre a nossa solução!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Key Performance Indicator ou Key Success Indicator. Você pode escolher qual sigla preferir: Seja uma KPI ou uma KSI, o foco será

O pensamento analítico é, sem dúvida, umas das principais habilidades do profissional do agora e do futuro. O grande desafio está em

Você está pensando em começar a trabalhar com Scrum, Kanban ou outro método similar? Então, precisa se preparar para vencer alguns desafios

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST