Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Upskilling: o que é e a diferença para reskilling

Upskilling é o processo de adquirir novas habilidades ou aprimorar as existentes para se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho.
2150171325

Para se manter relevante em qualquer segmento, toda empresa precisa contar com colaboradores dispostos a se aprimorarem continuamente. Ou seja, eles precisam colocar o upskilling entre as suas prioridades.

Se os funcionários permanecem estagnados em suas habilidades e conhecimentos, a organização pode enfrentar dificuldades para se manter relevante no mercado. É nesse contexto em que o upskilling se revela um poderoso aliado.

Quer saber mais sobre esse conceito? Então, confira a seguir as principais informações sobre o upskilling e os seus benefícios!

O que é upskilling?

Upskilling é o processo de aprimorar habilidades profissionais já existentes ou adquirir novas competências dentro da sua área de atuação. Essa é uma ferramenta bastante útil para os colaboradores permanecerem atualizados com as últimas tendências de seu segmento.

Por exemplo, é o caso de um desenvolvedor de software que decide aprender uma nova linguagem de programação. Com isso, ele poderá expandir suas capacidades técnicas e se tornar um profissional mais versátil.

Não importa qual seja a área de atuação, há sempre novos conceitos e tecnologias que podem beneficiar os profissionais que buscam se aprimorar continuamente. O upskilling permite que eles se adaptem rapidamente a essas mudanças, proporcionando benefícios à empresa.

15 competências futuro

Quando aplicar o upskilling?

Existem algumas situações em que o upskilling se revela uma poderosa ferramenta para potencializar o sucesso da organização. Saber reconhecê-las é muito importante para aproveitar o melhor que esse recurso tem a oferecer.

Abaixo, confira quais são os principais casos em que vale a pena aplicar o upskilling:

Aumento da eficiência do time

Se a empresa percebe que certas tarefas estão levando mais tempo do que deveriam, certamente há espaço para melhorias nos processos atuais. Nesses casos, o upskilling pode ser uma ferramenta bastante útil para permitir que os colaboradores tenham uma maior produtividade.

Desenvolvimento de lideranças

Se há integrantes do time com potencial de liderança, o upskilling pode ser usado para desenvolver ainda mais essas habilidades. Isso pode envolver o treinamento em gestão de pessoas, tomada de decisões, comunicação eficaz, entre outras.

Melhoria da satisfação do cliente

O upskilling também é um recurso útil para melhorar a experiência do seu cliente. Afinal, isso é uma consequência de investir no treinamento dos funcionários para aprimorarem suas habilidades e competências.

Retenção de funcionários

Ao mostrar aos colaboradores que a empresa está investindo em seu crescimento e desenvolvimento, eles tendem a se sentirem mais satisfeitos com o trabalho. Como consequência, o upskilling pode levar a uma melhor retenção de talentos no seu negócio.

Qual a diferença entre upskilling e reskilling?

Quando o assunto é upskilling, pode ser fácil confundi-lo com outro conceito, o reskilling. Apesar de realmente serem similares, eles têm algumas diferenças bastante importantes.

Como você viu até aqui, o upskilling se refere a adquirir habilidades ou aprimorar os conhecimentos já existentes da área onde o profissional já tem experiência. Ou seja, é como dar um upgrade nas competências que ele já possui.

Em contrapartida, o reskilling envolve aprender habilidades completamente novas em uma área diferente daquela na qual o profissional costuma atuar. Trata-se de um processo de se reinventar profissionalmente para atender a novas demandas ou se adaptar a mudanças do mercado.

Por exemplo, imagine um desenvolvedor de software que decide adquirir habilidades relacionadas a análise de dados ou gestão de projetos para migrar para essas áreas. Nesse caso, ele passaria por um processo de reskilling.

Isso seria diferente se, resgatando um exemplo anterior, esse profissional decidisse aprender uma nova linguagem de programação. Como esse conhecimento está dentro do campo de atuação dele, seria considerado um caso de upskilling.

Por que é importante investir no upskilling dos colaboradores?

O investimento no aprimoramento contínuo dos colaboradores pode ser benéfico para eles e também para a empresa.

Abaixo, confira alguns pontos que reforçam a importância de investir no upskilling das suas equipes:

Enfrentamento da concorrência

Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam se destacar para atrair clientes e manter sua relevância. Investir no upskilling dos colaboradores permite ter uma equipe mais qualificada e preparada para enfrentar a concorrência.

Aprimoramento das técnicas

O upskilling também envolve a atualização e aprimoramento das habilidades técnicas necessárias para os funcionários realizarem as suas funções do dia a dia. Assim, é possível realizar suas tarefas com menos erros e de maneira mais eficaz.

Uso eficiente dos recursos

Colaboradores que se aprimoram continuamente em suas áreas de atuação conseguem usar os recursos disponíveis de forma mais eficiente. Assim, eles conseguem economizar tempo e dinheiro em suas iniciativas do dia a dia, além de reduzir eventuais desperdícios.

Foco na inovação

Colaboradores que estão constantemente se atualizando e aprendendo novas habilidades são mais propensos a pensar de forma criativa e inovadora. Isso pode ser determinante para a empresa se destacar no mercado.

Adaptação a mudanças

A maioria dos segmentos está em constante evolução, exigindo um olhar apurado para identificar e aproveitar tendências. As empresas que desejam permanecer relevantes podem recorrer ao upskilling para qualificar continuamente seus colaboradores e enfrentar essas mudanças de maneira proativa.

Quais os impactos do upskilling para empresas?

Agora que você já entendeu o conceito por trás do upskilling, vale a pena saber quais serão os impactos percebidos na empresa após colocá-lo entre as suas prioridades. Dessa forma, ficam nítidos os benefícios que ele pode trazer.

Entre eles, está o aumento do desempenho da equipe. Funcionários que passam por programas de upskilling estão mais atualizados com as últimas tendências e tecnologias do setor. Como resultado, conseguem trabalhar com maior eficiência e entregas de mais qualidade.

Além disso, o upskilling estimula a inovação ao promover a criatividade e o pensamento inovador entre os funcionários. Ao adquirirem novas habilidades e conhecimentos, eles são incentivados a buscar soluções criativas para os desafios do dia a dia.

Outros impactos incluem a redução de custos operacionais a longo prazo, uma maior retenção de talentos, uma ampliação da vantagem competitiva no mercado e mais facilidade de se adaptar às mudanças do setor.

O upskilling é fundamental para manter os seus colaboradores em uma via de aprimoramento contínuo em suas áreas de atuação. Afinal, não importa qual seja o seu segmento, sempre existem melhorias que podem ser implementadas nas habilidades e técnicas adotadas por eles. Como resultado, tanto as equipes quanto a empresa ganham.

E um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser a ferramenta ideal para desenvolver as habilidades das suas equipes. Leia em nosso guia completo como elaborar um!

pdi guia

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Conheça a FRST e escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma de aprendizagem e resultado focada em performance de negócio.