As principais soft skills de liderança para começar a desenvolver já

07/05/2024
soft skills de liderança

Muito se fala sobre as qualificações técnicas que um líder deve ter. No entanto, não podemos nos esquecer das demais competências necessárias para esse tipo de cargo. Afinal, as chamadas soft skills de liderança são cruciais nesse contexto.

De acordo com um estudo, as habilidades mais buscadas pelas empresas em suas lideranças são soft skills. Já outro levantamento mostrou que 89% dos profissionais de RH apontam a falta dessas habilidades como maior razão para contratações ruins na empresa.

Neste artigo, você vai entender quais são as principais soft skills de liderança que precisam ser desenvolvidas e como fazer isso. Vamos lá!

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades pessoais, sociais e de comunicação que determinam a postura profissional de alguém. Basicamente, são a capacidade de uma pessoa de desempenhar seu trabalho de maneira eficaz e se relacionar bem com os outros.

Elas se diferenciam das hard skills, que se concentram em competências específicas relacionadas a tarefas técnicas e conhecimento especializado. No entanto, por serem menos palpáveis, as soft skills podem ser mais difíceis de mensurar.

Elas desempenham um papel vital no ambiente de trabalho, contribuindo diretamente para a eficácia e a colaboração harmoniosa da equipe. E quando se trata de liderança, essas habilidades são ainda mais importantes.

pipeline lideranca

Qual o papel das soft skills na liderança?

Determinadas soft skills são essenciais para uma boa liderança corporativa. Afinal, elas ajudam a garantir um ambiente de trabalho produtivo, harmonioso e eficiente na realização de suas tarefas.

Quer ver como isso se traduz na prática? Então, veja a seguir os principais motivos que reforçam a importância das soft skills na liderança:

Aumentam o engajamento

Líderes com soft skills robustas conseguem criar um ambiente de trabalho que motiva e envolve os colaboradores. Como resultado, observa-se um aumento na produtividade e na retenção do time.

Melhoram a comunicação

Soft skills são essenciais para permitir que os líderes comuniquem suas expectativas e feedbacks de forma clara e compreensível. Isso facilita a colaboração e a compreensão mútua dentro da equipe.

Impulsionam a inovação

A inovação deve fazer parte do DNA de qualquer empresa que busque se manter competitiva no mercado. Contar com as soft skills certas em suas lideranças pode impulsionar a criatividade necessária para gerar novas ideias.

10 soft skills de liderança indispensáveis

Considerando a importância das soft skills no aspecto profissional, é importante saber quais delas são particularmente valiosas para as lideranças.

A seguir, traremos 10 soft skills de liderança consideradas indispensáveis:

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros. Isso ajuda a lidar com o estresse e a pressão no trabalho, contribuindo para uma melhor tomada de decisões e resolução de problemas.

2. Gestão de tempo

Uma liderança também tem que poder gerenciar o próprio tempo e o dos demais. Isso significa saber priorizar tarefas, estabelecer metas e cumprir prazos. Como consequência, aumenta o nível de produtividade mesmo quando a carga de trabalho é alta.

3. Comunicação assertiva

Ter uma comunicação assertiva envolve expressar ideias e sentimentos de forma clara e direta. Essa soft skill é fundamental para evitar mal-entendidos, alinhar expectativas e promover um ambiente de trabalho positivo.

4. Flexibilidade

Uma liderança de qualidade também precisa ser uma pessoa adaptável. Seja em tempos de mudanças, como reestruturações internas, ou até mesmo em períodos de normalidade, é preciso conseguir ajustar seus planos conforme o necessário.

5. Criatividade

A criatividade é a capacidade de pensar com foco em inovação e gerar novas ideias para as demandas do dia a dia. Líderes criativos podem pensar em soluções não tão óbvias, podendo traçar um caminho eficaz até os seus objetivos.

6. Colaboração

Ter boa habilidade de colaboração significa trabalhar com os outros de forma eficaz, algo essencial para uma liderança. Além de contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo, essa soft skill também ajuda a diversificar as habilidades e perspectivas nos projetos.

7. Negociação

Uma boa liderança também precisa ter habilidades de negociação para ter sucesso nessa área. Afinal, pode ser necessário negociar com clientes, fornecedores e outros stakeholders do projeto. Além disso, trata-se de uma importante soft skill para lidar com o próprio time.

8. Empatia

A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Ou seja, envolve o entendimento das necessidades e preocupações da equipe. Para uma liderança, essa soft skill é essencial para promover um ambiente de trabalho mais positivo e, consequentemente, mais eficaz.

9. Resolução de conflitos

Também pode haver dias em que o líder precisa assumir o papel de mediador de conflitos. Essas questões podem surgir por diferenças de opiniões, personalidades e objetivos. Esse processo envolve identificar, abordar e resolver conflitos que possam surgir tanto interna quanto externamente. 

10. Mentoria

Uma boa liderança também é capaz de mentorar os demais com foco em um desenvolvimento profissional contínuo. Trata-se de uma soft skill valiosa porque permite aprimorar as habilidades do time e contribui para um ambiente de aprendizado constante que beneficia toda a organização.

Como desenvolver soft skills de liderança?

Agora que você já conhece as soft skills de liderança mais importantes, resta entender como aprimorá-las como parte do dia a dia. Somente assim será possível aproveitar os benefícios dela ao liderar equipes.

A seguir, conheça os passos necessários para desenvolver soft skills de liderança:

Pratique o autoconhecimento

Para saber quais soft skills de liderança precisam ser desenvolvidas, é preciso um bom grau de autoconhecimento. Isso inclui identificar as suas próprias habilidades para enxergar quais devem ser desenvolvidas.

Elabore um plano de desenvolvimento

Tendo em mente as soft skills de liderança que exigem atenção, o próximo passo envolve elaborar um plano para desenvolvê-las. Aqui, vale a pena recorrer a diversos recursos, como: cursos, workshops, leituras especializadas, mentorias, entre outros.

Implemente a prática no dia a dia

Para que um hábito se consolide na sua rotina, ele precisa ser realmente integrado ao seu dia a dia. Então, considere as soft skills de liderança que você deseja desenvolver e certifique-se de praticá-las todos os dias. Para isso, busque por oportunidades constantemente para aplicá-las em situações reais.

Conhecer as soft skills de liderança mais importantes é importante para saber quais áreas priorizar do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Então, aproveite as dicas apresentadas para elaborar o seu plano de desenvolvimento e potencializar a sua habilidade de liderar equipes.

Agora que você conhece as principais habilidades para desenvolver sua capacidade de liderança, aprenda mais como ser um líder que traz resultados reais para sua empresa! Leia nosso ebook exclusivo!

líder bate metas

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Nos últimos anos, com a revolução tecnológica, o mercado ficou mais dinâmico do que nunca, demandando alta adaptabilidade e respostas rápidas das

Mesmo que cada empresa seja diferente, uma constante prevalece: são realizadas uma série de atividades em sequência para atingir determinado fim. Essa

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST