Como fomentar a colaboração entre equipes na empresa

12/01/2024

Empresas são formadas por pessoas, por isso, investir no desenvolvimento de talentos é uma estratégia certeira para o sucesso de um negócio.  

Nesse contexto, em tempos de novos modelos de trabalho, o que inclui times operando de forma remota, por exemplo, uma questão comum entre os gestores é como potencializar a colaboração entre equipes e ter mais integração e coesão.  

Neste artigo, vamos explorar o conceito de colaboração entre equipes, entender seus valores e importância e conferir passos práticos importantes a serem dados para atingir esse objetivo. Aproveite a leitura!  

O que é colaboração no ambiente de trabalho?

A colaboração no ambiente de trabalho refere-se ao processo em que tanto indivíduos como times de diferentes departamentos trabalham juntos de forma integrada e coordenada para atingir objetivos comuns corporativos.  

Esse é um esforço que envolve várias práticas, como comunicação eficaz, processos alinhados, cultura organizacional que fomenta a cooperação e mais.  

A colaboração vai além das tarefas individuais, visto que a ideia aqui é promover a sinergia entre diferentes habilidades, perspectivas e conhecimentos. O objetivo é estabelecer um ambiente produtivo de trocas, cocriação, compartilhamento e alinhamento de metas;

Qual a importância da colaboração entre equipes?

A colaboração entre equipes têm um papel crucial na sustentabilidade de organizações em um ambiente de negócios competitivo.  

Afinal, quando os diferentes talentos de uma empresa trabalham de forma cooperativa e unida, a troca de ideias e pontos de vista entre as pessoas é um motor para criatividade e inovação.  

Como resultado, esses times tendem a elaborar produtos, soluções e projetos mais ricos e inteligentes, frutos do esforço do trabalho coletivo. Isso acontece, pois a união entre profissionais com expertise variada propicia um ambiente no qual é possível analisar desafios sob diversas óticas, o que pode levar a soluções mais abrangentes e eficientes. 

Em uma empresa, raramente alguma tarefa ou processo se desenrola por conta de apenas um profissional. Logo, trabalhar em conjunto é uma realidade, e também uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades interpessoais.  

A colaboração entre equipes ajuda a fortalecer soft skills como comunicação, negociação e inteligência emocional. Essas competências são valiosas não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida cotidiana.  

Oferecer um espaço em que profissionais possam desenvolver essas competências é importante também, pois prepara a equipe — e consequentemente a empresa — a se tornar mais flexível, resiliente e adaptável, o que é fundamental em um mercado sujeito  a constantes mudanças. 

Quais são os principais valores de equipes colaborativas?

As equipes colaborativas geralmente são orientadas por valores essenciais para o senso de coletividade. Conheça alguns dos principais:  

  1. Comunicação: esse é um pilar básico para a colaboração eficaz. Equipes colaborativas valorizam a comunicação clara e frequente, que facilita a troca de informações e a compreensão mútua;
  2. Confiança: é muito importante garantir que o ambiente de trabalho não seja marcado pela competitividade e conflitos. Quando os profissionais sentem que podem confiar nos colegas e na liderança, eles são mais propensos a compartilhar ideias e colaborar de maneira eficaz. 
  3. Empatia: essa capacidade de entender e acolher as perspectivas e necessidades dos colegas de equipe é um elemento-chave para a colaboração e para construir relacionamentos saudáveis no ambiente corporativo;  
  4. Responsabilidade: em uma equipe colaborativa, todos compartilham a responsabilidade pelos resultados. Cada membro entende a importância de sua contribuição para o sucesso da equipe e tem comprometimento com as tarefas designadas;  
  5. Positividade: pessoas são diferentes e, por isso, conflitos podem acontecer. Da mesma forma, projetos podem apresentar percalços. Cabe a todos da equipe fazer um esforço coletivo para manter a atitude positiva e superar desafios juntos;  
  6. Eficiência: a colaboração entre equipes precisa contar com mecanismos para ser produtiva. Relatórios, reuniões, compartilhamento de metas e objetivos e demais recursos ligados ao planejamento são necessários para estabelecer um fluxo eficaz.  

Como ter uma colaboração entre equipes eficaz?

Para promover uma colaboração eficaz entre equipes, é crucial implementar estratégias que fortaleçam o entrosamento e facilitem a cooperação. Confira, a seguir, algumas ideias práticas que podem ser implementadas em seu negócio.  

Promova uma comunicação clara e aberta

Para que o diálogo e as trocas aconteçam, estabeleça canais de comunicação confiáveis e eficientes. Os times trabalhando em um mesmo projeto podem ter reuniões regulares, equipes podem usar plataformas de mensagens instantâneas, entre outros mecanismos.  

Gestores e líderes devem encorajar a expressão de ideias e opiniões, contanto que haja respeito, de modo a criar um ambiente no qual os profissionais se sintam à vontade para compartilhar informações e feedback. 

Para tal, praticar a escuta ativa — e garantir que ela aconteça — é crucial para que todos os membros se sintam acolhidos e compreendidos. 

Crie uma cultura de confiança

As pessoas precisam confiar e sentir segurança para estarem plenamente abertos para se comunicar e colaborar. Por isso, construa a confiança por meio da transparência, compartilhando informações relevantes e mantendo abertos os canais de comunicação. 

Cumpra promessas e compromissos, demonstrando confiabilidade. Reconheça o trabalho bem feito para reforçar a confiança na equipe e demonstre clareza e honestidade ao falar sobre metas, objetivos, resultados, planos, etc.  

Utilize ferramentas tecnológicas adequadas

A tecnologia otimiza as rotinas de trabalho de diferentes formas. Para a colaboração em equipes, ela é fundamental. Vale a pena implementar plataformas de produtividade que permitam o compartilhamento e cocriação de documentos, o trabalho remoto e a comunicação em tempo real. 

As ferramentas de gestão de projetos também devem ser consideradas, pois elas simplificam o acompanhamento do progresso das tarefas e mantém todos informados sobre o status de cada etapa. Em suma, use a tecnologia como aliada para criar proximidade e produtividade.  

Estabeleça objetivos e expectativas claros

As metas precisam ser específicas, realistas, alcançáveis e com prazo definido para garantir clareza nos objetivos da equipe. Caso contrário, os profissionais podem se sentir confusos ou frustrados ao ter que atingir objetivos vistos como impossíveis.  

Comunique de maneira transparente as expectativas em relação ao desempenho individual e coletivo. Com isso em mente, realize avaliações regulares para acompanhar o progresso e dê feedback.  

Incentive a diversidade de habilidades e perspectivas

A diversidade e a inclusão são mais do que tendências momentâneas, elas são políticas essenciais para times de sucesso. Uma pesquisa feita pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) mostrou que a cada 10% de aumento de diversidade, existe um aumento de até 5% na produtividade.  

Por isso, forme equipes com profissionais com diferentes habilidades, experiências e perspectivas. Crie um ambiente favorável à diversidade e a inclusão que valoriza as contribuições únicas de cada membro. 

Fomentar a colaboração entre equipes é uma jornada contínua e vital para o sucesso organizacional.  

Ao cultivar valores e práticas como confiança, comunicação aberta e respeitosa, empatia e outras, as organizações podem formar um time coeso e colaborativo que impulsiona a eficiência, estimula a inovação e prepara a organização para enfrentar desafios futuros com resiliência.

Para alcançar uma boa colaboração entre equipes, lideranças competentes são essenciais. Aprenda neste ebook gratuito como desenvolver lideranças na sua empresa e alavanque seus resultados!

pipeline lideranca

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O mundo vem se transformando de forma cada vez mais acelerada. Com a introdução de novas gerações no mercado de trabalho, e

Em um cenário cada vez mais interconectado e impulsionado pela comunicação instantânea, o networking se tornou uma habilidade que todo profissional precisa

Se existe algo que a transformação digital nos ensinou é o fato de que tudo pode mudar a qualquer momento. A ascensão

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST