Produtividade: o que é e como aplicar na sua vida profissional

23/01/2024

Você já se perguntou o que realmente é produtividade e por que esse termo aparece tanto em discussões sobre sucesso profissional? O motivo está na forma como tudo isso está interligado.

A ideia de produtividade normalmente evoca imagens de extensas listas de tarefas e um compromisso inabalável com a excelência. Entretanto, muitas pessoas ainda se confundem quanto a esse conceito ou não sabem como colocá-lo como prioridade em sua trajetória.

Se esse é o seu caso, então confira o artigo a seguir para tirar todas as suas dúvidas e começar a atuar com maior produtividade!

O que é produtividade?

De uma forma mais formal, podemos definir produtividade como a eficiência na produção de resultados. Isso geralmente envolve um equilíbrio entre qualidade, eficácia e quantidade, dependendo do que é definido como desejável.

Quando alguém é produtivo, essa pessoa consegue gerenciar bem o próprio tempo para entregar valor de forma eficaz. Mais do que simplesmente completar as tarefas diárias, ela tem a habilidade de se organizar para manter esse ritmo, mesmo diante de novas demandas.

A avaliação da produtividade torna-se crucial para monitorar quão efetiva uma equipe é em seu fluxo de entregas. Se surgem problemas recorrentes, muitas vezes é necessário implementar medidas específicas para abordar essas questões.

Um breve histórico sobre a produtividade

Essa história de considerar a produtividade como parte do trabalho não é tão nova quanto a maioria das pessoas pensa.

Em 1791, Benjamin Franklin elaborou a primeira lista de tarefas conhecida, um registro que sobrevive até os dias de hoje. Alguns anos mais tarde, em 1794, Eli Whitney introduziu o conceito de otimizar uma máquina visando a produtividade, com sua desmontadora de algodão.

Ao longo dos anos, testemunhamos o surgimento de movimentos como a linha de montagem, a ascensão dos restaurantes de fast-food e a explosão dos dispositivos móveis; cada um caracterizado por um crescente foco em produzir mais em menos tempo.

Qual a diferença entre produção e produtividade?

Ao analisar o significado por trás de produtividade, é comum confundir esse termo com produção. Afinal, qual é a diferença entre eles?

Produção refere-se à própria fabricação de produtos, prestação de serviços e geração de entregas em geral. O foco está em oferecer algo tangível ou intangível a alguém. Por exemplo, podemos dizer que uma fábrica produziu 10 mil carros no último mês.

Por outro lado, o termo produtividade costuma ser utilizado para descrever a eficiência desse processo de produção. Ou seja, não estamos exatamente falando sobre o que foi criado, mas sim sobre o ritmo. Continuando com o exemplo da montadora, se anteriormente eram necessárias 100 horas-homem para fabricar um carro e agora são necessárias apenas 80, então houve um aumento na produtividade.

Portanto, esses termos são distintos, mas raramente se menciona um sem fazer referência ao outro.

Qual a importância de ter alta produtividade no trabalho?

A produtividade é um tema frequentemente debatido devido à sua grande importância tanto para indivíduos quanto para empresas. Além de servir como um indicador estratégico, ela tem inspirado inúmeros estudos, treinamentos e cursos dedicados a aprimorá-la.

Abaixo, conheça os principais pontos que reforçam a importância de ser produtivo no trabalho:

Facilita o alcance de objetivos

Todas as empresas trabalham com metas, que podem variar em especificidade. Focar na produtividade é crucial para garantir o cumprimento eficaz do caminho até esses resultados desejados.

Aumenta a qualidade do trabalho

A qualidade é um dos fundamentos da produtividade, e times produtivos tendem a entregar resultados mais alinhados às expectativas. Isso ocorre porque tais equipes conseguem encontrar as abordagens mais eficazes para atingir seus objetivos.

Usa os recursos de maneira mais eficiente

O desperdício de recursos é prejudicial para qualquer negócio. Atuar de maneira mais produtiva implica em utilizar de forma mais inteligente o que está disponível, impactando positivamente a organização.

Melhora a satisfação do colaborador

Se uma equipe produtiva está conseguindo gerar entregas de maior qualidade, a tendência é que ela comece a encarar o trabalho de maneira cada vez mais positiva. Isso tem um impacto significativamente positivo na motivação da equipe, contribuindo para a própria produtividade.

Facilita a gestão de tempo

Independentemente da área de atuação, uma boa habilidade de gestão de tempo é saudável. Essa habilidade é diretamente influenciada pela produtividade, sendo fundamental para gerar valor de maneira contínua.

Contribui para a vantagem competitiva

Em mercados competitivos, se duas empresas disputam a preferência e apenas uma delas é produtiva, certamente terá uma vantagem significativa. Por isso, cada vez mais setores reconhecem o valor de monitorar esse indicador.

Como ser mais produtivo?

Agora que discutimos a importância de focar na produtividade no trabalho, é hora de explorar algumas maneiras eficazes de atingir esse objetivo. Não se trata de algo complexo ou exaustivo, já que muitas das mudanças envolvem pequenos hábitos a serem implementados no dia a dia.

A seguir, apresentamos os passos essenciais para impulsionar a produtividade no trabalho:

Tenha metas claras

Sem objetivos bem definidos, a equipe carece de parâmetros para determinar sua produtividade. Então, é necessário contar com metas específicas que indiquem exatamente o que se espera do time.

Afinal, isso ajuda a focar no que é essencial em meio às demandas diárias, aumentando a produtividade.

Crie um calendário

O calendário pode se tornar o principal aliado de quem busca ser mais produtivo. Através dele, é possível gerenciar prazos e planejar futuras tarefas de maneira eficiente.

Ter uma visão visual do que precisa ser feito reduz a incidência de atrasos, esquecimentos e outros problemas que prejudicam a produtividade.

Gerencie seu tempo

A gestão do tempo é crucial para a produtividade, envolvendo dedicar o tempo adequado a cada tarefa. Identificar o nível de atenção necessário para cada atividade é fundamental.

Felizmente, existem diversas técnicas de gestão de tempo. A mais conhecida é o Pomodoro, que divide o trabalho em intervalos curtos e focados seguidos por pausas.

Defina prioridades

Com os objetivos e a importância das tarefas diárias em mente, fica mais fácil determinar prioridades. Isso é essencial para organizar a ordem de execução das demandas.

No entanto, nem sempre as prioridades são claras, sendo recomendável classificá-las estrategicamente para evitar dedicar tempo excessivo ao que não é tão crucial.

Escolha boas métricas

Assim como em qualquer objetivo, se o propósito é aprimorar a produtividade, é necessário utilizar métricas para avaliar o desempenho. Elas devem ser específicas e mensuráveis para identificar verdadeiramente a eficácia das estratégias.

Isso não se aplica apenas a um gestor monitorar sua equipe. Cada colaborador pode estabelecer métricas para seu próprio acompanhamento e aprimorar sua produtividade.

Priorizar a produtividade no desenvolvimento da carreira é uma abordagem segura para atingir seus objetivos. Com as informações apresentadas acima, você tem tudo o que precisa para criar um plano de ação centrado não em trabalhar mais, mas sim em fazer isso de maneira mais inteligente.

No entanto, não adianta ser produtivo e não estar antenado nas tendências de mercado e novas tecnologias. E para isso é preciso ter um mindser ágil. Quer saber como? Baixe agora nosso ebook gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Espero que todas e todos possam se encontrar muitíssimo bem. Vamos buscar mais uma troca agradável e positiva de conhecimento entre nós,

Seja você quem for, tenho certeza de que algo mudou em você e em sua forma de trabalhar nos últimos meses. Muito

Considerando a importância de mensurar a performance dos colaboradores da sua empresa, é igualmente essencial saber como avaliar o desempenho dessas pessoas

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST