Quais os desafios comuns na busca por maior produtividade da equipe?

16/01/2024

O mundo vem se transformando de forma cada vez mais acelerada. Com a introdução de novas gerações no mercado de trabalho, e as novas tecnologias, os desafios da produtividade são cada vez maiores. 

Com a competitividade entre empresas cada vez maior, engajar as equipes para produzirem mais tornou-se crucial para sua sobrevivência. 

Neste artigo vamos entender melhor a importância da produtividade no trabalho e dar dicas interessantes de como aumentar seu desempenho. Vamos lá?

Afinal, o que é produtividade no trabalho? 

Produtividade no trabalho é saber produzir mais e melhor em menor tempo, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis com menor custo e otimização dos processos. 

Porém, como estamos falando de pessoas e não de máquinas, é preciso pensar estrategicamente para que as equipes tenham melhor rendimento, sem sobrecarregar ou tornar o ambiente insalubre. 

O bem-estar está intimamente ligado à produtividade. Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review apontou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Qual a importância da produtividade no trabalho? 

Após anos de otimismo, empresas estão revendo todos os seus processos. Muitas gigantes enxugaram equipes e revisaram metas em busca de lucro. 

O desafio da produtividade está (ou deveria estar) enraizada em todas as empresas, grandes e pequenas. É através dele que as metas são atingidas. Ainda que seu objetivo seja a caridade, é preciso ter foco e estabelecer objetivos. 

Definir metas claras, alinhá-las com a equipe e pensar em ferramentas de como mensurá-las é importante. 

7 principais desafios da produtividade no ambiente de trabalho 

Criar um ambiente saudável e manter a equipe engajada e focada em resultados sem pressão é um dos principais desafios da produtividade. 

As novas gerações e as antigas estão buscando, cada vez mais, equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Por isso, gerir está sendo desafiador nos dias de hoje. É preciso pensar na saúde mental dos colaboradores, uma vez que ambiente saudável gera pessoas felizes e engajadas, que entregam bons resultados. 

Acompanhe abaixo alguns dos desafios mais comuns relacionados a produtividade. 

1. Resistência à mudança e inovação

Medo do desconhecido, do impacto que a mudança pode causar na sua rotina de trabalho. Esse é um dos principais motivos da resistência à mudança e inovação; um fenômeno mais comum do que se imagina.  

A resistência gera falta de comprometimento e dificuldade de inovar com a implementação de novas ideias.  

Para enfrentar esse desafio, é preciso ter uma comunicação clara. Comunicar de forma simples e consistente, focando os objetivos e benefícios que a mudança irá trazer, é uma boa forma de mitigar a resistência às mudanças. 

Além de clara, a comunicação deve ser contínua e bilateral. Líderes também precisam estar dispostos a ouvir. 

Além disso, é preciso alinhar os objetivos organizacionais. Criar uma sintonia entre colaboradores, com objetivos claros e bem definidos, é essencial para melhorar a produtividade. Ter clareza sobre os valores que guiam a empresa, sabendo de onde vêm e para onde vão. Todos devem compreender de forma clara os fluxos e processos.

2. Gestão do tempo e priorização de tarefas

Este é um dos principais desafios da produtividade. Gerir tempo é priorizar tarefas. Sendo assim, sabendo que o tempo é finito, é preciso primeiro organizar tudo o que deve ser feito, para, então, priorizar o que deve ser feito primeiro levando em consideração a importância da tarefa, o prazo e sua dificuldade. 

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo é um erro comum, que traz desperdício de energia e atrapalha o alcance de objetivos. 

Autoconhecimento também é importante: entender como seu cérebro funciona, quais horários são melhores para sua produtividade e em que ambiente ele tem melhor desempenho. 

Um ambiente livre de distrações melhora, em muito, o alcance de metas e objetivos. Disciplina e disponibilidade também são elementos chave para gerir melhor o tempo. 

3. Motivação e engajamento da equipe

Novamente, a comunicação é a chave para motivar e engajar a equipe. Pessoas não são máquinas e não se conectam a números. Pessoas se conectam com pessoas. 

Portanto, líderes são peças cruciais para engajar: são eles quem vão conversar, ouvir e engajar pessoas. 

Alinhar expectativa dos colaboradores e da empresa, com avaliações constantes, conversas e feedbacks, motivam e engajam. 

Olhar para a equipe, dando oportunidade de crescimento, promovendo funcionários e criando planos de desenvolvimento pessoal, são estratégias para engajar e ajudam no desafio da produtividade. 

4. Conflitos interpessoais e dinâmica de equipe

Pessoas são complexas e os conflitos sempre irão existir dentro de uma equipe, e o clima organizacional interfere diretamente na produtividade. 

Para minimizar os conflitos, existem dinâmicas de equipe que devem ser realizadas constantemente. Elas são essenciais para estreitar os vínculos entre as pessoas, sejam da mesma ou de equipes diferentes. 

As dinâmicas devem ser feitas por meio de exercícios simples que ajudam o grupo a se conhecer melhor e a conviver com pensamentos e crenças diferentes. Elas trazem autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética. 

5. Cultura organizacional que limita o desempenho

As diretrizes que conduzem os negócios de uma organização, como ela trata seus funcionários, parceiros e clientes, são o que chamamos de cultura organizacional. 

Ela impacta diretamente a satisfação dos colaboradores.Funcionário satisfeito na empresa, em paz com os gestores e colegas de trabalho e clientes, têm uma boa produtividade. Uma boa cultura organizacional aumenta o nível de satisfação, a motivação e faz crescer o desempenho: com objetivos claros e metas bem definidas. 

6. Falta de acesso a recursos adequados

Tenha equipamentos adequados e modernos que permitam que as tarefas sejam executadas confortavelmente. É importante que a empresa invista no espaço físico de trabalho, bem como em bons equipamentos, com ferramentas de ponta.  

Cadeiras anatômicas, temperatura agradável, mesas adequadas e boa iluminação, são primordiais para um bom desempenho do colaborador, além de promover a qualidade de vida.  

7. Resistência tecnológica e adoção de ferramentas

Mais uma vez, o medo do novo pode ser um entrave no desafio da produtividade. 

As empresas precisam inovar para continuarem competitivas, e os profissionais precisam acompanhar as mudanças. Para que ela seja implementada, ela precisa começar de cima. Líderes precisam estar dispostos a mudar primeiro, a serem exemplos. 

Comunicar as mudanças de forma clara e objetiva e promover treinamentos para que todos se adaptem às novas ferramentas é primordial. 

As empresas estão cada vez mais multigeracionais, por isso é preciso estar atento às novas e antigas gerações, e promover treinamentos que englobem todas elas. 

Estabelecer metas e permitir feedbacks, estando disposto a ouvir o profissional que está se adequando a mudança é peça chave para que as novas ferramentas sejam adotadas de forma rápida e com menor resistência.

Mas então, como aumentar a produtividade no trabalho? 

Agora que vimos quais são os desafios da produtividade mais comuns, é importante entender como traçar estratégias para alcançar metas de produtividade.

Primeiramente, para aumentar a produtividade no trabalho é preciso: 

  • Ter equipes preparadas e capacitadas; 
  • Equilibrar as demandas para não sobrecarregar profissionais 
  • Observar e estimular o trabalho em equipe 
  • Construir um ambiente saudável  

Medindo a produtividade 

Além de definir metas, é preciso saber como mensurá-las. Estabeleça indicadores de desempenho que possam ser medidos no dia a dia, para que a avaliação seja contínua. 

Os indicadores-chave mais utilizados, também chamados de KPIs, são: 

  • a lucratividade,  
  • a satisfação do cliente,  
  • a produção por hora 
  • o absenteísmo.

A métrica pode e deve variar, dependendo do seu negócio.  

Faça regularmente, também, avaliações de desempenho de seus funcionários. 

Aumentar a produtividade é primordial para uma empresa que quer sobreviver nos dias atuais. Vimos que, para isso, é preciso traçar uma série de estratégias e ter uma equipe engajada com objetivos claros e definidos.

Para isso, é essencial que se tenha uma mentalidade conectada às novas tecnologias e à rapidez do mundo moderno. Saiba mais como introduzir um mindset digital na sua empresa com nosso ebook gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O Six Sigma, também conhecido como Seis Sigma, é mais uma metodologia japonesa de gestão focada na melhoria contínua dos processos por

Os livros sobre liderança oferecem uma fonte valiosa de conhecimento e insights fundamentais para quem deseja se destacar como líder.  Ao colocar

Empresas estão se transformando para colocar o consumidor no foco de sua cadeia de inovação. O objetivo deste novo modelo empresarial é

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST