Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Agilidade organizacional: o que é e qual sua importância

Descubra como a agilidade organizacional redefine a eficiência empresarial. Explore os benefícios da adaptação rápida.
agilidade organizacional

Ao contrário do que muitos podem pensar, o conceito de agilidade organizacional vai além da mera rapidez na execução de tarefas. 

Trata-se de um conjunto de valores e princípios que, quando verdadeiramente internalizados, são decisivos para o fortalecimento no enfrentamento das adversidades. 

Em especial ao longo dos últimos 20 anos, a implementação da agilidade organizacional tem desafiado tudo o que conhecemos, colocando à prova velhos paradigmas 

E os impactos vêm causando transformações profundas em mercados, empresas, modelos de negócio e gestão.

A gente explica a seguir todo esse contexto. Siga a leitura!

O que é agilidade organizacional?

A agilidade organizacional refere-se à capacidade de uma empresa se adaptar e responder rapidamente às mudanças no ambiente de negócios, tecnológicas e do mercado. Envolve a criação de uma cultura e estrutura organizacional que promovem a flexibilidade, a inovação e a colaboração entre equipes, permitindo uma resposta ágil a desafios e oportunidades.

Você já sabe que vivemos em um cenário de rápidas transformações e demandas crescentes. Também já constatou que as empresas enfrentam, ano após ano, diversos desafios para se manterem competitivas e adaptadas às mudanças. 

Nada disso é novo. Aliás, o significado que está por trás do acrônimo VUCA – sigla em inglês para Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade) – não pode mais ser encarado mais como um “conceito”, mas sim, como uma realidade.  

É nesse ambiente que se destaca a agilidade organizacional. No entanto, “ser ágil”, nesse contexto, vai além de seguir regras pré-estabelecidas por manuais, artigos científicos e até mesmo pelo Manifesto Ágil (criado em 2001). 

digital business mindset

O termo está muito mais relacionado a uma filosofia de vida empresarial que se concentra na colaboração, transparência, adaptação, satisfação, motivação, sustentabilidade, simplicidade e melhoria contínua

Uma organização ágil não apenas responde rapidamente às forças externas. Mas também, antecipa e aproveita oportunidades, gerencia riscos, entrega produtos e serviços de qualidade no tempo certo e busca constantemente a excelência.

Sendo assim, a agilidade organizacional não se trata de “fazer as coisas com pressa”. E sim, de criar um ambiente preparado para lidar com as incertezas e desafios que surgem no cenário empresarial.

O que é gestão ágil?

A gestão ágil é uma abordagem de gerenciamento que se baseia nos princípios do Manifesto Ágil – criado originalmente para o desenvolvimento de software. 

No entanto, ao longo do tempo, essa filosofia evoluiu e expandiu-se para diversas áreas e setores, indo além do escopo inicial.

Em essência, a gestão ágil se caracteriza pela flexibilidade, colaboração e adaptação constante. 

Ao invés de seguir rigidamente planos predefinidos e processos inflexíveis, a gestão ágil valoriza a resposta às mudanças, o trabalho colaborativo em equipe e a entrega contínua de valor ao cliente.

Princípios da gestão ágil

Alguns dos princípios fundamentais da gestão ágil incluem:

  • Colaboração e comunicação efetiva e regular entre membros da equipe;
  • Adaptação às mudanças, abraçando a incerteza e se preparando a novos requisitos ou circunstâncias ao longo do desenvolvimento de um projeto;
  • Entrega contínua de valor, a partir de uma rápida resposta aos feedbacks;
  • Auto-organização e autonomia, manifesta em um formato de trabalho mais flexível;
  • Interações programadas entre os times, com o objetivo de ajustar e aprimorar o trabalho em tempo real;
  • Feedbacks constantes que ocorrem antes da entrega de um produto final, permitindo ajustes ao longo do caminho.

Tais princípios são aplicados em diferentes metodologias ágeis, como Scrum, Kanban, e XP (Extreme Programming), cada uma com suas práticas específicas. 

Definitivamente, a gestão ágil foi um grande divisor de águas em relação aos métodos tradicionais existentes. Além de uma inquestionável mudança de mindset, ela trouxe inúmeros ganhos como eficiência em ambientes dinâmicos e sujeitos a mudanças constantes.

Qual a importância da agilidade organizacional no contexto empresarial?

A importância da agilidade organizacional no contexto empresarial contemporâneo é indiscutível, pois reflete a capacidade das empresas em se adaptarem e, claro, prosperarem, em um ambiente de constante mudança e incerteza. 

Como vimos até aqui, são diversos fatores que contribuem para a relevância dessa abordagem:

  • Oferecer resposta rápida a mudanças: afinal, em um mercado dinâmico, as organizações enfrentam desafios frequentes no âmbito das inovações tecnológicas, flutuações econômicas e demandas do mercado. 
  • Colocar o cliente no centro do processo: permitindo a capacidade de ajustar constantemente as entregas com base em feedbacks contínuos.
  • Eficiência operacional: com a simplificação das operações, redução das burocracias, desperdícios e custos operacionais.
  • Inovação contínua: ao testar ideias e ajustar estratégias rapidamente com base nos resultados.
  • Gestão de riscos: a agilidade organizacional facilita a identificação precoce de potenciais riscos e a implementação imediata de medidas corretivas. 
  • Engajamento dos times: equipes envolvidas em processos ágeis desfrutam de maior autonomia, responsabilidade e senso de propósito, resultando em mais produtividade.
  • Adaptabilidade ao VUCA: empresas ágeis estão melhor posicionadas para se destacarem em um mercado competitivo, uma vez que conseguem responder mais rapidamente às demandas dos clientes e às mudanças nas condições de mercado.
  • Cultura de melhoria: a partir do aprendizado contínuo e reavaliação de práticas para otimizar o desempenho.

Quais são os pilares da agilidade organizacional?

Os pilares da agilidade organizacional devem sustentar e fortalecer a implementação de práticas ágeis em uma organização. 

Mais do que a soma de equipes ágeis, uma empresa ágil demanda a reavaliação das estruturas organizacionais, processos, interfaces, modelos de negócios e fluxos de valor. 

Isso tudo traz a necessidade de repensar não apenas como as equipes operam, mas como a organização (como um todo) se adapta e responde aos desafios do ambiente.

Portanto, os pilares da agilidade organizacional englobam elementos essenciais como:

  • Cultura;
  • Liderança; 
  • Estratégia; 
  • Governança. 

Como garantir a agilidade organizacional na empresa?

A agilidade organizacional transcende a mera rapidez. Trata-se, portanto, de um conjunto de valores e princípios. Podemos destacar entre eles: 

  • Colaboração: equipes que colaboram efetivamente são capazes de tomar decisões mais rápidas, identificar problemas com agilidade e otimizar o fluxo de trabalho.
  • Transparência de objetivos: manter informações acessíveis e visíveis a todos os membros de uma corporação cria um ambiente em que todos têm uma compreensão clara dos objetivos, desafios e progressos estratégicos.
  • Adaptação: isso envolve a flexibilidade para redefinir prioridades e responder rapidamente a novas informações.
  • Foco no cliente: compreender as necessidades do cliente, receber feedback regularmente e ajustar o produto ou serviço são aspectos essenciais para manter a satisfação e a relevância no mercado.
  • Empoderamento das equipes: equipes auto-organizadas têm a liberdade de tomar decisões locais e são motivadas a atingir objetivos comuns, resultando em maior engajamento e eficiência.
  • Visão sistêmica: a agilidade organizacional requer uma compreensão holística do sistema como um todo. Isso envolve enxergar as interconexões entre diferentes partes da organização e reconhecer que mudanças em uma área podem impactar outras. 

Ao incorporar e fortalecer esses pilares holísticos, as organizações podem construir uma base sólida para a agilidade da forma estrutural como ela, de fato, deve acontecer: facilitando a adaptação a ambientes de negócios dinâmicos e a criação de uma cultura ágil que promova a inovação e a excelência operacional.

E por falar em cultura ágil, que tal começar a introduzir metodologias ágeis em sua gestão de projetos? Saiba como em nosso ebook gratuito!

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Conheça a FRST e escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma de aprendizagem e resultado focada em performance de negócio.