Inovação empresarial: conheça o caminho para um crescimento sustentável (+ ebook grátis)

Você já se questionou sobre o segredo das empresas que não apenas sobrevivem, mas prosperam no mundo dos negócios cada vez mais dinâmico e em constante evolução? A resposta está mais próxima do que você imagina: tais organizações apostam na inovação empresarial.

Uma pesquisa realizada pela Avanade, uma das principais fornecedoras de soluções Microsoft, revelou que 47% dos líderes empresariais brasileiros têm a convicção de que a inovação será responsável por um crescimento de 6% a 11% em sua receita anual nos próximos dois anos.

Esses números reforçam a crescente relevância da inovação no mundo dos negócios. Mas por que ela é tão importante? Porque é a chave para as empresas conseguirem se destacar, aprimorar a eficiência operacional e manter a competitividade.

E ao contrário do que muitas empresas acreditam, a inovação não se trata apenas de adotar novas tecnologias. Assim como não deve ser reconhecida e valorizada só quando promove uma transformação radical.

Na verdade, ela pode se manifestar também em uma simples otimização de processo do dia a dia. Ou na melhoria incremental de um produto, transformando a experiência do cliente.

Ficou curioso para saber mais sobre a inovação empresarial? Continue lendo e descubra os tipos de inovação, sua importância e como uma mentalidade de negócios digital pode impulsionar o sucesso da sua organização.

pdi guia

O que é inovação empresarial?

A inovação empresarial é o processo pelo qual as organizações criam algo novo, como um produto, ou aprimoram o que já existe, como um processo. É a inovação que permite às empresas se reinventarem e se adaptarem continuamente às mudanças e exigências do mercado.

Nesse sentido, podemos dizer que inovar é sinônimo de resolver problemas e gerar valor para as organizações e seus stakeholders. É por isso que as empresas que abraçam a inovação como parte da estratégia corporativa são capazes de crescer de maneira sustentável.

Por falar nisso, Praveen Gupta, em seu livro Inovação Empresarial no Século XXI, faz um importante alerta para as empresas que querem fazer da inovação o seu motor de crescimento:

“De forma a acelerar e sustentar a inovação para que esta dê resposta à permanente procura de novos produtos, serviços ou soluções, as empresas têm de reconhecer as necessidades e orientar-se para as mesmas. Este reconhecimento implica a compreensão das forças e fraquezas, da orientação da empresa para a inovação, e de uma ligação transparente da inovação aos valores corporativos e à estratégia da empresa.”

A partir dessa observação do autor, você conseguiu perceber que, antes de colocar a inovação em prática, é preciso uma mudança de mentalidade corporativa? Para inovar, é essencial que as empresas estejam dispostas a reavaliar e adaptar suas culturas, estruturas organizacionais e estratégias, especialmente diante da transformação digital.

Até aqui, você já notou como inovar pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso das organizações, certo? Continue lendo para saber mais sobre os benefícios da inovação empresarial.

Qual a importância da inovação empresarial?

Michael Porter, autor de diversos livros e artigos e professor da Harvard Business School, afirma que “a inovação é a questão central na prosperidade econômica”.

Não por acaso, afinal, o impacto da inovação vai muito além de resultados imediatos, atuando também a médio e longo prazos. Confira os principais benefícios de adotar a inovação na sua empresa:

Adaptação às mudanças

Como falamos no começo deste conteúdo, a inovação permite a adaptação constante às mudanças tecnológicas, regulatórias e de mercado. Dessa forma, sua empresa não fica obsoleta.

Competitividade

E por falar em mudanças, as demandas dos seus clientes também se alteram com o passar do tempo. Por isso, oferecer novos produtos ou serviços com foco no cliente não só contribui com a satisfação e a lealdade dos consumidores, mas também possibilita a sua empresa estar à frente ou lado a lado com a concorrência, mantendo-se competitiva.

Eficiência operacional

Já quando se trata de melhorar e otimizar processos, a inovação reflete na eficiência operacional e na agilidade do seu negócio, uma vez que busca economizar tempo e recursos, bem como a redução de custos.

Crescimento sustentável

Assim como diminuir despesas, a inovação também possibilita o aumento de receita e a participação de mercado. Além disso, inovar permite atender aos princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Aos olhos dos investidores, uma empresa inovadora e comprometida com práticas ESG se destaca e se torna uma oportunidade atraente.

Solução de problemas

Com desafios cada vez mais complexos, seu negócio precisa estar pronto para resolver problemas. Nesse sentido, a inovação empresarial é uma ótima aliada, já que estimula a criatividade, a experimentação e o aprendizado contínuo. Inclusive, ter um time com essas habilidades é fundamental.

Atração e retenção de talentos

Por falar em colaboradores, quando sua empresa inova continuamente, também consegue melhorar a atração e a retenção de talentos. Afinal, um ambiente que valoriza a criatividade e a inovação se torna uma oportunidade para desenvolver novos conhecimentos e habilidades, fator crucial para a construção de equipes de alta performance.

Agora que você já aprofundou seu conhecimento sobre a importância da inovação empresarial, que tal conhecer como ela se aplica no dia a dia? Confira no próximo tópico!

Quais os tipos de inovação empresarial?

Antes de falarmos sobre os tipos de inovação empresarial, é importante destacar os modelos de inovação. São eles:

  • Inovação radical: envolve mudanças significativas e revolucionárias em produtos, processos ou modelos de negócio;
  • Inovação incremental: promove melhorias graduais em produtos, serviços ou processos existentes, sem grandes alterações;
  • Inovação disruptiva: trata da introdução de soluções completamente novas que provocam uma verdadeira disrupção no mercado, alterando a maneira como os consumidores se comportam e criando novas tendências.
  • Inovação aberta: refere-se à colaboração de fontes externas, como clientes, fornecedores e parceiros, para desenvolver novas ideias e soluções.

Agora, ficará mais fácil compreender os cinco principais tipos de inovação empresarial, confira:

1) Inovação de Produto e/ou Serviço

Sabe quando sua empresa vê a necessidade de desenvolver novos produtos e serviços ou melhorar os já existentes? Essa é a inovação de produto e/ou serviço, muito comum e necessária nas organizações.

A Apple, por exemplo, inova constantemente seus produtos, especialmente o iPhone, lançando novas versões do aparelho com: recursos aprimorados, uma câmera melhor, maior capacidade de armazenamento e outras funcionalidades.

2) Inovação de Processo

Já a inovação de processo trata da criação ou da melhoria de processos organizacionais internos. Em geral, o objetivo deste tipo de inovação é aumentar a eficiência e reduzir custos.

Como exemplo, podemos citar o processo manual de registro de remessas e rastreamento de entregas da área logística de uma indústria. Automatizando-o, é possível reduzir custos operacionais, otimizar rotas e melhorar a satisfação dos clientes.

Para uma inovação de processos bem-sucedida, é fundamental fazer o mapeamento de processos. Confira nosso conteúdo completo sobre o tema: Mapeamento de processos: o que é, como e por que fazer

3) Inovação Organizacional

Nesse tipo de inovação, o foco está na estrutura e cultura da organização. Uma das mudanças que muitas empresas precisaram adotar em sua estrutura foi em seu modelo de trabalho, ao oferecer os modelos híbrido e/ou remoto.

Também podemos citar um exemplo de mudança na cultura organizacional, quando uma empresa passa de um modelo de aprendizado baseado em treinamentos tradicionais, com começo meio e fim, para um modelo de aprendizado contínuo, focado na solução de problemas do dia a dia e na colaboração.

4) Inovação de modelo de negócios

A inovação de modelo de negócios se concentra em como a empresa gera valor e receita. Há diversos modelos de negócios, entre eles:

  • Venda de produtos;
  • Assinatura;
  • Freemium;
  • Marketplace;
  • Franquias.

Quando uma empresa decide mudar o seu modelo de negócios, ela pode fazer isso criando um novo produto/serviço com uma proposta diferente de comercialização. Ou então aplicar o novo modelo em um produto ou serviço já existente.

Um exemplo que tem avançado é o modelo de negócios de plataforma, a exemplo de empresas como Google, Amazon, Microsoft e Facebook.

Leia também: Efeitos de rede: como agregar valor por meio de conexões e comunidades

5) Inovação Tecnológica

Este tipo de inovação envolve o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias para melhorar produtos, serviços ou processos. Empresas como a Tesla, por exemplo, têm liderado a introdução de veículos autônomos no mercado.

Outro exemplo que teve um avanço significativo nos últimos anos foi o uso de Inteligência Artificial (IA) por várias empresas. A IA agregou valor para diversos setores com automação de tarefas, aumento da produtividade e muito mais.

Por que uma mentalidade de negócios digital é importante?

Você sabia que a mentalidade de negócios digital, também conhecida como digital business mindset, é crucial para a inovação empresarial?

Uma mentalidade de negócios digital é uma abordagem orientada para a tecnologia e a inovação, na qual a tecnologia desempenha um papel central na estratégia, operações e cultura organizacional.

Adotá-la significa abraçar novas tecnologias, processos e estratégias para manter a sua empresa competitiva. Afinal, a digitalização permite a tomada de decisões informadas, agilidade operacional e a colaboração entre os times.

Quer saber mais sobre a mentalidade de negócios digital para impulsionar a inovação empresarial na sua empresa? Baixe nosso ebook gratuito agora mesmo e descubra!

digital business mindset

just in time

Just in time: o que é, objetivos e exemplos

Just in time (JIT) é uma estratégia de gerenciamento de produção que busca otimizar processos, minimizar desperdícios e elevar a eficiência operacional.  Desenvolvido pela Toyota, o JIT revolucionou a forma como as empresas gerenciam estoques e produção, ajustando a fabricação

Inovação em serviços: o que é, importância e exemplos

Quando a concorrência se intensifica e as exigências dos consumidores aumentam, o caminho que as empresas têm para sobreviver é a inovação em serviços. Afinal, a capacidade de se adaptar e oferecer algo único e valioso é o que diferencia

Encontre materiais e conteúdos da FRST