Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Poka yoke: o que é, tipos e como fazer

Poka Yoke é uma técnica de prevenção de erros no Lean Manufacturing, projetando processos ou dispositivos para evitar defeitos e garantir qualidade. Saiba mais neste artigo!
poka yoke

Em todas as áreas de atuação, há uma busca incessante por métodos para minimizar erros. Uma das abordagens mais difundidas na gestão industrial busca evitar que eles sequer aconteçam: o poka yoke.

Afinal, prevenir erros antes que eles ocorram é sempre mais produtivo e menos custoso do que corrigir falhas depois que elas se manifestam. Ao adotar a metodologia certa, é possível organizar esse esforço para focar em resultados efetivos.

Neste artigo, você verá o que é poka yoke e como implantar essa ideia nos processos da sua organização. Confira!

O que é poka yoke?

Poka yoke é um conceito que vem do Japão e significa “à prova de erros”. A ideia por trás dele é bastante simples: prevenir que erros aconteçam, em vez de ter que consertá-los depois.

Essa abordagem foi criada pelo engenheiro Shigeo Shingo nos anos 60, enquanto ele trabalhava no Sistema Toyota de Produção. Ele percebeu que muitas falhas em aconteciam devido a erros humanos, então pensou que seria mais eficiente eliminar as causas desses erros antes que eles ocorressem.

Esse método exige um entendimento aprofundado dos processos e uma análise cuidadosa dos pontos onde erros são mais prováveis de ocorrer. Assim, é possível focar em iniciativas com maiores chances de reverter em sucesso.

Para funcionar, o poka yoke utiliza os dispositivos ou técnicas que façam sentido para as atividades da empresa. Por exemplo, em uma linha de montagem, isso pode incluir a utilização de sensores que impedem o uso de peças incorretas.

digital business mindset

Quais são os 4 tipos de poka yoke?

Por se tratar de um processo altamente versátil, o poka yoke se divide em 4 tipos com algumas diferenças importantes.

A seguir, veja quais são eles para identificar as melhores alternativas para a sua empresa:

1. Poka yoke de prevenção

Busca eliminar a causa dos erros antes que eles ocorram. Dessa forma, ele atua na fase de planejamento e design do processo, garantindo que erros não aconteçam em primeiro lugar.

Por exemplo, o conhecido formato USB é desenvolvido para encaixar de uma única maneira. Assim, ele evita que seja inserido de modo incorreto.

2. Poka yoke de detecção

Opera identificando erros que já aconteceram e agindo para resolver ou sinalizar esses problemas. Existem duas abordagens distintas dentro desse contexto:

  • controle: é projetado para interromper o processo assim que um erro é detectado, obrigando uma correção imediata;
  • advertência: envolve o envio de sinais para alertar sobre o erro, permitindo que o erro seja corrigido antes que cause problemas maiores.

Dessa forma, pode-se dizer que o poka yoke de detecção equivale a um disjuntor que desliga a energia em caso de sobrecarga ou uma luz que acende no painel do carro para indicar um problema.

3. Poka yoke de valor fixo

Distingue-se ao garantir que um número específico de etapas ou componentes esteja presente antes de prosseguir. Ou seja, ele atua como uma medida de controle que confirma se todos os elementos necessários foram completados.

Um exemplo seria um kit de ferramentas onde cada uma tem um local próprio na caixa. Se alguma estiver faltando no final do trabalho, é um sinal de que não foi usada ou colocada de volta.

4. Poka yoke de etapas

Assegura que todos os passos de uma atividade sejam seguidos na ordem pré-definida. Diferentemente do tipo anterior, aqui a ideia é se preocupar com a sequência correta de um processo além de ser seguida em sua totalidade.

Um exemplo seria um sistema de montagem de móveis que só permite a instalação dos parafusos após a colocação dos suportes na posição correta. Se tentar inserir os parafusos antes, a estrutura não permitirá, evitando que o móvel seja montado incorretamente.

Quais são os benefícios do poka yoke?

É sempre positivo contar com métodos para prevenir erros em seus processos. No entanto, você provavelmente está se perguntando sobre quais as vantagens específicas desta metodologia.

A seguir, conheça as principais vantagens que ficam ao alcance da sua empresa ao usar o poka yoke:

Redução de erros e defeitos

O poka yoke é projetado para prevenir erros antes que eles ocorram, o que reduz bastante o número de defeitos no produto final. Com menos chances de erros humanos, os seus clientes contarão com entregas que atendem aos padrões de qualidade estabelecidos.

Diminuição de custos operacionais

Com a redução de erros e a minimização de retrabalhos, o poka yoke também ajuda a diminuir os custos operacionais. Afinal, menos defeitos significam menos necessidade de correção e menos desperdício de materiais.

Aumento da eficiência

A implementação do poka yoke melhora a eficiência dos processos ao garantir que as tarefas sejam realizadas corretamente desde a primeira tentativa. Como não é mais necessário gastas tanto tempo corrigindo falhas, os processos se tornam mais ágeis e produtivos.

Como fazer um poka yoke?

Se você gostou da ideia por trás deste método, resta conhecer os passos necessários para implementar esse método nos processos produtivos da sua empresa. Somente assim será possível aproveitar os seus benefícios em sua plenitude.

Abaixo, conheça cada etapa para fazer um poka yoke em sua organização:

Analise seus processos produtivos

Comece observando e mapeando todas as etapas dos processos produtivos da sua empresa. É nesse momento em que você deve identificar onde ocorrem mais erros e quais são os pontos críticos. Assim, será possível entender onde aplicar o poka yoke para minimizar falhas.

Avalie a qualidade do produto

Depois de olhar para seus processos, volte a sua atenção para a qualidade do seu produto. Veja quais características são aceitáveis e quais não são. Ter objetividade nesse ponto permitirá identificar quais falhas podem ser corrigidas.

Defina o tipo de poka yoke

Como você viu, existem diferentes tipos que podem ser implementados na sua empresa. Então, baseie-se nas características deles para escolher aquele que é mais adequado para as suas necessidades. 

Capacite as suas equipes

Realize treinamentos e adote outras iniciativas de capacitação para preparar suas equipes para trabalhar com o novo sistema. Esse treinamento deve cobrir o uso do equipamento e as novas práticas que o poka yoke traz para o processo.

Implemente e teste

Após o treinamento, implemente o sistema poka yoke na produção. Enquanto isso, dedique um tempo para realizar testes para assegurar que tudo está funcionando corretamente e conforme o planejado. Ao monitorar o sistema e ajustar conforme necessário, é possível garantir a eficácia contínua deste método.

Agora você já conhece como o poka yoke pode beneficiar os processos de produção da sua empresa. Seja qual for a abordagem que você escolher, será possível se antecipar em relação a erros que prejudicariam os seus resultados. Para isso, basta acertar na implementação e focar na melhoria contínua dela.

Considere também implementar um mindset ágil na sua empresa para impulsionar bons resultados. Leia tudo sobre o tema em nosso ebook exclusivo!

banner blog mindset agil

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Conheça a FRST e escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma de aprendizagem e resultado focada em performance de negócio.