O Lean Six Sigma, também conhecido como Seis Sigma, é mais uma metodologia japonesa de gestão focada na melhoria contínua dos processos por meio da consistência, assim como outras filosofias criadas no país, como o Kaizen.
Ele se tornou uma abordagem amplamente adotada por diversas organizações ao redor do mundo devido aos seus resultados consistentes na otimização da qualidade e a redução de defeitos e variações nas produções.
Entenda, com este artigo, quais são os fundamentos do Six Sigma, suas principais etapas e como é possível aplicá-lo de forma eficaz na empresa. Aproveite a leitura!
O que é o método Lean Six Sigma?
O Six Sigma é uma abordagem de gestão que visa aprimorar a qualidade dos processos, reduzir defeitos, minimizar custos e aprimorar a funcionalidade dos produtos.
O método é fundamentado em uma combinação de princípios estatísticos e técnicas de análise de dados que visa atingir níveis mais elevados de produtividade.
Origem do nome
O termo “Six Sigma” tem origem na estatística e é usado para descrever o nível de variação em um processo de produção. A letra grega sigma é usada para representar o desvio padrão, que é uma medida estatística da dispersão dos dados em torno da média.
No contexto, a ideia é que quanto menor for o desvio padrão, mais próximo o processo estará da perfeição.
O número “Seis” no nome Six Sigma representa o objetivo de atingir um nível de qualidade tão alto que apenas 3,4 defeitos ocorram a cada milhão de processos executados, o que resulta em um nível de precisão de 99.99966%.
O método é frequentemente associado ao estilo de trabalho implementado pela Motorola nos anos 1980 e, com ajuda dessa abordagem, conseguiu aumentar em 4 vezes sua lucratividade.
Quais são as etapas do Lean Six Sigma?
O Six Sigma segue uma metodologia estruturada conhecida como DMAIC, que é um acrônimo para Definir, Medir, Analisar, Incrementar e Controlar. Veja como cada uma dessas etapas funciona.
Definir
Nesta etapa, o objetivo é definir claramente o problema a ser resolvido, estabelecendo metas claras e identificando as pessoas que serão envolvidas.
Medir
Na segunda etapa, o foco está no mapeamento completo de processos e na coleta de dados sobre seus resultados e desempenho, com base em indicadores alinhados com as metas traçadas na etapa anterior.
Analisar
Aqui, os dados coletados são analisados para identificar problemas, gargalos, lacunas e oportunidades de melhorias conforme metas posteriormente definidas.
Incrementar
Após identificar problemas e oportunidades, esta etapa concentra-se em levantar soluções e mudanças para melhorar o processo. As soluções são testadas e refinadas antes da implementação em larga escala.
Controlar
A última etapa envolve a implementação de controles para garantir que as melhorias implementadas sejam sustentadas ao longo do tempo, garantindo o alcance das metas.
Quais as principais vantagens do Lean Six Sigma?
Conheça as vantagens que fazem desta ferramenta um aliado da gestão orientada para a melhoria contínua.
Controle de qualidade
O Six Sigma tem como objetivo principal a redução de defeitos e variações nos processos, resultando em produtos e serviços de maior qualidade e confiabilidade, além da eliminação de erros, desperdícios e perdas.
Redução de custos
Ao reduzir defeitos e melhorar a eficiência dos processos, o Lean Six Sigma pode levar a uma significativa redução de custos operacionais, já que as operações se tornam mais enxutas e econômicas.
Foco nos resultados
A metodologia Six Sigma é orientada por resultados mensuráveis e tangíveis, o que ajuda as organizações a focarem em áreas que geram o maior impacto na lucratividade e nos objetivos estratégicos.
Tomada de decisão baseada em dados
O Six Sigma utiliza análises estatísticas e acompanhamento de métricas para fundamentar decisões, reduzindo a incerteza e aumentando a precisão na identificação de problemas e oportunidades de melhoria.
Cultura de melhoria contínua
Ao incentivar a busca constante por melhorias nos processos, o Six Sigma promove uma cultura organizacional voltada para a excelência e a inovação contínua.
Quais são os níveis do Lean Six Sigma?
Os níveis do Six Sigma são uma maneira de classificar a habilidade e a experiência das pessoas envolvidas na implementação e condução de projetos Six Sigma.
Cada nível de certificação, que se assemelha às classificações das artes marciais japonesas, está associado a um conjunto específico de conhecimentos e responsabilidades. A hierarquia funciona da seguinte forma:
- Gerentes do Programa: nível mais alto de certificação, são os responsáveis por implementar o método Six Sigma;
- Campeões: dão suporte aos gerentes na implementação do programa atuando como um promotor o método;
- Mestre Faixa Preta: especialista com experiência, ajuda como instrutor no projeto;
- Faixa Preta: são profissionais experientes no método e atuam como gerentes em etapas do projeto;
- Faixa Verde: auxiliam os faixa preta, liderando etapas menores do projeto;
- Faixa Amarela: são profissionais que estão começando a aprender sobre o método e são suporte aos líderes e gestores faixa preta e verde.
Onde e como aplicar o Lean Six Sigma na empresa?
Apesar de sua origem na manufatura e produção, sendo aplicado para melhorar a qualidade dos produtos, reduzir defeitos e diminuir o tempo de ciclo, por exemplo, o Six Sigma pode ser adotado por praticamente todos os setores e áreas de uma empresa, trazendo benefícios multifacetados.
Nos setores de serviços, o Lean Six Sigma pode ser utilizado para aprimorar a experiência do cliente, reduzir o tempo de espera e eliminar erros em transações.
O atendimento ao cliente se beneficia com a técnica, que pode atuar na identificação das causas de insatisfação do cliente, ajudando a diminuir reclamações e melhorar as taxas de resolução de problemas. Nesse contexto, o pós-venda também pode ser aprimorado, o que resulta em mais fidelização e melhora da reputação da empresa no mercado.
O Six Sigma pode ser utilizado na elaboração de novos produtos e serviços. Por meio de sua análise cuidadosa, empresas podem estudar comportamentos e demandas e elaborar produtos e ofertas que atendam às necessidades e expectativas dos clientes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e os custos de lançamento.
O Lean Six Sigma é uma abordagem valiosa e relevante para empresas em busca de excelência operacional e sucesso sustentável, independentemente do seu segmento.
Ao incorporar sua filosofia e seus princípios em sua cultura e práticas, as empresas podem criar mais valor para seus clientes e fortalecer sua posição no mercado por meio do crescimento ordenado e da inovação contínua.
Agora, leia como um mindset ágil, alinhado ao uso de ferramentas de melhoria contínua, pode trazer ótimos resultados para sua empresa!