Por que reinventar a roda se é possível aproveitar métodos testados e aprovados para otimizar os seus processos? Para isso, basta descobrir como implementar metodologias ágeis em sua empresa.
Essas são algumas práticas que buscam tornar a gestão de projetos mais flexível, colaborativa e centrada no cliente. Apesar de ter surgido no segmento de desenvolvimento de software, isso logo se espalhou pelas demais áreas.
Aliás, um estudo da NTT Data e MIT Technology Review mostrou que 90% das empresas do Brasil e outros países da América do Sul já têm mais da metade de suas equipes trabalhando com metodologias ágeis. Esse fenômeno se estende para além da área de TI, abrangendo setores como RH, marketing, vendas e atendimento ao cliente.
A seguir, você vai ver um guia completo de como implementar metodologias ágeis em sua empresa. Aproveite!
O que é metodologia ágil?
A metodologia ágil é um processo de desenvolvimento de software que se concentra em etapas incrementais e iterativas para a conclusão de projetos. Essa prática permite entregas contínuas, aprendizado com feedbacks e implementação imediata de melhorias.
Nos processos ágeis, há um feedback constante, permitindo que os membros da equipe se ajustem aos desafios conforme surgem e oferecendo aos stakeholders uma oportunidade de comunicação consistente.
Ela se diferencia dos modelos tradicionais de desenvolvimento de software, que geralmente funcionam de maneira linear. Ou seja, cada etapa começa após terminada a anterior, como planejamento, design, testes, entre outras.
Por fim, apesar de ter surgido no segmento de tecnologia, essa metodologia se popularizou e chegou às demais áreas. É o caso, por exemplo, de administração, marketing e até mesmo em treinamentos.
Principais tipos de metodologias ágeis
Não existe uma única abordagem no que diz respeito a esse processo. É por isso que geralmente se fala em metodologias ágeis no plural, quando nos referimos a estruturas como estas:
- Scrum: de longe a mais popular das metodologias ágeis, tem uma estrutura baseada em iterações rápidas e frequentes com foco em colaboração;
- Kanban: a segunda mais adotada pelas empresas, traz um foco visual que ajuda a enxergar tarefas e demandas distribuídas pelo time;
- Lean Startup: incentiva uma experimentação rápida para validar aprendizados e testar ideias;
- Extreme Programming (XP): tem como foco a programação em pares, automatização de testes e integração contínua para se adaptar rapidamente a mudanças.
Quais os pilares da metodologia ágil?
A metodologia ágil tem suas raízes no Manifesto de Desenvolvimento Ágil, que foi publicado em 2001. Ele se baseia em alguns pilares que permitem às empresas aproveitarem os benefícios de flexibilidade, colaboração, foco no cliente e outros para os seus projetos.
Abaixo, veja quais são os pilares da metodologia ágil e como eles beneficiam os seus processos:
Pessoas em vez de processos
A metodologia ágil tem como foco as interações entre as pessoas envolvidas no projeto, jamais colocando processos rígidos em cima disso.
Afinal, focar nas necessidades das pessoas possibilita o desenvolvimento preciso do que é realmente estratégico, resultando em produtos inovadores que atendem às expectativas.
Funcionalidade em vez de abrangência
No passado, costumava-se passar muito tempo elaborando uma documentação extensiva para soluções de software, que geralmente causava muitos atrasos no projeto.
Com a metodologia ágil, claro, não se elimina esse tipo de registro. No entanto, há um foco maior em simplificá-la para que seja mais focada em suas funções e atender aos processos dos usuários. Ou seja, casos de uso reais.
Colaboração em vez de negociações
Outra quebra de paradigmas proporcionada pela metodologia ágil é colocar as equipes e os clientes em pé de igualdade. Isso significa ter a colaboração como ponto focal em todas as etapas do processo.
Em outros métodos, há muito tempo gasto negociando mudanças e ajustes, o que acaba impactando negativamente na capacidade de efetivamente implementá-las. Na metodologia ágil, o cliente atua de maneira ativa juntamente com a equipe para alcançar um objetivo comum.
Reatividade em vez de planejamento rígido
A metodologia ágil abraça a realidade do desenvolvimento de software, reconhecendo que mudanças são inevitáveis. Então, é desejável contar com uma estrutura que se adapte bem a elas.
Assim, ela favorece estruturas adaptáveis em vez de planejamentos detalhados extensos. A capacidade de reagir adequadamente é facilitada pela colaboração contínua entre todos os envolvidos.
Como implementar metodologias ágeis?
Considerando o valor que esse tipo de processo pode trazer para a sua empresa, resta entender como implementar metodologias ágeis em seu dia a dia. Para ajudar você nisso, traremos os passos fundamentais para colocar essa ideia em prática.
Antes de começar, baseie-se nas informações a seguir e estruture o seu planejamento:
Defina seus objetivos
Determine claramente o que você pretende alcançar ao adotar uma metodologia ágil em sua empresa.
Seja aumentar a produtividade, fortalecer a colaboração, aprimorar a satisfação do cliente ou outras metas específicas. Essa definição inicial servirá para adaptar a abordagem para atender às particularidades do seu negócio.
Escolha a abordagem
Como você viu no início, existem diversas metodologias ágeis consolidadas no mercado. Selecione aquela que melhor se alinha às características e necessidades de seus projetos.
Por exemplo, o Scrum, com suas “sprints” fixas, mantém todos alinhados, enquanto o Kanban oferece uma abordagem visual para acompanhar o progresso.
Elabore sua estratégia
Nenhuma metodologia ágil é uma solução pronta para implementação sem ajustes.
Para isso, você precisa desenvolver uma estratégia que atenda às necessidades específicas de sua empresa e tire o melhor proveito desses processos. Considere as particularidades de seus projetos e desafios, utilizando a metodologia ágil para resolvê-los.
Treine sua equipe
A implementação de uma metodologia ágil pode ser uma mudança bastante radical em relação ao que o seu time estava acostumado.
Então, é importante investir em treinamentos para capacitar seus colaboradores a tirarem o máximo proveito da metodologia ágil em suas respectivas áreas.
Implemente aos poucos
Transformações radicais podem assustar suas equipes e diminuir a taxa de adesão a esse processo tão importante. É muito mais eficaz se você optar por uma adaptação iterativa e gradual.
Para isso, estabeleça um cronograma que comece com uma abordagem progressiva e culmine com a adoção total.
Avalie o desempenho
Tendo como base os seus objetivos, você também deve avaliar o desempenho da sua empresa após a implementação das metodologias ágeis a partir de métricas eficazes. Aqui, o foco deve ser em identificar se essa mudança realmente trouxe os benefícios esperados.
Isso será importante para determinar se a sua iniciativa foi um sucesso ou se ainda existem ajustes que precisam ser realizados.
Saber como implementar metodologias ágeis é apenas o primeiro passo. Com as informações que você viu acima, você pode começar a aproveitar os benefícios que essa nova forma de trabalhar pode trazer para sua equipe e também para seus clientes.
Leia mais sobre os principais desafios na adoção de metodologias ágeis.
Mas não pare por aqui! Baixe nosso ebook gratuito Gestão de Projetos com Metodologia Ágil e eleve ainda mais seus resultados de maneira rápida e sustentável!