Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Matriz GUT: o que é, como funciona e como usar na prática

A matriz GUT é uma ferramenta de priorização que classifica problemas de acordo com Gravidade, Urgência e Tendência, facilitando decisões.
Business,People,Point,To,Graph,And,Chart,To,Analyze,Market

O contexto empresarial é marcado pela complexidade, o que significa que nem sempre os problemas enfrentados são identificados de forma objetiva. Por vezes, é difícil saber por onde começar quando tantos desafios se apresentam.

Por isso, líderes se beneficiam com o uso de metodologias que ajudem na identificação de erros, potencialidades e outros elementos que orientem a tomada de decisão.

A Matriz GUT é uma dessas ferramentas de gestão que ajudam empresas a priorizar problemas e planejar ações estratégicas de forma mais estruturada.

Entenda em detalhes o que é a Matriz GUT, como ela funciona e como pode ser aplicada de forma eficaz na sua empresa com este artigo completo!

O que é matriz GUT?

A Matriz GUT é uma ferramenta de gestão que ajuda a priorizar problemas e planejar ações estratégicas para redução de erros.

Assim como outras metodologias, como a análise SWOT, essa matriz permite uma visão estruturada dos problemas, levando em consideração o impacto que cada um tem sobre a organização e sua tendência a piorar ao longo do tempo.

A partir dessa análise, os líderes podem priorizar os problemas mais críticos e desenvolver planos de ação adequados para lidar com cada um deles de forma eficaz.

15 competências futuro

Quais são os três elementos que compõem a matriz GUT?

A Matriz GUT é orientada por três elementos básicos:

  • Gravidade (G): refere-se ao impacto que um problema gera nos resultados de uma empresa. Quanto maior a gravidade, mais sério é o problema;
  • Urgência (U): considera o tempo disponível para resolver o problema e a rapidez com que ele pode se agravar caso não seja tratado imediatamente;
  • Tendência (T): avalia a tendência de evolução do problema ao longo do tempo, ajudando a determinar se o problema pode se tornar mais difícil de ser resolvido no futuro.

Esses três elementos são avaliados e classificados em uma escala de pontuação geralmente de 1 a 5, sendo 1 o menor impacto, urgência ou tendência, e 5 o maior.

A pontuação dessas variáveis é então multiplicada para gerar um índice geral que classifica a prioridade do problema ou situação na Matriz GUT, como veremos no cálculo prático a seguir.

Como calcular a matriz GUT?

A Matriz GUT pode ser elaborada em poucos passos e seu cálculo é relativamente simples. Acompanhe as etapas.

Identifique os problemas ou situações

Liste todos os problemas ou situações que precisam ser analisados e priorizados. Isso pode incluir questões internas da empresa, demandas de clientes, entre outras questões.

Atribua pontuações

Para cada problema identificado, atribua uma pontuação de 1 a 5 para cada critério, Gravidade, Urgência e Tendência, avaliando a intensidade de cada um. A classificação pode seguir o seguinte esquema:

No fator ‘gravidade’, temos:

  1. Não é grave;
  2. Pouco grave;
  3. Grave;
  4. Muito grave;
  5. Extremamente grave, tendo que ser resolvido de forma imediata.

Já para o fator ‘urgência’, a classificação pode ser:

  1. É possível esperar;
  2. Pouco urgente;
  3. Urgente no curto prazo;
  4. Muito urgente;
  5. Extremamente urgente, tendo que ser resolvido de forma imediata.

Para ‘tendência’, temos:

  1. Não vai mudar com o passar do tempo;
  2. Vai piorar no longo prazo;
  3. Vai piorar no médio prazo;
  4. Vai piorar no curto prazo;
  5. Vai piorar rapidamente.

Calcule a matriz GUT

Multiplique as pontuações de Gravidade, Urgência e Tendência de cada problema analisado, seguindo a fórmula G x U x T. O resultado dessa multiplicação é o índice GUT desse desafio. Por exemplo:

  • Uma empresa identificou dois grandes problemas: altíssimo índice de devoluções de produtos e problemas na matéria-prima do principal fornecedor;
  • O primeiro problema foi avaliado como: 4 (gravidade); 4 (urgente) e 3 (tendência);
  • Com a fórmula temos: 4 x 4 x 3 = 48;
  • Já o segundo, foi avaliado da seguinte forma: 5 (gravidade); 5 (urgente) e 4 (tendência);
  • Assim: 5 x 5 x 4 = 100.

Como aplicar a matriz GUT na prática?

Como vemos no exemplo acima, o resultado da Matriz GUT nos indica que o problema da falha na matéria-prima deve ser resolvido de forma prioritária e, depois, a questão das devoluções.

Ao identificar problemas e organizá-los de acordo com seus índices GUT, do maior para o menor, é possível apontar quais são os mais críticos, que precisam de atenção imediata, e quais podem ser tratados posteriormente.

Com os problemas priorizados, desenvolva planos de ação específicos para cada um deles, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a sua resolução.

Quais as vantagens de utilizar a matriz GUT?

A Matriz GUT é uma ferramenta fácil de usar e que oferece diversos benefícios para a gestão. Conheça os principais a seguir.

Priorização estruturada

A Matriz GUT fornece uma estrutura clara e objetiva para priorizar problemas, ajudando os líderes a entender quais passos devem tomar diante de problemas diversos e concentrarem seus esforços nos desafios mais críticos e urgentes.

Ajuda na tomada de decisão

Diante de desafios multifacetados, pode ser difícil saber por onde começar. Ao analisar os critérios de Gravidade, Urgência e Tendência, é mais fácil tomar decisões embasadas sobre quais problemas devem ser abordados primeiro e direcionar recursos de forma adequada.

Agilidade na resolução de problemas

A Matriz GUT ajuda a agilizar o processo de resolução trazendo mais objetividade para o processo de análise dos problemas.

Seu cálculo mostra de forma prática como diferentes erros estão causando impactos negativos na organização, ajudando líderes a ter uma visão sistêmica e mais clara do que fazer.

Foco nos resultados

Ao concentrar esforços nos problemas com maior impacto e urgência, a Matriz GUT ajuda a garantir que os recursos da organização sejam direcionados para áreas que realmente contribuam para alcançar os objetivos e metas estabelecidos.

Afinal, como vimos no exemplo, de nada adianta a empresa concentrar toda sua energia nas devoluções sem resolver a questão da matéria-prima do produto devolvido.

Melhoria da comunicação

A Matriz GUT fornece uma linguagem muito fácil de ser entendida que gera uma visão compartilhada dos problemas dentro da organização, facilitando a comunicação entre os membros da equipe e promovendo uma compreensão comum das prioridades.

Prevenção de problemas futuros

A Matriz GUT pode oferecer insights muito relevantes para um negócio, especialmente ao avaliar a tendência de evolução dos problemas ao longo do tempo. Isso colabora para a gestão de riscos e a identificação e prevenção de desafios em potencial antes que esses se tornem crises.

Com sua simplicidade, objetividade e impacto tangível na resolução de problemas, a Matriz GUT oferece uma metodologia muito útil e valiosa para promover a excelência operacional e impulsionar o sucesso empresarial com base na melhoria contínua.

Não pare por aqui e leia agora como metodologias ágeis podem impulsionar sua gestão de projetos! Leia em nosso ebook exclusivo!

gestao projetos metodologia agil

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Conheça a FRST e escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma de aprendizagem e resultado focada em performance de negócio.