Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

CEO: o que é, importância do cargo e principais funções

CEO (Chief Executive Officer) é o executivo-chefe, líder máximo de uma organização, responsável por tomar decisões estratégicas e direcionar a empresa.
Senior,Female,Ceo,And,Multicultural,Business,People,Discussing,Company,Presentation

Quando o assunto é a liderança das organizações, podem surgir dúvidas em relação à sopa de letrinhas envolvendo alguns dos seus cargos executivos. Afinal, você sabe exatamente o que faz um CEO?

Dizer que ele é o chefe do alto escalão de uma empresa não é o suficiente. Afinal, essa função tem responsabilidades muito importantes para a sobrevivência da organização em seu mercado.

A seguir, você vai entender o que é CEO e conferir as principais informações sobre esse cargo. Confira!

O que é CEO?

CEO significa Chief Executive Officer, ou diretor executivo em inglês. Esse é o cargo mais alto na hierarquia de uma organização, sendo responsável pela gestão e direção geral dela.

O profissional que ocupa o cargo de CEO é quem toma decisões estratégicas, estabelece a visão da empresa e define os seus objetivos. Ao mesmo tempo, é alguém que assegura que a organização esteja operando de acordo sob essas premissas.

Quem se torna CEO geralmente é uma pessoa que reúne experiência em liderança, habilidades de gestão e conhecimento do setor da empresa. Existem tanto CEOs que evoluem a partir de outros cargos quanto aqueles contratados especialmente para esse fim.

E o que é CTO, COO, CMO e CFO?

O CEO é um exemplo de cargo C-Level, que inclui outras siglas similares para cargos de liderança de alto escalão em uma empresa.

Abaixo, você verá o que significam os demais cargos como esses:

  • CTO (Chief Technology Officer): supervisiona todas as atividades relacionadas à tecnologia da empresa;
  • COO (Chief Operating Officer): é responsável por gerenciar as operações diárias, garantindo que os processos do negócio funcionem bem;
  • CMO (Chief Marketing Officer): faz toda a gestão de marketing da organização, tomando decisões sobre como a marca se apresenta para o mercado;
  • CFO (Chief Financial Officer): gerencia as atividades financeiras da empresa, envolvendo formular seu planejamento de longo prazo;

Quais as principais funções do CEO?

A melhor forma de entender exatamente qual é a função de um cargo é analisando as suas responsabilidades.

A seguir, você verá quais são as principais funções do CEO de uma empresa:

Conduzir a visão e missão da empresa

O CEO é responsável por estabelecer a visão de longo prazo da empresa. Além disso, é ele quem desenvolve estratégias para alcançá-la. Para isso, ele identifica oportunidades de crescimento, estabelece metas e direciona a organização em função desses pontos.

Manter a cultura organizacional

É o CEO quem define e mantém a cultura de uma empresa. Ele deve garantir que os valores e princípios da organização sejam compreendidos e seguidos por todos os funcionários em seus processos. Além disso, também é de sua responsabilidade cultivar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Representar a empresa publicamente

Em muitos casos, o CEO também atua como o rosto público de uma empresa. Ou seja, ele serve como representante em eventos, reuniões com parceiros e clientes, aparece na mídia, entre outros cenários. Dessa forma, é alguém com o preparo necessário para navegar bem por essas situações.

Qual a importância do CEO para a empresa?

O CEO tem grande importância para qualquer empresa, já que é uma liderança que toma decisões que afetam todos os aspectos do negócio.

No aspecto interno, ele é fundamental para a organização operar eficientemente e de acordo com suas prioridades. Por ser responsável pela cultura corporativa, ele se encarrega de inspirar os colaboradores a trabalharem em função dos objetivos comuns.

Já externamente, o CEO também influencia como a empresa se posiciona no mercado. A reputação e a credibilidade desse profissional têm um grande impacto em como a organização é vista. Então, a condução dele é vital para conquistar investimentos, novos clientes e parcerias.

A empresa que tem um CEO despreparado tende a sofrer em termos de liderança, estratégia e desempenho. Afinal, ele pode tomar decisões desalinhadas com objetivos da organização e contribuir para a perda de oportunidades de crescimento.

Qual a diferença entre dono e CEO?

Quando falamos que CEO é a liderança máxima de uma organização, pode surgir uma incerteza sobre como o dono da empresa entra nessa equação. Trata-se de uma dúvida comum que é facilmente solucionada.

O dono da empresa é o proprietário ou acionista majoritário dela. Geralmente, é alguém que fundou ou investiu uma grande quantidade de recursos na organização e se vê responsável pelo seu sucesso. Além disso, costuma se preocupar além do lucro, pensando também na perenidade e no legado do negócio.

Por outro lado, o CEO é um cargo executivo na empresa. Ele não necessariamente é dono dela, podendo ser contratado para esse objetivo específico para responder a um conselho de administração ou ao proprietário.

Ou seja, enquanto o dono detém a autoridade máxima sobre a empresa, o CEO é encarregado de executá-la da maneira mais eficiente. No entanto, o dono e o CEO também podem ser a mesma pessoa.

Como um CEO é escolhido?

Como você viu até aqui, o CEO é um cargo ocupado por um profissional apontado para esse fim. No entanto, como ele é escolhido?

Existem diferentes formas de contratar um CEO para uma empresa. A seguir, veja quais são os caminhos mais comuns:

  • Fundação da empresa: o fundador de uma empresa também pode atuar como seu CEO, ocupando essa posição desde o seu início;
  • Escolha dos acionistas ou conselho: o CEO pode ser escolhido pelo grupo de acionistas ou conselho de administração da empresa para representar seus interesses na condução dela;
  • Reconhecimento no mercado: um CEO também pode ser contratado por ter uma reputação bem estabelecida no mercado, seja ocupando esse cargo em outras empresas ou de outras maneiras.

Exemplos marcantes de CEOs

O cargo de CEO pode se transformar radicalmente dependendo das características da empresa que conduzem. Isso faz com que existam exemplos bastante marcantes de profissionais que desempenham esse papel de maneira única.

A seguir, confira alguns exemplos marcantes de CEOs do mundo:

Satya Nadella (Microsoft)

Ao assumir a liderança da empresa em 2014, Satya Nadella conduziu o maior processo de transformação que a Microsoft passou em sua história. Sob a gestão dele, ela passou a focar em serviços em nuvem e Software as a Service (SaaS). Isso impulsionou o crescimento da Microsoft em diversas áreas.

Howard Schultz (Starbucks)

Antes de Schultz assumir a posição de CEO, o Starbucks era apenas uma pequena rede de cafeterias. Sob a gestão dele, a empresa cresceu consideravelmente a partir de um comprometimento com a experiência do cliente e em se inserir na sua rotina de casa para o trabalho.

Indra Nooyi (PepsiCo)

Indra Nooyi foi CEO da PepsiCo de 2006 até 2018 e teve uma liderança marcada por transformações importantes na empresa. Durante seu mandato, diversificou o portfólio da empresa até então apenas conhecida por seus refrigerantes, além de promover a inovação e a sustentabilidade como prioridades.

Agora você já sabe o que faz um CEO na configuração de uma empresa. Trata-se de uma função de grande importância, que deve ser ocupada por um profissional que atenda ao chamado dessa missão. Assim, a organização e sua equipe só tendem a se beneficiar.

Aproveite que está aprendendo mais sobre cargos de liderança e leia em nosso ebook exclusivo como ser um líder que bate metas e traz resultados para a empresa!

líder bate metas

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.

Conheça a FRST e escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma de aprendizagem e resultado focada em performance de negócio.