Confira 8 ferramentas de networking para ampliar sua rede profissional

ferramentas de networking

Em um cenário cada vez mais interconectado e impulsionado pela comunicação instantânea, o networking se tornou uma habilidade que todo profissional precisa desenvolver.

Afinal, é por meio dessa estratégia que é possível construir e ampliar conexões profissionais e ter acesso a conhecimentos e oportunidades valiosas.

Neste artigo, vamos conhecer o conceito e os tipos de networking e conferir algumas das principais ferramentas de networking que ajudam profissionais a potencializar sua rede e abrir portas. Acompanhe!

O que é networking?

Networking refere-se à prática de estabelecer e cultivar relações profissionais, seja pessoalmente ou virtualmente, com o objetivo de criar oportunidades de negócios, compartilhar conhecimento, e promover o desenvolvimento de carreira.

Essa atividade envolve a construção de uma rede de contatos que pode incluir colegas de trabalho, parceiros comerciais, mentores, clientes e outros profissionais relevantes para a sua área de atuação.

O networking é muito mais do que trocar informações de contato em eventos, mas também trabalhar na construção de relacionamentos autênticos e duradouros, onde há uma genuína troca de informações, apoio mútuo e colaboração.

Uma rede de contatos sólida pode proporcionar vantagens como acesso a oportunidades de emprego, conselhos profissionais, insights do setor e até mesmo parcerias estratégicas.

Os dois tipos de networking

É possível categorizar o networking em dois tipos:

  • Inbound: envolve uma abordagem proativa, na qual um profissional busca determinados contatos que não conhece e toma a iniciativa de procurar a pessoa diretamente;
  • Outbound: é a estratégia de ampliar sua rede usando os contatos que você já conhece. Ou seja, inclui pedir sugestões ou pedir para que os contatos que você já tem lhe apresentem a outras pessoas.

Qual a importância do networking?

O networking desempenha um papel crucial no mundo profissional por diversas razões.  Muitas oportunidades profissionais, aprendizados e parcerias podem surgir por meio de conexões pessoais e recomendações. Além disso, existem benefícios como:

  • A possibilidade de enriquecer o repertório profissional e contribuir para o aprendizado contínuo;
  • Ter acesso a uma variedade de recursos, como informações privilegiadas do setor, tendências emergentes, e até mesmo acesso a ferramentas e habilidades especializadas;
  • Receber suporte, mentoria, orientação profissional de outros especialistas em diversos segmentos;
  • Facilitar a colaboração em projetos, estimulando o surgimento de parcerias estratégicas, além de promover o trabalho em equipe.

8 ferramentas e plataformas de networking

Como vimos, o networking é uma prática que atua como um catalisador do sucesso profissional, ajudando pessoas a construir e manter relacionamentos que têm impactos significativos para seu desenvolvimento e progressão na carreira.

A boa notícia é que, hoje, existem vários recursos, inclusive online, que ajudam a conectar pessoas e simplificar o processo de construção de vínculos. Conheça as principais ferramentas de networking a seguir e veja como usá-los a seu favor.

1. LinkedIn

O LinkedIn é a principal rede social e plataforma de networking profissional online. Os usuários criam perfis que funcionam como currículos digitais, destacando suas experiências, habilidades e realizações.

Hoje, a plataforma atingiu o marco de 1 bilhão de membros ao redor do mundo, e tem investido continuamente em recursos para melhorar a experiência do usuário. Ela facilita a conexão com colegas de trabalho, colegas de setor e outras pessoas relacionadas ao campo profissional.

Além de poder publicar conteúdo relevante em sua página pessoal, usuários podem seguir contatos estratégicos, participar de grupos e interagir por meio de mensagens diretas.

2. Power Meeter

O Power Meeter é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para analisar redes sociais e encontrar conexões relevantes para seus usuários.

Essa ferramenta de networking identifica contatos-chave com base em interesses comuns, histórico profissional e outros critérios e os coloca para conversar.

Basicamente, o usuário faz seu cadastro, escolhe os temas sobre os quais quer conversar e é conectado com alguém para trocar ideias. Assim, o Power Meeter pode ser uma maneira inusitada e até divertida de conhecer pessoas, conversar e, quem sabe, fechar negócios.

3. Work Simple

O Work Simple é um espaço onde profissionais podem trocar contatos, compartilhar portfólio, metas profissionais e demais informações em tempo real com sua rede. Assim como no LinkedIn, é possível seguir pessoas e ter seguidores.

4. Beknown

O Beknown é um aplicativo que integra networking profissional ao ambiente do Facebook. Os usuários podem criar um perfil profissional, buscar vagas de empregos e se conectar com outros profissionais diretamente por meio do Facebook.

A ideia é facilitar o processo, integrando tudo em uma plataforma só, além de trazer mais informalidade ao networking.

5. Followup.cc

O Followup.cc é uma ferramenta de acompanhamento por e-mail que auxilia no gerenciamento de relacionamentos e networking.

Ela permite agendar lembretes para seguir contatos, estabelecer alertas estratégicos e acompanhar conversas importantes. É útil para garantir que nenhuma oportunidade de networking seja negligenciada.

6. Reddit

Reddit é uma plataforma de fóruns online com uma variedade de comunidades sobre diferentes tópicos.

Participar ativamente em fóruns relacionados à sua área profissional permite interações com outros profissionais, compartilhamento de conhecimento e networking informal.

7. Rapportive

O Rapportive é uma extensão para Gmail que fornece informações sociais sobre os contatos de e-mail. Ele exibe detalhes do perfil do LinkedIn, conectando automaticamente as informações disponíveis online aos seus contatos de e-mail.

É como se ele criasse uma ficha, um cartão de visitas digital com todos os links e dados de uma pessoa, permitindo que você gerencie contatos e se comunique com mais assertividade.  facilitando o conhecimento mais profundo sobre seus interlocutores.

8. Meetup

O Meetup é uma plataforma que conecta pessoas com interesses semelhantes, seja profissional ou pessoal.

A aplicação concentra dados sobre tudo o que vai acontecer na sua região, e gera alertas com base nos seus interesses para que você não perca nenhuma oportunidade.

Além dos eventos, os usuários podem criar e participar de grupos locais para encontros presenciais. Isso amplia as chances de conhecer pessoas por meio de um networking cara a cara, permitindo que profissionais se encontrem em eventos específicos relacionados a suas áreas de interesse.

A habilidade de construir e manter relacionamentos profissionais torna-se uma competência-chave para quem quer alavancar um projeto, um negócio ou até mesmo ficar sabendo de cargos em aberto em outras empresas por meio dos seus contatos.

Ao aproveitar a variedade de ferramentas disponíveis que existem hoje, os profissionais têm a chance de expandir suas redes de forma estratégica, adaptando-se às mudanças no mercado de trabalho e garantindo oportunidades contínuas de desenvolvimento e sucesso.

Agora que você conhece as melhores ferramentas de networking disponíveis, que tal aprender como otimizar seu processo de seleção de novos talentos na empresa? Baixe agora nosso ebook gratuito!

just in time

Just in time: o que é, objetivos e exemplos

Just in time (JIT) é uma estratégia de gerenciamento de produção que busca otimizar processos, minimizar desperdícios e elevar a eficiência operacional.  Desenvolvido pela Toyota, o JIT revolucionou a forma como as empresas gerenciam estoques e produção, ajustando a fabricação

Inovação em serviços: o que é, importância e exemplos

Quando a concorrência se intensifica e as exigências dos consumidores aumentam, o caminho que as empresas têm para sobreviver é a inovação em serviços. Afinal, a capacidade de se adaptar e oferecer algo único e valioso é o que diferencia

Encontre materiais e conteúdos da FRST