Atualização profissional: qual a importância de se manter sempre informado?

29/01/2024

Ninguém duvida que é importante se manter em pleno desenvolvimento, não importa a área de atuação. No entanto, será que você realmente valoriza a atualização profissional como deveria?

Cada pessoa tem habilidades e competências que se destacam, mas é fundamental reconhecer a necessidade de aprimoramento. Apenas ao se comprometer de forma contínua com o aprendizado é possível garantir que sua carreira evolua em harmonia com as exigências do mercado.

Para se familiarizar com o que esse conceito representa, basta ficar de olho no artigo a seguir.

O que é atualização profissional?

Atualização profissional é um processo dinâmico com o objetivo de aprimorar habilidades e conhecimentos por meio de aprendizado e treinamento, tudo em prol do impulso na carreira.

Há diversas maneiras pelas quais um profissional pode investir no seu próprio desenvolvimento. Isso envolve participação em cursos, workshops ou até mesmo o autodidatismo. Além disso, inclui o esforço constante para se manter atualizado em relação às tendências relevantes da área.

Isso não só traz benefícios individuais como também afeta positivamente a empresa. É comum que organizações implementem mecanismos para incentivar o desenvolvimento contínuo de suas equipes, seja identificando lacunas de conhecimento ou demonstrando uma preocupação geral com o progresso do time.

Seja partindo do próprio colaborador ou da empresa, a atualização profissional é um investimento valioso que tende a trazer excelentes retornos.

Por que investir na atualização profissional?

A atualização profissional é uma tendência global, justificada pelos inúmeros benefícios que proporciona tanto para os indivíduos quanto para as empresas. Colocar esse aprimoramento como uma prioridade significa abrir portas para oportunidades essenciais e valiosas.

Quer mais argumentos? Abaixo, confira os principais pontos que ressaltam a importância de investir na atualização profissional:

Maior competitividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, é crucial que os profissionais encontrem maneiras de se destacar. Aqueles que reconhecem lacunas em suas habilidades podem priorizar a atualização profissional para ganhar competitividade e conquistar mais oportunidades.

Foco no networking

Aqueles que investem na atualização profissional têm a chance de se conectar com pessoas tanto dentro quanto fora de sua área. Aliás, um estudo já revelou que até 85% das vagas são preenchidas por meio do networking profissional e pessoal.

Melhor remuneração

O profissional que se preocupa em se atualizar em relação ao que pode oferecer à empresa tende a ser recompensado financeiramente por isso. Ao colocar esse aspecto da carreira como prioridade, é possível aproveitar melhores cargos e salários que condizem com esse progresso.

Posições de liderança

Quem almeja conquistar posições de liderança também consegue encontrar o conhecimento e a experiência necessários em uma atualização profissional. Afinal, não basta ter apenas competências técnicas, sendo necessário estar por dentro das tendências do mercado, ter boas habilidades interpessoais e uma visão estratégica.

Reconhecimento de tendências

Ter a capacidade de reconhecer tendências e antecipar-se a elas é extremamente valioso para qualquer empresa. A atualização profissional permite ajustar a visão estratégica, identificando movimentações no setor e colocando em prática ideias promissoras.

6 estratégias para manter-se sempre informado

Considerando a importância da atualização profissional, resta conhecer as melhores formas de se manter em desenvolvimento, não importando a área em que você atua. Para alcançar esse objetivo, é necessário dedicar tempo e recursos de maneira estratégica.

Abaixo, traremos 6 ideias certeiras para você se manter em plena atualização em sua carreira:

1. Estabeleça metas de desenvolvimento

Antes de qualquer coisa, é preciso saber exatamente o que você pretende alcançar com a sua ideia de atualização profissional. Para isso, vale a pena definir metas claras e alcançáveis que tenham a ver com os seus objetivos.

Com isso, você poderá acompanhar se está no caminho certo ou se é necessário fazer ajustes.

2. Busque mais informações sobre o mercado

A busca constante por informações deve ser a prioridade em seu plano de atualização profissional.

Comece investigando sobre a empresa em que atua, questionando o que ela faz, identificando oportunidades e desafios. Em seguida, amplie seu foco para o mercado como um todo, buscando compreender seu funcionamento e evolução.

3. Invista em cursos de especialização

Existem diversos mecanismos que permitem otimizar a sua atualização profissional, mas os cursos tendem a estar entre os mais eficazes. Afinal, por meio deles, você pode adquirir um conhecimento totalmente direcionado ao que você precisa.

No entanto, é preciso conhecer bem não apenas as suas necessidades como também as do seu segmento. Por fim, considere as tendências do setor e quais treinamentos têm o potencial de serem mais vantajosos.

4. Cuide do aspecto psicológico

Ao focar na atualização profissional, não negligencie a importância da saúde mental. Afinal, o aspecto psicológico influencia diretamente o seu desempenho.

É preciso conhecer seus próprios limites e trabalhar sua resiliência. Além disso, não tenha medo nem vergonha de buscar ajuda. Por fim, deixar que o estresse e uma rotina sem descanso se tornem corriqueiros tende a afetar negativamente todos os aspectos da sua vida.

5. Acompanhe os avanços tecnológicos

Todos os dias podem surgir inovações capazes de transformar a atuação em diversos segmentos. A atualização profissional envolve, em grande parte, estar atento a essas novidades.

Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para não cair em modismos. Conte com o seu olhar estratégico para identificar o que tem o potencial de ser transformador e como isso interage com o seu trabalho.

6. Comece uma mentoria ou coaching profissional

A atualização profissional deve sempre se apoiar no seu contexto, no que é importante para a sua posição e área. Ao contar com pares que tenham uma visão voltada para o aprimoramento constante, você poderá seguir por um caminho equivalente.

Um estudo já mostrou que o número de gerentes e lideranças corporativas que aplicam o coaching no dia a dia das empresas está em crescimento em relação aos anos anteriores. No entanto, isso pode ser aplicado a todos os níveis corporativos.

Como nem sempre temos um mapa para saber por qual caminho seguir, é valioso ter a atualização profissional entre as prioridades para garantir que a carreira esteja progredindo continuamente. Agora, basta se basear nas orientações que trouxemos acima e começar a colocar o seu desenvolvimento em primeiro lugar.

Ah, e uma última dica. Fique antenado em quais competências você precisa desenvolver para se destacar no mercado! Quer saber quais são? Leia em nosso ebook gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Muitos são os fóruns em que se debate o perfil do profissional do futuro: visão sistêmica, capacidade de inovação e flexibilidade cognitiva

Bem-vindos ao primeiro episódio do podcast First Things FRST: um podcast sobre as competências do futuro – e do agora! ‍ Criado

No quarto trimestre de 2021, mais de 60% da população adulta brasileira inteiramente vacinada. Ou seja, mais de 95 milhões de brasileiros

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST