Six Sigma (Seis Sigma): o que é, principais etapas e como aplicar na empresa

08/04/2024

O Six Sigma, também conhecido como Seis Sigma, é mais uma metodologia japonesa de gestão focada na melhoria contínua dos processos por meio da consistência, assim como outras filosofias criadas no país, como o Kaizen.  

Ele se tornou uma abordagem amplamente adotada por diversas organizações ao redor do mundo devido aos seus resultados consistentes na otimização da qualidade e a redução de defeitos e variações nas produções.  

Entenda, com este artigo, quais são os fundamentos do Six Sigma, suas principais etapas e como é possível aplicá-lo de forma eficaz na empresa. Aproveite a leitura!  

O que é o método Six Sigma? 

O Six Sigma é uma abordagem de gestão que visa aprimorar a qualidade dos processos, reduzir defeitos, minimizar custos e aprimorar a funcionalidade dos produtos.  

O método é fundamentado em uma combinação de princípios estatísticos e técnicas de análise de dados que visa atingir níveis mais elevados de produtividade.

digital business mindset

Origem do nome 

O termo “Six Sigma” tem origem na estatística e é usado para descrever o nível de variação em um processo de produção. A letra grega sigma é usada para representar o desvio padrão, que é uma medida estatística da dispersão dos dados em torno da média.  

No contexto, a ideia é que quanto menor for o desvio padrão, mais próximo o processo estará da perfeição. 

O número “Seis” no nome Six Sigma representa o objetivo de atingir um nível de qualidade tão alto que apenas 3,4 defeitos ocorram a cada milhão de processos executados, o que resulta em um nível de precisão de 99.99966%.  

O método é frequentemente associado ao estilo de trabalho implementado pela Motorola nos anos 1980 e, com ajuda dessa abordagem, conseguiu aumentar em 4 vezes sua lucratividade.   

Quais são as etapas do Six Sigma? 

O Six Sigma segue uma metodologia estruturada conhecida como DMAIC, que é um acrônimo para Definir, Medir, Analisar, Incrementar e Controlar. Veja como cada uma dessas etapas funciona.  

Definir 

Nesta etapa, o objetivo é definir claramente o problema a ser resolvido, estabelecendo metas claras e identificando as pessoas que serão envolvidas.  

Medir  

Na segunda etapa, o foco está no mapeamento completo de processos e na coleta de dados sobre seus resultados e desempenho, com base em indicadores alinhados com as metas traçadas na etapa anterior.  

Analisar 

Aqui, os dados coletados são analisados para identificar problemas, gargalos, lacunas e oportunidades de melhorias conforme metas posteriormente definidas. 

Incrementar  

Após identificar problemas e oportunidades, esta etapa concentra-se em levantar soluções e mudanças para melhorar o processo. As soluções são testadas e refinadas antes da implementação em larga escala. 

Controlar  

A última etapa envolve a implementação de controles para garantir que as melhorias implementadas sejam sustentadas ao longo do tempo, garantindo o alcance das metas. 

Quais as principais vantagens do Six Sigma? 

Conheça as vantagens que fazem desta ferramenta um aliado da gestão orientada para a melhoria contínua 

Controle de qualidade 

O Six Sigma tem como objetivo principal a redução de defeitos e variações nos processos, resultando em produtos e serviços de maior qualidade e confiabilidade, além da eliminação de erros, desperdícios e perdas.  

Redução de custos 

Ao reduzir defeitos e melhorar a eficiência dos processos, o Six Sigma pode levar a uma significativa redução de custos operacionais, já que as operações se tornam mais enxutas e econômicas.  

Foco nos resultados 

A metodologia Six Sigma é orientada por resultados mensuráveis e tangíveis, o que ajuda as organizações a focarem em áreas que geram o maior impacto na lucratividade e nos objetivos estratégicos. 

Tomada de decisão baseada em dados 

O Six Sigma utiliza análises estatísticas e acompanhamento de métricas para fundamentar decisões, reduzindo a incerteza e aumentando a precisão na identificação de problemas e oportunidades de melhoria. 

Cultura de melhoria contínua 

Ao incentivar a busca constante por melhorias nos processos, o Six Sigma promove uma cultura organizacional voltada para a excelência e a inovação contínua. 

Quais são os níveis do Six Sigma? 

Os níveis do Six Sigma são uma maneira de classificar a habilidade e a experiência das pessoas envolvidas na implementação e condução de projetos Six Sigma.  

Cada nível de certificação, que se assemelha às classificações das artes marciais japonesas, está associado a um conjunto específico de conhecimentos e responsabilidades. A hierarquia funciona da seguinte forma:  

  • Gerentes do Programa: nível mais alto de certificação, são os responsáveis por implementar o método Six Sigma;  
  • Campeões: dão suporte aos gerentes na implementação do programa atuando como um promotor o método;  
  • Mestre Faixa Preta: especialista com experiência, ajuda como instrutor no projeto;  
  • Faixa Preta: são profissionais experientes no método e atuam como gerentes em etapas do projeto;  
  • Faixa Verde: auxiliam os faixa preta, liderando etapas menores do projeto;  
  • Faixa Amarela: são profissionais que estão começando a aprender sobre o método e são suporte aos líderes e gestores faixa preta e verde.  

Onde e como aplicar o Six Sigma na empresa? 

Apesar de sua origem na manufatura e produção, sendo aplicado para melhorar a qualidade dos produtos, reduzir defeitos e diminuir o tempo de ciclo, por exemplo, o Six Sigma pode ser adotado por praticamente todos os setores e áreas de uma empresa, trazendo benefícios multifacetados.  

Nos setores de serviços, o Six Sigma pode ser utilizado para aprimorar a experiência do cliente, reduzir o tempo de espera e eliminar erros em transações.  

O atendimento ao cliente se beneficia com a técnica, que pode atuar na identificação das causas de insatisfação do cliente, ajudando a diminuir reclamações e melhorar as taxas de resolução de problemas. Nesse contexto, o pós-venda também pode ser aprimorado, o que resulta em mais fidelização e melhora da reputação da empresa no mercado.  

O Six Sigma pode ser utilizado na elaboração de novos produtos e serviços. Por meio de sua análise cuidadosa, empresas podem estudar comportamentos e demandas e elaborar produtos e ofertas que atendam às necessidades e expectativas dos clientes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e os custos de lançamento. 

O Six Sigma é uma abordagem valiosa e relevante para empresas em busca de excelência operacional e sucesso sustentável, independentemente do seu segmento.  

Ao incorporar sua filosofia e seus princípios em sua cultura e práticas, as empresas podem criar mais valor para seus clientes e fortalecer sua posição no mercado por meio do crescimento ordenado e da inovação contínua. 

Agora, leia como um mindset ágil, alinhado ao uso de ferramentas de melhoria contínua, pode trazer ótimos resultados para sua empresa!

banner blog mindset agil

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

A comunicação é um processo essencial na vida cotidiana, uma troca constante de informações entre indivíduos. Nos comunicamos o tempo todo, e

A liderança organizacional é um elemento de suma importância dentro do contexto empresarial. É possível dizer que sem ela, uma empresa simplesmente

Você já se perguntou como o mapeamento de processos pode ser fundamental para desvendar as operações da sua organização e impulsionar o

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST