Upskilling: o que é e a diferença para reskilling

16/05/2024

Para se manter relevante em qualquer segmento, toda empresa precisa contar com colaboradores dispostos a se aprimorarem continuamente. Ou seja, eles precisam colocar o upskilling entre as suas prioridades.

Se os funcionários permanecem estagnados em suas habilidades e conhecimentos, a organização pode enfrentar dificuldades para se manter relevante no mercado. É nesse contexto em que o upskilling se revela um poderoso aliado.

Quer saber mais sobre esse conceito? Então, confira a seguir as principais informações sobre o upskilling e os seus benefícios!

O que é upskilling?

Upskilling é o processo de aprimorar habilidades profissionais já existentes ou adquirir novas competências dentro da sua área de atuação. Essa é uma ferramenta bastante útil para os colaboradores permanecerem atualizados com as últimas tendências de seu segmento.

Por exemplo, é o caso de um desenvolvedor de software que decide aprender uma nova linguagem de programação. Com isso, ele poderá expandir suas capacidades técnicas e se tornar um profissional mais versátil.

Não importa qual seja a área de atuação, há sempre novos conceitos e tecnologias que podem beneficiar os profissionais que buscam se aprimorar continuamente. O upskilling permite que eles se adaptem rapidamente a essas mudanças, proporcionando benefícios à empresa.

15 competências futuro

Quando aplicar o upskilling?

Existem algumas situações em que o upskilling se revela uma poderosa ferramenta para potencializar o sucesso da organização. Saber reconhecê-las é muito importante para aproveitar o melhor que esse recurso tem a oferecer.

Abaixo, confira quais são os principais casos em que vale a pena aplicar o upskilling:

Aumento da eficiência do time

Se a empresa percebe que certas tarefas estão levando mais tempo do que deveriam, certamente há espaço para melhorias nos processos atuais. Nesses casos, o upskilling pode ser uma ferramenta bastante útil para permitir que os colaboradores tenham uma maior produtividade.

Desenvolvimento de lideranças

Se há integrantes do time com potencial de liderança, o upskilling pode ser usado para desenvolver ainda mais essas habilidades. Isso pode envolver o treinamento em gestão de pessoas, tomada de decisões, comunicação eficaz, entre outras.

Melhoria da satisfação do cliente

O upskilling também é um recurso útil para melhorar a experiência do seu cliente. Afinal, isso é uma consequência de investir no treinamento dos funcionários para aprimorarem suas habilidades e competências.

Retenção de funcionários

Ao mostrar aos colaboradores que a empresa está investindo em seu crescimento e desenvolvimento, eles tendem a se sentirem mais satisfeitos com o trabalho. Como consequência, o upskilling pode levar a uma melhor retenção de talentos no seu negócio.

Qual a diferença entre upskilling e reskilling?

Quando o assunto é upskilling, pode ser fácil confundi-lo com outro conceito, o reskilling. Apesar de realmente serem similares, eles têm algumas diferenças bastante importantes.

Como você viu até aqui, o upskilling se refere a adquirir habilidades ou aprimorar os conhecimentos já existentes da área onde o profissional já tem experiência. Ou seja, é como dar um upgrade nas competências que ele já possui.

Em contrapartida, o reskilling envolve aprender habilidades completamente novas em uma área diferente daquela na qual o profissional costuma atuar. Trata-se de um processo de se reinventar profissionalmente para atender a novas demandas ou se adaptar a mudanças do mercado.

Por exemplo, imagine um desenvolvedor de software que decide adquirir habilidades relacionadas a análise de dados ou gestão de projetos para migrar para essas áreas. Nesse caso, ele passaria por um processo de reskilling.

Isso seria diferente se, resgatando um exemplo anterior, esse profissional decidisse aprender uma nova linguagem de programação. Como esse conhecimento está dentro do campo de atuação dele, seria considerado um caso de upskilling.

Por que é importante investir no upskilling dos colaboradores?

O investimento no aprimoramento contínuo dos colaboradores pode ser benéfico para eles e também para a empresa.

Abaixo, confira alguns pontos que reforçam a importância de investir no upskilling das suas equipes:

Enfrentamento da concorrência

Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam se destacar para atrair clientes e manter sua relevância. Investir no upskilling dos colaboradores permite ter uma equipe mais qualificada e preparada para enfrentar a concorrência.

Aprimoramento das técnicas

O upskilling também envolve a atualização e aprimoramento das habilidades técnicas necessárias para os funcionários realizarem as suas funções do dia a dia. Assim, é possível realizar suas tarefas com menos erros e de maneira mais eficaz.

Uso eficiente dos recursos

Colaboradores que se aprimoram continuamente em suas áreas de atuação conseguem usar os recursos disponíveis de forma mais eficiente. Assim, eles conseguem economizar tempo e dinheiro em suas iniciativas do dia a dia, além de reduzir eventuais desperdícios.

Foco na inovação

Colaboradores que estão constantemente se atualizando e aprendendo novas habilidades são mais propensos a pensar de forma criativa e inovadora. Isso pode ser determinante para a empresa se destacar no mercado.

Adaptação a mudanças

A maioria dos segmentos está em constante evolução, exigindo um olhar apurado para identificar e aproveitar tendências. As empresas que desejam permanecer relevantes podem recorrer ao upskilling para qualificar continuamente seus colaboradores e enfrentar essas mudanças de maneira proativa.

Quais os impactos do upskilling para empresas?

Agora que você já entendeu o conceito por trás do upskilling, vale a pena saber quais serão os impactos percebidos na empresa após colocá-lo entre as suas prioridades. Dessa forma, ficam nítidos os benefícios que ele pode trazer.

Entre eles, está o aumento do desempenho da equipe. Funcionários que passam por programas de upskilling estão mais atualizados com as últimas tendências e tecnologias do setor. Como resultado, conseguem trabalhar com maior eficiência e entregas de mais qualidade.

Além disso, o upskilling estimula a inovação ao promover a criatividade e o pensamento inovador entre os funcionários. Ao adquirirem novas habilidades e conhecimentos, eles são incentivados a buscar soluções criativas para os desafios do dia a dia.

Outros impactos incluem a redução de custos operacionais a longo prazo, uma maior retenção de talentos, uma ampliação da vantagem competitiva no mercado e mais facilidade de se adaptar às mudanças do setor.

O upskilling é fundamental para manter os seus colaboradores em uma via de aprimoramento contínuo em suas áreas de atuação. Afinal, não importa qual seja o seu segmento, sempre existem melhorias que podem ser implementadas nas habilidades e técnicas adotadas por eles. Como resultado, tanto as equipes quanto a empresa ganham.

E um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser a ferramenta ideal para desenvolver as habilidades das suas equipes. Leia em nosso guia completo como elaborar um!

pdi guia

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Empresas grandes ou pequenas podem se beneficiar muito ao ter um profissional assumindo o cargo de CMO. O título de Chief Marketing

A análise de dados é o processo de examinar informações detalhadas – seja em formato numérico, textual, visual – para descobrir tendências,

Stakeholders são os pilares fundamentais que sustentam o ecossistema empresarial, representando uma rede interconectada de indivíduos, grupos e entidades que possuem interesse

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST