Por que e quando um Agile Coach deve aprender sobre gestão de projetos ágeis

08/12/2023
agile coach

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque, desempenhando um papel importante na orientação das equipes para o sucesso. 

Este profissional é responsável por treinar as organizações na metodologia ágil, assegurando o desenvolvimento de times ágeis que irão garantir resultados efetivos para o negócio. 

É importante ressaltar também que a agenda de um Agile Coach é a melhoria contínua, fazendo bons questionamentos e desafiando os times para a construção de produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes. 

Neste artigo, exploraremos o que é um Agile Coach, a inter-relação entre a gestão de projetos ágeis e o coaching ágil, os benefícios para a liderança ágil, o timing apropriado para o aprendizado sobre gestão ágil e o impacto na melhoria contínua. 

O que é um Agile Coach? 

O Agile Coach é um profissional especializado em orientar equipes e organizações na adoção e aprimoramento das práticas ágeis. 

Esse papel transcende o aspecto técnico, concentrando-se também na cultura organizacional e nas dinâmicas de equipe. 

O Agile Coach atua como um mentor, facilitador e catalisador de mudanças, buscando promover uma mentalidade ágil e aprimorar a eficácia das práticas ágeis. 

Como a gestão de projetos ágeis se relaciona com o coaching ágil? 

A gestão de projetos ágeis e o coaching ágil estão intrinsecamente ligados, compartilhando o objetivo comum de promover a agilidade e a eficiência. 

Enquanto a gestão ágil fornece os princípios e práticas para a entrega incremental e iterativa, o coaching ágil entra em cena para catalisar a mudança cultural, auxiliando as equipes na internalização desses valores. 

De acordo com o PMI Institute, instituição renomada na área de gerenciamento de projetos, algumas das competências de um Agile Coach são a solução de problemas e a melhoria contínua. 

Da mesma forma, o bom e velho método cartesiano PDCA está ancorado nessas competências. Quem domina esse método saberá lidar com o desconhecido de forma muito mais fácil. 

Daí a importância do Agile Coach ter amplo conhecimento e experiência na gestão de projetos ágeis. O quanto antes ele aprender, mais completo e preparado estará para legitimar seu papel dentro das organizações.

Quais as etapas de um projeto ágil? 

O projeto ágil é composto de ciclos curtos contendo 4 principais etapas. 

Quando falo em ciclos curtos, me refiro à habilidade de fatiar o problema em partes menores e assim fazer a investigação das hipóteses, testes e resultados de forma mais rápida. 

As etapas são: 

Definição do problema 

Saiba traduzir e descrever bem os problemas, conectando-os sempre com o propósito da empresa. É como diz um dos princípios da agilidade: ame o problema e não a solução. 

Tendemos sempre a pensar diretamente na solução, sem antes entendermos a fundo qual problema queremos resolver e quais são suas causas. Os problemas estão sempre definidos nos fins e devemos pensar qual a função e o propósito da empresa. 

Não menos importante que uma boa definição do problema é identificar qual indicador o representa e em qual patamar queremos chegar. 

Levantamento de hipóteses 

Nesta etapa, investigamos as razões pelas quais o problema surge. 

É hora de conversar com as pessoas, levantar hipóteses, dados e analisar as causas e, a partir daí, levantarmos as soluções. 

Seguindo esses passos temos grandes chances de resolvermos os problemas de forma efetiva e definitiva.  

Teste das hipóteses 

É a melhor forma de validar ou invalidar uma hipótese – falhar rápido e aprender rápido. 

Devemos mensurar qual o impacto e o esforço de testar suas hipóteses. Faça a pergunta: quais ações que serão realizadas estão ligadas à minha hipótese? 

Mensuração de resultados e aprendizados 

Aqui é a hora de refletir quais foram os erros cometidos no trajeto, quais acertos alcançamos e quais serão replicados. 

Meça os resultados quantitativos e qualitativos obtidos. Você atingiu a meta proposta na primeira etapa? Crie maturidade para que o próximo ciclo ágil seja mais eficiente. 

Quanto a compreensão da gestão beneficia a liderança ágil? 

A compreensão profunda da gestão de projetos ágeis beneficia significativamente a liderança ágil. 

A liderança, nesse contexto, não se baseia apenas em habilidades técnicas, mas também na capacidade de fomentar uma cultura de aprendizado contínuo e melhoria. 

O Agile Coach, ao possuir um entendimento sólido da gestão ágil, pode influenciar a liderança a adotar abordagens mais colaborativas, transparentes e orientadas a resultados. 

Quando é o momento certo para um Agile Coach aprender sobre gestão ágil? 

A busca por conhecimento sobre gestão ágil não é uma jornada com um ponto de partida fixo, mas sim uma trajetória contínua. 

No entanto, alguns marcos podem indicar o momento propício para um Agile Coach buscar esse aprendizado. 

Por exemplo, ao enfrentar desafios na implementação de práticas ágeis, ao perceber a necessidade de alinhar estratégias de negócios com as práticas ágeis ou ao liderar equipes em projetos complexos, o Agile Coach pode considerar oportuno aprofundar seus conhecimentos em gestão ágil. 

Como a gestão de projetos ágeis impacta na melhoria contínua? 

A gestão de projetos ágeis é, por natureza, orientada à melhoria contínua. 

Os princípios ágeis, como inspeção e adaptação, estão no cerne dessa abordagem. O Agile Coach desempenha um papel crucial ao facilitar a retroalimentação constante, promovendo a reflexão sobre o desempenho da equipe e identificando oportunidades de aprimoramento. 

Ao integrar práticas como retrospectivas regulares e revisões contínuas, a gestão de projetos ágeis proporciona um ciclo iterativo de aprendizado e evolução constante. 

Case de gestão ágil na plataforma FRST 

Trago aqui um case muito interessante de um participante da Trilha de Conteúdo: Gestão Estratégica. Ele trabalhava em uma mineradora e tinha como desafio a redução do custo de transporte de resíduos na planta. 

Seguindo com disciplina as etapas do projeto ágil, ele levantou hipóteses com pessoas envolvidas diretamente no processo e obteve preciosos insights. 

Ao final do ciclo de 5 semanas, ele apresentou ganhos expressivos relacionados não só à redução do custo de transporte de resíduos, mas também na reutilização dos mesmos dentro da planta, evitando a compra de determinadas matérias-primas que foram substituídas por esses resíduos.

Temos muitos outros casos de sucesso de líderes e empresas que aceleraram seus resultados com a plataforma da FRST. Vale dar uma conferida!

Como guardião dos times e projetos ágeis, é fundamental que o Agile Coach tenha também fortes habilidades de liderança. 

Como diz o professor Vicente Falconi, “onde não há gerenciamento, não há liderança”. Devemos lembrar que agilidade não é sobre velocidade e sim adaptabilidade. O desafio é grande, pois como dizia Jack Welch, executivo americano e autor de vários livros: “pessoas não gostam de mudanças e, por isso, cabe ao líder mostrar as razões e, se possível, as melhorias que elas trarão para a empresa”. 

Em resumo, agilidade é sobre resultados. Essa perspectiva desafia a visão muitas vezes superficial que alguns tem sobre agilidade, recordando-nos de que seu proposito principal é impulsionar a entrega de valor. 

Quer continuar aprendendo mais sobre gestão e como desenvolver líderes na sua empresa? Baixe agora gratuitamente nosso ebook Como construir um Pipeline de Liderança e e veja como boas lideranças podem acelerar o crescimento da sua empresa!

 

pipeline lideranca

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Todas as empresas, independentemente da área em que atuam, têm projetos para conduzir. Sejam eles grandes ou pequenos, eles exigem atenção e

No cenário dinâmico e desafiador das empresas, o sucesso não se trata apenas de estratégias e números. Envolve a compreensão profunda das

A liderança transacional é um estilo de liderança focado na troca de recompensas por desempenho. De modo geral, esse modelo se baseia

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST