Coach: o que é, tipos e quais suas funções

27/05/2024

Nos últimos anos, o coach e a prática de coaching se tornaram muito difundidos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.  

A moda em torno dessa profissão no Brasil foi tanta que acabou gerando certa “polêmica” acerca dos objetivos e da efetividade do coaching, mas, ao mesmo tempo, grande parte do público não conhece com profundidade esse processo e seu potencial.  

Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja entender melhor todos os aspectos relacionados ao coaching e saber mais sobre a carreira de um coach, continue a leitura deste artigo  e entenda como esse profissional pode ser um aliado no desenvolvimento e crescimento. 

O que é coach? 

Um coach é um profissional especializado em auxiliar indivíduos ou grupos a atingir seus objetivos, melhorar suas habilidades e desenvolver seu potencial.  

A palavra “coach” vem do inglês e pode ser traduzida como “treinador” ou “instrutor”. Assim, o coach pode ser visto como um facilitador do autoconhecimento, ajudando seus clientes na definição de metas e na elaboração de estratégias para superar desafios.  

E o que é coaching? 

Coaching é um processo orientado ao desenvolvimento pessoal e profissional que visa ajudar indivíduos ou grupos a melhorar desempenho em diversas áreas do trabalho e da vida.  

A metodologia emprega diversas técnicas e ferramentas para ajudar pessoas e empresas a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, estabelecer metas claras e mensuráveis, e criar planos de ação eficazes. 

Qual a diferença entre coach e coachee? 

A diferença básica entre coach e coachee é que o coach é o profissional especializado em facilitar o processo de coaching, isto é, a pessoa que fornece orientação, suporte, feedback e ferramentas.  

O coachee é o indivíduo que está passando pelo processo de coaching, ou seja, que está recebendo a orientação e incorporando as técnicas transmitidas.  

Qual a formação de um coach e o que estuda? 

No Brasil, a formação de um coach ocorre principalmente por meio de cursos específicos e certificações oferecidas por instituições credenciadas. Da mesma forma, é possível fazer cursos, workshops, mentorias para aprimorar a prática.  

O processo de formação é contínuo, já que o coaching é uma área em constante evolução e aprendizado. Em geral, a formação de um coach envolve o estudo de áreas do conhecimento como:  

  • Psicologia comportamental;  
  • Comunicação e habilidades interpessoais; 
  • Teoria e técnicas de coaching — compreensão dos fundamentos teóricos do coaching, estrutura de sessões e ferramentas de avaliação;  
  • Ética e prática profissional; 
  • Desenvolvimento pessoal e liderança;  
  • Neurociência aplicada ao coaching.  

Quais as principais funções do coach? 

As principais funções de um coach estão centradas em facilitar o autoconhecimento, auxiliando o coachee a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo. A ideia é capacitar indivíduos a identificar e desenvolver as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos.  

Para isso, o coach deve ajudar o coachee a definir metas claras, específicas e mensuráveis para suas aspirações pessoais ou profissionais e colaborar na criação de planos de ação concretos e realistas.  

Ao mesmo tempo, cabe ao coach desafiar seu cliente a assumir responsabilidade por suas ações, escolhas e resultados, mas também inspirá-lo a superar desafios em direção ao seu crescimento e sucesso, incentivando-o a expandir seus horizontes.  

Quais os benefícios do coaching? 

Quando bem aplicado e estruturado, o trabalho do coaching pode ser extremamente benéfico para um indivíduo, empresa ou equipe. Confira as principais vantagens.  

Autoconhecimento 

O coaching ajuda os indivíduos a desenvolverem uma compreensão mais profunda de si mesmos, incluindo valores e crenças que podem estar limitando seu crescimento, além de pontos fortes e áreas de melhoria. 

Maior foco e produtividade 

Ao trabalhar com um coach, os coachees aprendem a priorizar tarefas, gerenciar seu tempo de forma eficaz e manter o foco nas atividades que são mais importantes para o alcance de seus objetivos. 

Melhoria do desempenho 

O coaching pode levar a melhorias significativas no desempenho, seja no trabalho, na gestão, nos estudos, nos esportes ou em outras áreas da vida, ajudando os indivíduos a maximizarem seu rendimento e alcançarem resultados acima da média. 

Aumento da autoconfiança 

O coach ajuda seus mentorados a desenvolverem uma maior confiança em si mesmos e em suas habilidades, aprendendo a superar dúvidas e medos e a assumir riscos calculados em busca de seus objetivos. 

Gerenciamento de mudanças e transições 

O coaching é especialmente útil para pessoas que estão passando por mudanças, como transições de carreira. Esse trabalho oferece suporte durante esses períodos, ajudando os indivíduos a se adaptarem a novas situações, a lidarem com desafios e a aproveitarem oportunidades de crescimento. 

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional 

Os coachees aprendem a criar um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades pessoais e profissionais, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar. 

Melhores relacionamentos interpessoais 

O coaching pode melhorar significativamente a qualidade dos relacionamentos interpessoais, uma vez que é possível ajudar os indivíduos a desenvolverem habilidades de comunicação, empatia e colaboração. 

Como é a carreira de um coach? 

Um dos primeiros passos para uma carreira de sucesso como coach geralmente envolve a obtenção de uma formação adequada em coaching ou certificação. 

A certificação em coaching é importante para validar as habilidades e competências do coach e aumentar sua credibilidade no mercado. Nessa jornada, muitos coaches optam por se especializar em uma área específica do coaching, como coaching executivo, coaching de vida, coaching de carreira, entre outros.  

Identificar um nicho de mercado pode ajudar o coach a direcionar seus serviços para um público-alvo específico e a se destacar em um campo competitivo. 

Com relação ao formato do trabalho, um coach pode optar por investir em uma prática privada, oferecendo serviços individuais e personalizados, ou também encontrar oportunidades de trabalho em organizações, direcionando seu trabalho para o desenvolvimento organizacional. 

Alguns coaches combinam suas habilidades de coaching com consultoria, oferecendo treinamentos corporativos, palestras motivacionais e programas de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Independentemente dos direcionamentos distintos que esse profissional pode dar a sua carreira, de forma geral, ser um coach envolve um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional a fim de manter-se atualizado com as melhores práticas e tendências deste campo.  

O que é necessário para ser um coach? 

Como falamos, a jornada para se tornar um coach e trabalhar com isso pode envolver passos como:  

  • Buscar uma formação e certificação em coaching oferecidos por instituições credenciadas;  
  • Desenvolver habilidades práticas de coaching, como comunicação eficaz, empatia, escuta ativa, feedback construtivo, entre outras competências;  
  • Participar de sessões de coaching supervisionadas por coaches experientes.  

O coaching pode ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional muito efetiva e produtiva quando bem aplicada. Ao investir em capacitação e formação e aprendizagem contínua, um profissional pode se tornar um coach de sucesso e ajudar muitas pessoas a superar desafios e ter mais sucesso e realizações.  

Veja agora como um mindset ágil pode impulsionar ainda mais o seu sucesso! Leia nosso ebook exclusivo!

banner blog mindset agil

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

A hiperconectividade do mundo, o trabalho em rede e o surgimento de tecnologias cada vez mais disruptivas estão transformando o mercado de

O Japão é berço de muitas filosofias e métodos de trabalho que prezam pela produtividade e melhoria contínua. O método Kaizen é

Os livros sobre liderança oferecem uma fonte valiosa de conhecimento e insights fundamentais para quem deseja se destacar como líder.  Ao colocar

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST