Como atingir a alta performance na sua vida profissional e pessoal

10/04/2024

Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem alcançar resultados extraordinários, enquanto outras têm dificuldades para se destacar? A diferença pode estar em um comprometimento com a alta performance.

Essa postura pode ser muito importante para o sucesso de um profissional não importando a área em que ele atue. No entanto, é preciso saber quais habilidades priorizar e como incluir essa abordagem na rotina.

A seguir, traremos o conceito por trás da alta performance, as suas principais características e como adotá-la.

O que é alta performance?

Alta performance é um tipo de comportamento impulsionado por uma busca constante por obter resultados cada vez melhores. Ao mesmo tempo, é orientado por ultrapassar a média e atingir um desempenho excepcional em determinada área.

Isso geralmente é alcançado a partir de algumas mudanças de hábitos e atitudes. Afinal, esse objetivo requer a definição de objetivos claros e um autoconhecimento profundo para saber como se impulsionar para frente.

Esse conceito pode ser utilizado para se referir tanto ao aspecto pessoal quanto ao profissional. A seguir, você verá como a alta performance se manifesta em cada um deles:

Na vida pessoal

Alta performance na vida pessoal significa adotar um estilo de vida com foco em excelência e explorar o máximo do seu potencial em todas as áreas da vida. É algo que envolve ter cuidado com a saúde física e mental, além de equilibrar o trabalho e a vida pessoal.

Na vida profissional

Ter alta performance na vida profissional significa atingir níveis de produtividade e resultados que excedem as expectativas. Quem se enquadra nessa descrição geralmente está em constante desenvolvimento e aprendizado, entregando resultados cada vez melhores.

definir desdobrar metas

Quais as características de uma pessoa com alta performance?

Viver com foco em alta performance é algo que exige alguns traços de personalidade e posturas. O primeiro passo para incorporar esse estilo de vida é entender que isso envolve adotar certos hábitos e mentalidades.

Confira a seguir quais são as principais características de alguém com alta performance:

Autodisciplina

Se a ideia é atuar com alta performance, é preciso administrar seus próprios esforços para alcançar esse objetivo. Essa autodisciplina envolve definir metas claras, estabelecer uma rotina produtiva e mantê-la à risca mesmo diante de desafios e obstáculos.

Foco

É preciso ser capaz de direcionar a sua atenção e energia para uma tarefa ou objetivo específico, minimizando as distrações e mantendo a concentração até finalizá-la ou alcançar seus objetivos. Isso permite que pessoas com alto desempenho possam usar seu tempo e recursos da melhor forma.

Proatividade

Alcançar resultados cada vez melhores também exige uma pessoa proativa. Antecipar problemas e oportunidades permite estar sempre um passo à frente dos demais e atingir os seus objetivos mais ambiciosos.

Gestão do tempo

De nada adianta se comprometer com bons resultados e não conseguir administrar as suas prioridades do dia a dia. Isso significa que a gestão do tempo é essencial para a alta performance, envolvendo saber como programar o seu dia e maximizar a produtividade.

Flexibilidade

Raramente o caminho da alta performance é linear, quase sempre exigindo flexibilidade para que seja possível adaptar seus planos e estratégias conforme necessário. Afinal, o mundo e as pessoas estão sempre passando por transformações.

Qual a importância de viver com alta performance?

Há motivos para a crescente atenção em torno do conceito de alta performance: tanto os profissionais quanto as empresas tendem a se beneficiar dessa postura.

Para as pessoas, ter uma atuação voltada à alta performance é fundamental para permanecer competitivo no mercado de trabalho. Com cada vez mais demanda por profissionais capazes de entregar resultados cada vez melhores, aqueles com alto nível de desempenho se destacam.

Já no caso das empresas, isso é necessário para uma cultura organizacional capaz de gerar resultados cada vez superiores. Isso permite alcançar mais clientes e se consolidar no mercado ao superar a ameaça de concorrentes.

Além desses pontos, o trabalho voltado à alta performance é importante porque possibilita um desenvolvimento contínuo de todos. Somente assim é possível acompanhar as constantes mudanças e avanços em diversas áreas de atuação. 

Quais os benefícios de viver com alta performance?

Além de sua importância para o desenvolvimento profissional, uma orientação à alta performance pode trazer benefícios bastante desejáveis a quem adota essa postura. Se você está em busca de argumentos para fazer essa mudança, então os encontrou.

Conheça a seguir quais são os principais benefícios de viver com alta performance na vida pessoal e profissional:

Mais produtividade

Trabalhar dessa forma tende a aumentar a produtividade e a eficiência do profissional. Dessa forma, ele consegue realizar mais em menos tempo, além de fazer entregas de maior qualidade.

Melhor priorização de tarefas

A alta performance permite identificar quais atividades estão alinhadas com seus objetivos para que seja possível dar a prioridade mais adequada a elas, levando a uma maior eficiência no trabalho. Isso também ajuda a evitar o desperdício de tempo e energia em tarefas menos importantes.

Acesso a promoções e aumentos

Quem quer desenvolver a carreira pode se beneficiar muito de uma postura de alta performance. A entrega contínua de resultados cada vez melhores tende a gerar promoções e até aumentos para o profissional dentro da empresa, já que se torna alguém altamente valioso.

Diminuição dos erros

Atuar com foco em alta performance também causa uma diminuição natural nos erros do dia a dia. Afinal, as pessoas estão mais focadas e comprometidas com as suas atividades, o que resulta em uma execução mais cuidadosa das tarefas.

Crescimento pessoal e profissional

Por envolver o desenvolvimento constante de habilidades e conhecimentos, a alta performance também contribui para o crescimento pessoal e profissional. Estar em um caminho de aprimoramento contínuo é valioso em qualquer área.

6 dicas práticas para atingir a sua alta performance

Mesmo sabendo a importância e as características de ser um profissional de alta performance, pode não ser óbvio quais passos seguir para incorporar esse comportamento em seu dia a dia. E é nisso que vamos ajudar você.

Abaixo, conheça as nossas 6 dicas práticas para atingir a sua alta performance em sua rotina:

1. Desenvolva habilidades estratégicas

Pessoas focadas em alta performance geralmente têm certas características e habilidades que as distinguem dos demais. Então, se você deseja adotar essa postura daqui em diante, deve se concentrar nas competências que ajudarão você a alcançar esse objetivo com foco e disciplina.

Esse trabalho exige bastante autoconhecimento da sua parte, então evite apressá-lo e faça uma análise aprofundada das competências que você possui e que precisa desenvolver. A partir daí, elabore um plano focado em colocar essa ideia em prática.

2. Busque feedbacks construtivos

Não se pode usar apenas a própria percepção para encontrar áreas para aprimorar com foco em ser um profissional de alta performance. Você também deve buscar feedbacks honestos e construtivos de seus pares.

A partir desses retornos, você poderá identificar onde precisa focar e com qual intensidade. Para isso, lembre-se de ter abertura para receber críticas e flexibilidade para adaptar a sua estratégia conforme necessário.

3. Exercite a criatividade e a inovação

A alta performance está diretamente ligada à criatividade e à inovação, já que essas habilidades permitem encontrar soluções únicas e eficazes para os desafios que você enfrenta no dia a dia. Como resultado, os seus resultados tendem a melhorar cada vez mais.

Para fazer isso, é importante ter tempo na sua rotina para estimular o pensamento criativo. Entre as possibilidades estão sessões de brainstorming, exercícios de pensamento lateral e buscas contínuas por novas referências.

4. Assuma responsabilidades desafiadoras

Busque de forma proativa por projetos e responsabilidades que estejam fora da sua zona de conforto. Afinal, há grandes chances dessas oportunidades servirem como meios altamente eficazes para acelerar a sua alta performance.

Sair da zona de conforto é sempre desafiador, mas também é algo muito importante para o desenvolvimento profissional. No entanto, existem formas de amenizar esse processo: experimente assumir novas responsabilidades que tenham identificação com seus interesses e evolua a partir daí.

5. Defina rituais de produtividade

Pequenos hábitos do dia a dia podem ajudar você a colocar a alta performance como prioridade em suas atividades. Esse tipo de estímulo pode variar de pessoa para pessoa, podendo ir desde uma playlist motivacional até um rápido percurso de bicicleta.

Seja qual for a sua escolha, ela deve ter relação com as suas preferências. Ou seja, deve ser algo que coloque você em um estado mental propício para desempenhar alta performance.

6. Atualize-se continuamente

As suas referências de hoje não podem ser definitivas se a ideia é conquistar resultados cada vez melhores. É por isso que você deve ter o hábito de se atualizar continuamente para evoluir como profissional em todos os sentidos.

Isso também envolve estar em constante aprendizado. Por exemplo, reserve um tempo para ler livros, assistir a webinars, fazer cursos e treinamentos, entre outros.

Como criar equipes de alta performance?

Considerando o quanto uma postura voltada à alta performance é positiva para os resultados, é natural que seja desejável para um gestor contar com um time que tenha essa característica. No entanto, para isso, é preciso ter a estratégia certa.

Que tal contar com alguns exemplos? A seguir, veja os requisitos necessários para criar equipes de alta performance em sua empresa:

Estabeleça objetivos claros

Para que seja possível ter uma equipe capaz de entregar resultados de alta performance, primeiramente é preciso definir o que isso significa. Ou seja, estabeleça objetivos e metas que tenham clareza e estejam alinhados com a visão e os valores da empresa.

Além de dar ao time um senso de propósito, isso permitirá que tenha um alvo concreto para servir de guia em suas atividades do dia a dia.

Contrate as pessoas certas

Outra ação fundamental para formar equipes de alta performance é se certificar de que o seu processo de recrutamento leva isso em consideração ao selecionar novos profissionais. Além de ter clareza sobre o perfil e o nível de qualificação desejados, isso deve ser a base para avaliar habilidades e experiências.

Então, concentre-se em analisar a identificação dos candidatos com as características de pessoas de alta performance. Isso envolve um equilíbrio entre soft skills e hard skills estratégicos para a empresa e seus resultados.

Promova uma comunicação aberta

A comunicação do time deve funcionar bem se a ideia é conquistar resultados cada vez melhores. Para isso, todos precisam estar confortáveis para compartilhar insights, dar e receber feedbacks e discutir problemas.

Além disso, vale a pena priorizar a transparência na relação com a equipe. Por exemplo, você pode realizar reuniões periódicas para discutir o andamento dos projetos, dividir informações relevantes e alinhar expectativas.

Estimule a experimentação

Uma equipe empoderada para testar novas soluções como parte da rotina tem mais chances de desenvolver um ambiente propício para a alta performance. Afinal, é de um terreno fértil de criatividade e inovação que podem surgir ideias capazes de gerar resultados excepcionais.

Isso não deve ser restrito apenas à sua equipe; em vez disso, precisa integrar a cultura da empresa. Para isso, estimule o desenvolvimento de abordagens inovadoras em todos os níveis, desde as lideranças até os mais juniores.

Facilite o trabalho em equipe

Pessoas que trabalham bem juntas podem ser mais produtivas e eficazes que a simples soma de seus talentos individuais. Como consequência disso, é possível alcançar resultados de alta performance em um ritmo produtivo.

Entre as alternativas para fomentar a colaboração na empresa estão o uso de ferramentas e plataformas digitais que facilitem a comunicação, a realização de atividades como workshops e sessões de brainstorming e a consolidação de uma cultura de trabalho em equipe.

Invista em treinamento e desenvolvimento

A melhoria contínua de habilidades e conhecimentos também é fundamental para a alta performance da empresa. Para isso, é preciso oferecer oportunidades para as equipes se aprimorarem de maneira constante.

Experimente investir em cursos e treinamentos voltados a desenvolver habilidades estratégicas, algo que pode envolver desde o acesso a programas externos até a contratação de consultores e coaches com abordagens mais específicas.

O conceito de alta performance não pode e nem deve ser algo abstrato. Em vez disso, é uma meta tangível e alcançável, bastando adotar uma abordagem com objetivos concretos e o desenvolvimento de uma cultura de excelência na empresa. Então, aproveite essa oportunidade para iniciar um processo de transformação junto ao seu time.

Comece com um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para identificar oportunidades de desenvolvimento de competências na sua equipe. Saiba como criar um em nosso guia exclusivo!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Stakeholders são os pilares fundamentais que sustentam o ecossistema empresarial, representando uma rede interconectada de indivíduos, grupos e entidades que possuem interesse

Problem-based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino, em que as pessoas aprendem os conceitos e definições a partir da solução de

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST