Brainstorming: o que é, tipos e como fazer

28/03/2024

Tomar decisões, planejar, pensar em novos produtos e soluções são atividades corriqueiras no mundo dos negócios, especialmente no cenário dinâmico e competitivo que vivemos.  

Para manter a criatividade e o fluxo de ideias, o brainstorming é uma técnica frequentemente usada para geração de soluções inovadoras. O conceito foi ‘abraçado’ pelo mundo corporativo e também pela educação há anos, mas o termo, que vem do inglês, tem uma difícil tradução.  

Literalmente, ele significa “tempestade cerebral”, indicando que é como se tivéssemos que colocar todo nosso raciocínio “para fora”, externando ideias.  

Neste artigo, vamos nos aprofundar no conceito de brainstorming e saber mais sobre seu potencial de gerar insights valiosos de forma eficaz e produtiva. Acompanhe!  

O que é brainstorming? 

O brainstorming é uma técnica de geração de ideias que envolve a colaboração de um grupo de pessoas para criar soluções, explorar conceitos ou resolver problemas.  

Trata-se de uma ferramenta muito versátil que pode ser utilizada em uma variedade de contextos, como reuniões de equipe empresarial ou sessões de planejamento. A ideia é coletar o máximo de ideias possíveis, que depois são refinadas e repensadas.  

Quais são as etapas de um brainstorming? 

O brainstorming é fácil de ser aplicado e geralmente segue algumas etapas básicas como:  

  1. Preparação: onde é definido o objetivo da atividade e os temas que os participantes vão explorar;  
  2. Reunião: as pessoas se reúnem, são apresentadas ao tema ou problema e começam a refletir;  
  3. “Chuva de ideias”: as ideias começam a fluir, e todas são bem-vindas e registradas;  
  4. Organização e seleção: depois do debate, o grupo começa a separar ideias que são mais interessantes, viáveis, relevantes para o momento, etc.;  
  5. Definição e ação: o grupo desenvolve um plano baseado nas ideias escolhidas.  

Para que serve o brainstorming? 

O brainstorming tem como principal objetivo estimular a criatividade e criar um espaço em que as pessoas possam associar livremente ideias dentro de um tema.  

Pensando no significado do termo, durante uma sessão de brainstorming, os participantes são encorajados a expressar livremente suas ideias, sem julgamento ou crítica, com o objetivo de gerar uma ampla variedade de sugestões. Ou seja, é como um exercício de colocar ideias para fora como uma tempestade.  

Quais as vantagens do brainstorming? 

O brainstorming é um sucesso no ambiente acadêmico e corporativo há anos justamente por ser tão vantajoso. Veja os principais benefícios a seguir.  

Estimula a diversidade  

O brainstorming acolhe ideias sem julgamento e funciona melhor quando são reunidas pessoas com diferentes experiências, conhecimentos, culturas e perspectivas, o que leva a uma ampla variedade de ideias e soluções criativas. 

Encoraja a participação ativa e o engajamento  

O brainstorming promove a participação ativa de todos os membros do grupo, permitindo que cada pessoa contribua com suas próprias ideias e perspectivas sem receio de ser julgado,  

Consequentemente, participar de sessões de brainstorming pode aumentar o engajamento e a motivação dos profissionais, pois lhes dá a oportunidade de contribuir para o processo de resolução de problemas. 

Fortalece o trabalho em equipe 

O brainstorming é, em essência, um trabalho colaborativo. A ideia não é gerar uma ideia ou a melhor de todas, mas sim juntar o máximo de pessoas possível e debater um tema para que se chegue a um conhecimento comum.  

Por isso, essa é uma estratégia que estreita laços e reforça a importância do trabalho em equipe, promovendo um ambiente de colaboração. 

Agiliza a tomada de decisão 

Por vezes, muitos projetos ficam estacionados nas empresas simplesmente porque os profissionais ou líderes responsáveis não conseguem tomar as decisões certas.  

Dessa maneira, o brainstorming é uma ferramenta útil para a tomada de decisões, o que facilita na hora de avaliar os prós e contras de certas escolhas. No fim, líderes contam com um grande arsenal de ideias para embasar suas decisões.  

5 principais técnicas de brainstorming 

O brainstorming é tão popular que muitas diferentes técnicas foram desenvolvidas além da simples reunião e debate sobre ideias.  

Hoje, existem diferentes maneiras de aplicar essa ferramenta e engajar sua equipe nesse trabalho por meio de abordagens diversas.  

Aqui, separamos 5 técnicas para você conhecer e usar. Confira! 

1. Brainwriting 

Conhecida também como a técnica dos Post-its, o brainwriting envolve a escrita silenciosa de ideias em vez de verbalizá-las. Os participantes escrevem suas ideias, cada uma em um post-it separado.  

Em seguida, os post-its são colocados em uma superfície, como um quadro branco ou uma parede, e organizados em grupos ou categorias semelhantes.  

Esta abordagem permite uma fácil visualização e manipulação das ideias, facilitando a discussão e reflexão.  

2. Mudança de Atributo 

Na técnica de mudança de atributo, os participantes exploram como um objeto, conceito ou processo pode ser alterado mudando seus atributos essenciais.  

Por exemplo, a equipe pode considerar como um produto seria se fosse feito de um material diferente, tivesse uma cor diferente, ou fosse usado por um público-alvo diferente.  

Essa técnica visa desafiar os participantes a pensar além dos limites convencionais e explorar novas possibilidades. 

3. Mindmapping 

O mindmapping é uma técnica visual que envolve a criação de um mapa mental para representar ideias e conceitos de forma não linear.  

Começando com uma ideia central ou problema no centro do mapa, os participantes adicionam ramificações com ideias relacionadas, conectando-as com linhas ou setas.  

Essa é a maneira ideal de organizar e visualizar todas as relações entre as ideias, facilitando a geração de novas conexões e insights. 

4. Brainstorming Oposto 

No brainstorming oposto, os participantes geram ideias que são o oposto da solução desejada.  

Por exemplo, se o problema é como aumentar as vendas de um produto, os participantes podem gerar ideias para diminuir as vendas — mesmo que isso não seja realmente a intenção.  

Essa forma divertida e fora do convencional de pensar pode estimular o time a ver nas ideias invertidas oportunidades para melhorias 

5. Brainstorming Tangível 

No brainstorming tangível, os participantes trabalham com objetos físicos, protótipos, exemplos ou cenários tangíveis para gerar ideias.  

Isso estimula manipular ideias de forma mais palpável e concreta, o que ajuda na hora de realmente se colocar no lugar do cliente ou usuário.  

Como fazer um brainstorming passo a passo? 

Confira um passo a passo de como conduzir e estruturar sessões de brainstorming 

Escolha um líder ou facilitador 

O primeiro passo é designar alguém para mediar a sessão e garantir que ela siga o plano. Essa figura facilitadora deve ser capaz de manter o foco, incentivar a participação e garantir que todas as vozes sejam ouvidas. 

Escolha a técnica 

Considerando as várias técnicas de brainstorming, selecione a abordagem que vai ser mais adequada para o grupo e o objetivo da sessão. 

Apresente o tema ou contexto 

Aponte claramente o tema ou contexto para os participantes. Certifique-se de que todos tenham uma compreensão clara do problema ou questão a ser abordada. 

Estabeleça um limite de tempo 

Defina um limite de tempo para a sessão de brainstorming para garantir que todos vão manter o foco e não entrar em uma discussão indefinidamente.  

O tempo pode variar dependendo da complexidade do problema, mas, geralmente, 15 a 30 minutos são adequados para sessões mais curtas. 

Defina regras básicas 

Estabeleça algumas boas práticas e normas para orientar a sessão, como: 

  • Todos devem participar ativamente; 
  • Nenhuma ideia deve ser julgada ou criticada durante a sessão; 
  • O pensamento livre e criativo deve ser encorajado; 
  • Entre outras.  

O brainstorming é o motor da inovação; uma etapa inicial importante para empresas que querem discutir temas e questões corporativas em todos os pontos de vista possíveis. Ao implementar essa prática, empresas podem impulsionar seus negócios por meio da criatividade e da disrupção.  

 Você sabia que criatividade inclusive é uma das 15 competências do profissional do futuro, de acordo com o Fórum Ecônomico Mundial? Quer saber quais são todas essas competências e como desenvolvê-las? Confira em nosso conteúdo exclusivo!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O tempo é, e sempre foi, um recurso extremamente valioso, por isso a eficiência e a produtividade são cruciais para o sucesso

Livros sobre produtividade são essenciais no mundo atual, onde o tempo é um recurso valioso. A busca pela eficiência no trabalho e

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST