5 dicas para incentivar o trabalho em equipe na empresa

31/01/2024

Mesmo que as empresas atuem em setores muito diferentes, há algo constante: a importância do trabalho em equipe.

O ser humano é naturalmente social, e isso se reflete em todas as áreas da vida, inclusive no aspecto profissional. Quando as pessoas em uma organização trabalham bem juntas, é mais provável que alcancem bons resultados e experimentem crescimento.

Os números confirmam isso: um estudo da Catho revelou que 72% das empresas consideram a habilidade de trabalho em equipe como a mais importante nas seleções. Isso não acontece por acaso.

Neste artigo, você vai se aprofundar na importância do trabalho em equipe para as organizações e conhecer as melhores formas de incentivá-lo.

O que é trabalho em equipe?

Trabalho em equipe significa a união de pessoas em função de um objetivo em comum, combinando suas diversas habilidades e talentos para realizar uma ou mais tarefas.

Geralmente, alcançar excelência e eficiência é mais viável dessa maneira do que ao tentar fazer tudo sozinho. Esse potencial é ampliado ainda mais ao integrar diferentes departamentos e especialidades dentro de uma empresa.

Por esse motivo, a capacidade de trabalhar bem em equipe é altamente valorizada pelas organizações ao contratar novos colaboradores. De acordo com uma pesquisa do PageGroup com recrutadores, essa competência é a mais procurada ao analisarem candidatos.

Dessa forma, profissionais de todas as áreas costumam focar em aprimorar essa habilidade para se destacarem.

Qual a importância do trabalho em equipe para a empresa?

Investir no trabalho em equipe traz uma série de vantagens que justificam sua importância em qualquer setor.

Essa colaboração é essencial para a eficiência e a produtividade. Quando um time trabalha de forma integrada, é possível distribuir as responsabilidades de acordo com as habilidades individuais, aproveitando a melhor abordagem para cada demanda.

Além disso, promove um ambiente propício para a troca de ideias, permitindo que os membros compartilhem suas perspectivas e opiniões. Isso facilita a coordenação e a fluidez das operações, prevenindo conflitos e aprimorando a comunicação.

Aliás, também tende a resultar em tomadas de decisões mais estratégicas, principalmente em equipes com mais diversidade.

Qual é o perfil de quem trabalha em equipe?

Para colher os benefícios do trabalho em equipe, é preciso contar com profissionais que possuam o perfil adequado. Não é à toa que os empregadores valorizam cada vez mais essa soft skill, pois nem todos os candidatos apresentam as características essenciais para uma colaboração eficaz.

A seguir, você vai ver quais são os traços mais importantes do perfil de quem trabalha bem em equipe:

Comunicação

Uma habilidade essencial em qualquer relacionamento, a capacidade de se comunicar efetivamente também é fundamental no ambiente profissional. Isso inclui expressar ideias de maneira clara, praticar a escuta ativa e responder de forma eficaz.

Delegação

Saber delegar tarefas e compartilhar responsabilidades é essencial para o sucesso do trabalho em equipe. Isso implica em reconhecer as habilidades individuais dos colegas e como podem contribuir para atender a cada necessidade.

Negociação

A aptidão para negociar e ceder quando necessário também é vital nesse contexto. É fundamental alcançar consenso diante de soluções ou desafios cotidianos, independentemente das condições apresentadas.

Proatividade

Quem se prontifica a realizar atividades, antecipa as necessidades do time e planeja os próximos passos geralmente se destaca no trabalho em equipe. Pessoas com esse perfil tendem a apresentar um desempenho excepcional nas relações corporativas.

O que dificulta o trabalho em equipe?

Apesar de ser altamente vantajoso para empresas de todos os setores, o trabalho em equipe vem com desafios que precisam ser superados para garantir o sucesso dessa iniciativa. A capacidade de superar essas dificuldades é o que determina se a colaboração será bem-sucedida ou não.

Conheça a seguir quais elementos costumam ser as suas maiores barreiras:

Pouca autonomia

Quando o time não tem liberdade suficiente para distribuir tarefas entre si e contribuir com ideias inovadoras, a coletividade acaba sendo prejudicada. Isso também pode afetar negativamente a proatividade do grupo.

Conflitos internos

Divergências de opinião são normais e saudáveis, desde que sejam bem administradas. Caso contrário, essas diferenças podem resultar em conflitos que prejudicam a harmonia da equipe e o andamento do trabalho.

Problemas de comunicação

Mal-entendidos e erros são consequências comuns de problemas de comunicação, causando impactos significativos no trabalho em equipe. Situações assim demandam a intervenção eficaz e oportuna de uma liderança capaz.

Cultura incompatível

Mesmo que o time esteja disposto a colaborar de forma integrada, a cultura organizacional precisa favorecer e facilitar essa dinâmica. Afinal, é ela que influencia a condução dos processos e a ocorrência de uma colaboração efetiva.

Como incentivar o trabalho em equipe?

Para alcançar os benefícios que ele pode trazer, é essencial dedicar esforços diários ao estímulo do trabalho em equipe. Isso contribui para criar um ambiente propício à colaboração e ao desempenho coletivo.

Conheça a seguir os 5 passos mais importantes para incentivar o trabalho em equipe em sua empresa:

1. Fomente o diálogo

A comunicação clara e aberta é essencial para atingir metas e resolver desafios em conjunto.

Para isso, vale a pena implementar uma cultura de comunicação aberta, investir em treinamentos específicos e adotar ferramentas que otimizem essa interação.

2. Celebre conquistas

Grandes ou pequenas, as conquistas devem ser celebradas. Esse reconhecimento será essencial para a motivação da equipe, o que tende a beneficiar o trabalho que fazem em conjunto.

Isso pode ocorrer através de registros internos, eventos da empresa ou até mesmo publicações em plataformas como o LinkedIn.

3. Tenha abertura à diversidade

Soluções enriquecidas pelo trabalho em equipe costumam ser consequência da diversidade.

Então, isso precisa estar sempre entre as suas prioridades. No ambiente de trabalho, isso significa promover a convergência de perspectivas e experiências, principalmente quando há uma multidisciplinaridade.

4. Tenha objetivos definidos

Para manter o engajamento e a motivação do time, a empresa deve seguir uma direção clara e específica.

Definir objetivos e metas bem delineados permite medir o progresso e garantir que as ações estejam alinhadas com os propósitos organizacionais

5. Desenvolva uma cultura de colaboração

Por fim, uma cultura de colaboração é fundamental para o sucesso do trabalho em equipe em qualquer empresa.

Boas práticas incluem envolver o time nas decisões, criar espaços colaborativos, incentivar a interdisciplinaridade e proporcionar flexibilidade para que os colaboradores experimentem novas soluções.

O trabalho em equipe é um recurso altamente valioso para empresas em qualquer segmento, mas exige comprometimento para realmente trazer os seus potenciais benefícios. Com as informações deste artigo, você já tem tudo o que precisa para implementar as ações certas voltadas para essa iniciativa. Então, comece o quanto antes e coloque a colaboração entre as suas prioridades!

E não se esqueça de elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na sua empresa para aumentar ainda mais o desempenho das equipes! Baixe agora nosso guia completo e gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, atuando como um guia para a melhoria contínua.  No contexto empresarial,

Se você está procurando por uma forma mais eficaz de conduzir os seus projetos, é muito positivo poder se apoiar em modelos

O mapeamento de competências é um processo fundamental nas estratégias de gestão de recursos humanos das empresas.  Ele consiste na identificação, análise

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST