Balanced Scorecard (BSC): o que é, vantagens e como aplicar

03/05/2024
bsc balanced scorecard

Toda empresa deve contar com meios para monitorar o quão próxima está de seus objetivos. Somente assim a equipe pode saber se está no caminho certo ou se precisa fazer ajustes. Felizmente, é possível ter o apoio de uma metodologia como o Balanced Scorecard, ou BSC.

Não faltam modelos e técnicas voltadas para uma gestão mais estratégica. Cada uma tem uma abordagem diferente, mas o BSC se destaca por integrar diferentes perspectivas em um único sistema.

Que tal aprender mais sobre como usar o BSC para acompanhar e potencializar seus resultados. Então, basta ler este artigo!

O que é a metodologia Balanced Scorecard (BSC)?

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica. Ela é bastante eficaz para traduzir a estratégia de uma empresa em objetivos tangíveis e mensuráveis. Isso contribui para que seja possível alinhar essas metas com todas as áreas da operação.

O principal diferencial do BSC é o seu foco no desempenho organizacional em sua totalidade. Ou seja, não existe um peso concentrado em, por exemplo, indicadores financeiros. A base dessa metodologia entende que bons resultados dependem de todos os aspectos de uma empresa.

Ao acompanhar os indicadores certos com o BSC, é possível avaliar atributos como desempenho operacional, satisfação do cliente, eficiência de processos, entre vários outros.

digital business mindset

Quem inventou o método BSC?

O BSC foi criado pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. O objetivo deles era desenvolver uma metodologia de gestão para ajudar as empresas a alinhar suas atividades operacionais com a visão e estratégia de negócios.

Com o passar dos anos, o BSC se transformou com as mudanças do mundo dos negócios e se tornou um processo flexível e adaptável. Hoje, ele é utilizado em diversos segmentos para alcançar resultados efetivos no longo prazo.

Quais são os componentes do BSC?

Para poder funcionar corretamente, o BSC se baseia em alguns componentes bem importantes. Eles definem os pilares fundamentais dessa metodologia.

A seguir, veja quais são os componentes do BSC e o que eles representam:

Perspectivas

As perspectivas do BSC são os pontos de vista do negócio que precisam ser considerados ao estruturar a execução da sua estratégia.

São elas:

  • financeira;
  • clientes;
  • processos internos;
  • aprendizado e crescimento.

Cada uma dessas perspectivas ajuda a colocar o plano da organização em prática. Além disso, elas contribuem para montar um sistema de indicadores equilibrado que considere todos os aspectos da empresa.

Objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos refletem o foco da organização em cada uma das perspectivas definidas no componente anterior. Eles são definidos para colocar a empresa na direção certa para alcançar a visão definida.

Esse elemento é fundamental porque estabelece um foco claro para ser seguido nas atividades da empresa, em todas as suas áreas.

Indicadores-chave de desempenho (KPIs)

Os indicadores-chave de desempenho, ou KPIs, são as métricas usadas para mensurar o progresso da sua organização em relação aos objetivos estratégicos. Cada um deles tem um ou mais KPIs associados.

Com eles, é possível entender se você está no caminho certo ou se são necessários ajustes na estratégia para corrigir a rota. 

Metas

As metas são os níveis específicos de desempenho que a empresa busca alcançar em cada KPI. Ou seja, é exatamente qual o resultado desejado em cada caso.

Com esse componente, é possível estabelecer um alvo concreto para a organização. Isso também ajuda a motivar as equipes a trabalhar em função desses números.

Quais as vantagens de se utilizar o BSC?

O BSC é um modelo amplamente difundido graças aos benefícios que consegue trazer para a rotina das empresas. Afinal, com o aumento contínuo da concorrência, é sempre saudável contar com ferramentas que ajudem a manter o foco nos objetivos.

Que tal conhecer mais argumentos? A seguir, veja quais são as principais vantagens de utilizar o BSC em sua organização:

Oferece uma visão abrangente

O BSC traz um olhar completo do desempenho da sua empresa, incluindo as perspectivas mais importantes para o sucesso dele. Assim, é possível tomar decisões considerando o impacto delas nessas diferentes esferas.

Ajuda a alocar recursos

A visibilidade proporcionada pelo BSC também auxilia a otimizar o uso de seus recursos, principalmente o tempo. Com essa metodologia, torna-se mais fácil alinhar suas atividades em função de objetivos em comum que contribuem para a estratégia de longo prazo da empresa.

Facilita o acompanhamento de resultados

Falando em facilitar, o BSC também é vital para ter um olhar mais direto sobre os seus resultados. Ele permite acompanhar se a execução das atividades da empresa está alinhada com seus objetivos e se são necessários ajustes.

Fomenta a sinergia entre as equipes

A implementação do BSC promove a sinergia entre os colaboradores porque todos estão trabalhando em função dos mesmos objetivos. E isso fica nítido para todos, graças à visão abrangente proporcionada por esse modelo.

Potencializa o aprimoramento contínuo

O BSC vai além do pensamento limitador de sistemas de gestão tradicionais porque se baseia na premissa do aprimoramento contínuo. Afinal, o acompanhamento constante e os ajustes nas estratégias permite estar sempre melhorando a sua abordagem para atingir os seus objetivos.

Como implantar o BSC?

Se você quer trazer os benefícios da metodologia BSC para a sua empresa, é importante seguir um processo cuidadoso de implantação.

Veja a seguir como implantar o BSC da forma correta em sua empresa:

Defina a visão de futuro da empresa

A visão de futuro da empresa é aquilo que ela aspira ser e alcançar. Isso ajuda a definir o propósito dela e a envolver colaboradores e stakeholders. Além disso, considere também a realidade da empresa e do mercado em que ela está inserida.

Estabeleça objetivos e KPIs

Os KPIs servem como parâmetros que direcionam a empresa rumo aos seus objetivos, então esses dois elementos estão interligados. Com isso, é possível ter uma visão clara do seu desempenho organizacional.

Crie o mapa estratégico

Dentro do BSC, o mapa estratégico serve como um resumo visual da sua estratégia. É nele que você deve incluir o que será feito para alcançar os objetivos que você definiu, dividindo pelas quatro perspectivas dessa metodologia.

Alinhe com os colaboradores

Definida a estratégia, ela deve ser comunicada aos integrantes do seu time. Transmita seus objetivos e KPIs com clareza aos envolvidos para que todos trabalhem com o mesmo foco.

Faça acompanhamentos e revisões

Monitore continuamente o progresso em relação aos objetivos usando os KPIs. Enquanto isso, faça revisões regularmente para avaliar o desempenho e fazer ajustes sempre que os resultados estiverem aquém do esperado.

O BSC pode se tornar um poderoso aliado da sua empresa, proporcionando uma ótima estrutura para traduzir a estratégia em ações. Ao alinhar objetivos, focar em resultados tangíveis e monitorar o desempenho de perto, essa metodologia pode capacitar a sua organização para alcançar o sucesso.

Aprenda agora como um mindset ágil pode gerar mais resultados na sua empresa!

banner blog mindset agil

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Em um mundo cada vez mais acelerado, dinâmico e competitivo, o treinamento e desenvolvimento (T&D) são as chaves para sua empresa sobreviver

Muito se fala sobre as qualificações técnicas que um líder deve ter. No entanto, não podemos nos esquecer das demais competências necessárias

Mesmo que as empresas atuem em setores muito diferentes, há algo constante: a importância do trabalho em equipe. O ser humano é

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST