Cálculo de produtividade: como fazer e exemplos práticos

11/03/2024

Às vezes, você sente que está se esforçando muito, mas os resultados não correspondem? Talvez seja hora de realizar um cálculo de produtividade.

Um cálculo de produtividade é essencial para as empresas entenderem se seus esforços estão gerando os retornos desejados, sendo fundamental para a eficiência em qualquer área.

Neste artigo, você vai ficar sabendo de tudo o que precisa para fazer o cálculo de produtividade em sua organização.

O que é cálculo de produtividade?

Um cálculo de produtividade é uma forma de avaliar o desempenho de uma pessoa, equipe ou até mesmo da empresa como um todo.

Por exemplo, imagine uma central de atendimento que responde aos chamados dos clientes pelo WhatsApp. Se em um dia eles atendem 200 pessoas e no outro apenas 50, fica evidente que houve uma queda na produtividade.

No entanto, o cálculo de produtividade não se limita só ao volume de produção. Existem outros indicadores que oferecem uma imagem mais precisa de como os recursos da empresa estão sendo utilizados.

líder bate metas

Por que é importante calcular a produtividade na empresa?

É preciso firmar um compromisso com o monitoramento da produtividade, independentemente do setor em que sua empresa atua. Os benefícios desse hábito são significativos e merecem destaque.

Que tal conhecer alguns deles? Abaixo, vamos destacar os principais motivos para incluir o cálculo de produtividade em sua rotina:

Melhor compreensão dos resultados

O cálculo de produtividade oferece ideias valiosas sobre os resultados da empresa, principalmente no que diz respeito à gestão da força de trabalho. Isso permite identificar áreas de alta e baixa eficiência, possibilitando ajustes para melhorar o desempenho geral.

Otimização dos processos produtivos

Acompanhar a produtividade da empresa também abre portas para encontrar oportunidades de melhorias e otimizações em seus processos. Ao compreender como os recursos são utilizados, é possível tomar decisões mais embasadas sobre onde direcioná-los.

Redução dos custos de operação

O cálculo de produtividade ajuda a minimizar os custos operacionais, pois oferece informações essenciais para encontrar maneiras de produzir mais com menos. Isso resulta em uma maior margem de lucro e torna a empresa mais competitiva.

Quais os principais índices de produtividade para calcular?

Um cálculo de produtividade deve incorporar indicadores que ajudem a visualizar o estado desse aspecto na sua organização. Eles trazem informações sobre diversas variáveis que impactam a sua capacidade de lidar com as demandas diárias.

Confira abaixo, quais são os principais índices de produtividade para calcular:

Eficiência operacional

O indicador-chave de desempenho (KPI) de eficiência operacional busca avaliar a excelência dos seus processos. Ele pode ser calculado analisando a relação entre a produção e os recursos utilizados: quanto maior a eficiência operacional, mais produtiva é a empresa.

Capacidade de produção

A capacidade de produção é um KPI que oferece outra perspectiva sobre a produtividade da sua organização. Ele representa a quantidade máxima de produtos ou serviços que podem ser entregues em um determinado período.

Qualidade

Embora a qualidade possa parecer um conceito subjetivo, é também um KPI de produtividade essencial. Ele avalia até que ponto as suas entregas atendem ou excedem as expectativas dos clientes.

Taxa de turnover

O índice de turnover mede a frequência com que os funcionários deixam a empresa. Se estiver alto, indica que muitas pessoas estão saindo, o que pode sinalizar problemas de produtividade. Afinal, essa rotatividade pode prejudicar a capacidade produtiva da equipe.

E quais as melhores formas de calcular produtividade?

Agora que você já conhece os principais indicadores que ajudarão nesse processo, vamos aprender como realizar um cálculo de produtividade de forma objetiva e eficaz para a sua empresa.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Defina seus objetivos

Antes de começar, é importante ter em mente o que você pretende alcançar com o cálculo de produtividade. Defina objetivos mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo, seguindo a metodologia SMART.

Estabeleça seus KPIs

Tendo em mente os seus objetivos, o próximo passo envolve voltar a sua atenção para as métricas que indicarão o quanto você se aproxima deles. Ou seja, são números que oferecem uma medida quantitativa do seu progresso.

Escolha o período considerado

A sua análise deve ser referente a um período específico para fazer sentido. Você pode optar por calcular a produtividade mensal, trimestral, anual, entre outras opções, dependendo das necessidades e características da empresa.

Use uma fórmula de produtividade

Como há diferentes métricas a serem consideradas, a fórmula usada pode variar. No entanto, a premissa básica é dividir a produção atual pelo total de recursos utilizados. Isso proporciona uma medida da eficiência geral do processo.

Faça um acompanhamento contínuo

O cálculo de produtividade deve ser parte da sua rotina, sendo realizado continuamente para comparar resultados ao longo do tempo. Isso permite identificar tendências, fazer ajustes e melhorar constantemente.

Exemplos de cálculo de produtividade

Está buscando aplicações práticas de um cálculo de produtividade? Você pode se basear nos exemplos que vamos destacar a seguir. Eles abordam diferentes métricas e abordagens, permitindo que você escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades.

Abaixo, confira alguns exemplos de cálculo de produtividade para você aplicar em sua empresa:

Produtividade do trabalho

Neste exemplo, é calculada a quantidade produzida em relação ao total de horas trabalhadas. Isso é útil para medir a eficiência dos funcionários em termos de quantidade de trabalho produzido, geralmente em ambientes de manufatura ou produção.

Produtividade do trabalho = quantidade de produtos produzidos / total de horas trabalhadas

Produtividade total dos fatores (PTF)

Com esta fórmula, você pode determinar se um aumento na produção justifica o aumento de insumos necessários. A ideia é garantir um crescimento sustentável para o seu negócio.

PTF = quantidade de produtos produzidos / soma dos insumos

Índice de produtividade

Esta fórmula possibilita medir a eficiência de um processo ou sistema em relação a um recurso de entrada e um resultado de saída. Ela pode ser adaptada para diferentes situações e é amplamente usada na gestão de operações.

Índice de produtividade = resultado que sai / resultado que entra

O cálculo de produtividade é uma ferramenta de grande importância para qualquer empresa que deseje crescer de forma sustentável. Afinal, os resultados são essenciais para aprimorar a eficiência na utilização dos recursos disponíveis. Então, comece já e aproveite os benefícios!

E para manter a produtividade alta na empresa, é preciso entender as necessidades e potenciais de cada colaborador. Aprenda em nosso ebook exclusivo como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e acelere o desenvolvimento de habilidades na sua empresa!

pdi guia

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Ao contrário do que muitos podem pensar, o conceito de agilidade organizacional vai além da mera rapidez na execução de tarefas.  Trata-se

A imagem clássica do chefe que só dá ordens já ficou para trás. O que vemos hoje é uma abordagem mais moderna

“(Essas máquinas) avançariam por conta própria e se reprojetariam em ritmo sempre crescente”, afirmou. “Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST