Como melhorar a produtividade da equipe? Confira 9 principais dicas

17/01/2024
Melhorar a produtividade

Nos dias de hoje, a eficiência operacional é um indicador considerado prioritário em muitas empresas. Adotar práticas para melhorar a produtividade da equipe é uma forma de potencializar o rendimento coletivo, uma vez que isso envolve a otimização de tempo, recursos e fluxos de tarefas.  

Manter o foco e alinhamento entre os diferentes times em uma empresa é uma empreitada desafiadora, mas importante para se alcançar a alta performance.  

Neste artigo, vamos explorar estratégias, práticas e abordagens que podem ser adotadas para impulsionar a eficiência e promover um ambiente de trabalho produtivo, beneficiando não apenas a empresa, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional e o bem-estar dos colaboradores.

Por que melhorar a produtividade no trabalho?

A produtividade fala sobre a relação entre a quantidade de tarefas ou produtos que uma equipe consegue realizar e o tempo, considerando também os recursos utilizados. A ideia é desenvolver a habilidade de fazer mais no menor tempo possível e otimizando o uso de recursos disponíveis.  

Ao atingir esse nível ótimo de produtividade no trabalho, as equipes conseguem implementar fluxos de produção mais ágeis, fluidos, inteligentes e com custos reduzidos. Dessa forma, a empresa conquista vários benefícios como:  

  • alcance de metas e objetivos;  
  • tarefas sejam concluídas dentro dos prazos estabelecidos;  
  • maior competitividade no mercado, visto que equipes produtivas são capazes de serem mais inovadoras; 
  • melhora na qualidade dos produtos ou serviços entregues; 
  • maior satisfação do cliente e consequente fidelização; 
  • aumento da rentabilidade e sustentabilidade financeira;  
  • custos operacionais controlados.

Como melhorar a produtividade da sua equipe?

Diante do valor e potencial de se investir em mais eficiência, melhorar a produtividade da equipe deve ser visto como prioridade por gestores de todas as áreas. Para isso, existem estratégias, boas práticas e tecnologias que podem ser usadas como aliadas.  

Veja, a seguir, o que você pode fazer para impulsionar a produtividade na prática em sua empresa.   

1. Faça uma gestão eficiente de tarefas e recursos

Comece estabelecendo um fluxo de trabalho mais organizado com o apoio de alguma ferramentas. Adote um sistema para gestão de projetos e automatize tarefas burocráticas e repetitivas.  

Isso, além de economizar tempo e dinheiro, vai liberar seus colaboradores para realizar atividades mais estratégicas ligadas ao core business do negócio.  

Com isso, use a ferramenta para atribuir e acompanhar o andamento das tarefas. Plataformas de gestão permitem que a equipe tenha mais visibilidade e controle do que já foi feito, quais são os prazos, prioridades, etc.  

Com isso, evita-se tanto a sobrecarga de trabalho como a perda de tempo em operações que não são essenciais no momento. 

Ao planejar as etapas de um projeto, aloque recursos de maneira eficiente, considerando as habilidades individuais dos membros da equipe. Isso garante maior adesão e envolvimento de todos, além de aumentar as chances de ter uma entrega com níveis acima da média.  

2. Adote comunicação clara e transparente

A comunicação é a chave para equipes entrosadas e que trabalham bem juntas. Para garantir que isso aconteça, escolha canais de comunicação que sejam eficazes, como plataformas de mensagens instantâneas e reuniões regulares. 

Estabeleça expectativas claras e promova uma cultura de transparência, compartilhando informações relevantes sobre projetos e metas e mantendo esses dados visíveis.  

A falta de comunicação é um constante desafio a ser superado, porque falhas no entendimento podem levar ao retrabalho, desgastes, frustração e conflitos. Certifique-se de incentivar a cultura do diálogo constante e aberto.  

3. Promova uma cultura de colaboração

Melhorar a produtividade é possível em um ambiente propício para que isso aconteça. Assim, quando estamos falando de profissionais que precisam trabalhar juntos, o senso de cooperação é primordial.  

Sendo assim, incentive uma cultura da colaboração onde as pessoas se sintam motivadas, valorizadas e a vontade para compartilhar conhecimentos, pontos de vista e experiências. 

Para tal, crie espaços virtuais ou físicos que facilitem a interação e a troca de ideias e faça com que essas trocas sejam uma prática contínua.  

4. Motive a equipe

Pessoas motivadas tendem a ser mais produtivas, pois elas percebem o valor de suas contribuições para o todo e enxergam um propósito no que estão fazendo.  

Dito isso, procure colaborar para que os profissionais da sua empresa se sintam reconhecidos e entusiasmados. Você pode colocar em prática ações como: 

  • Reconhecer e celebrar conquistas individuais e coletivas;  
  • Oferecer incentivos e recompensas que estejam alinhados com os objetivos da equipe;  
  • Promover treinamentos e investir em cursos que colaborem para o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.  

5. Defina metas claras e mensuráveis

Trabalhe com metas que sigam a abordagem SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Esses objetivos precisam ser comunicados de forma clara, garantindo que todos compreendam o papel deles no desenvolvimento do projeto.  

Com metas estabelecidas desta forma, fica mais fácil alinhar objetivos e trabalhar de forma estratégica, sem perder tempo.  

6. Desenvolva as habilidades da equipe

A capacitação constante é a melhor maneira de preparar pessoas para serem mais produtivas. Ao oferecer oportunidades de atualização e aprimoramento profissional, os membros da equipe podem aprender e aperfeiçoar habilidades e estratégias que os ajudarão a trabalhar melhor e de modo mais eficiente.  

Ter um time bem treinado é crucial para se atingir altos níveis de performance e potencializar a qualidade do trabalho como um todo. Invista em capacitação e em uma cultura de aprendizado contínuo 

7. Invista em avaliação e melhoria contínua

Utilize feedback construtivo para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças necessárias. Dar devolutivas constantes baseadas em revisões e avaliações periódicas de desempenho individual e coletivo é a melhor maneira de não somente orientar melhor sua equipe como identificar lacunas, erros e problemas a tempo.  

8. Estimula a flexibilidade e adaptação a mudanças

O dinamismo do mercado contemporâneo é marcado pela complexidade e demanda respostas e readaptações rápidas. Logo, é preciso estar aberto para ajustar planos e estratégias conforme necessário.  

Flexibilidade e resiliência são importantes soft skills que precisam ser desenvolvidos. Portanto, é crucial desenvolver essa mentalidade no ambiente de trabalho, encorajando a equipe a abraçar mudanças de maneira positiva, com foco na resolução do problema 

9. Estabeleça um ambiente de trabalho confortável

Colaboradores exaustos, sobrecarregados e estressados raramente conseguem ser bem produtivos. Por isso, valorize a criação de um ambiente físico ou virtual que estimule o bem-estar e momentos de descanso. Invista em ferramentas adequadas e políticas que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

Ao implementar esse conjunto de boas práticas, empresas têm melhores condições de criar um ambiente e uma cultura propícios para melhorar a produtividade da equipe, entregando não apenas resultados melhores e mais eficazes, como também estimulando o crescimento e o engajamento dos colaboradores.

Além de entender como melhorar a produtividade das equipes é essencial saber como planejar e medir o desenvolvimento de cada colaborador. Saiba como construir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com nosso ebook gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Há tempos que o conceito de “chefe” e toda a imagem ultrapassada atrelada à ela vem sendo questionada no cenário corporativo. No

No cenário dinâmico e desafiador das empresas, o sucesso não se trata apenas de estratégias e números. Envolve a compreensão profunda das

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST