Guia de avaliação de desempenho para a sua empresa

08/02/2024
como avaliar o desempenho

Considerando a importância de mensurar a performance dos colaboradores da sua empresa, é igualmente essencial saber como avaliar o desempenho dessas pessoas de maneira eficaz.

Afinal, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para esse fim, sendo preciso optar por aquela que melhor se encaixa às suas necessidades. Afinal, isso será determinante para você alcançar seus objetivos.

A utilização de ferramentas de avaliação proporciona diversos benefícios para a sua organização. Um estudo já revelou que colaboradores que recebem feedbacks regularmente são 29% mais eficientes em suas atividades.

Para ajudar nisso, traremos a seguir um guia completo de como avaliar o desempenho da sua equipe. Aproveite!

Como fazer avaliação de desempenho?

Optar pelo aprimoramento contínuo dos colaboradores é o primeiro passo para incorporar a avaliação de desempenho à rotina da sua empresa. Isso envolve a implementação de um processo estruturado adaptado às particularidades da organização.

Um dos pontos mais importantes é estabelecer objetivos claros. Eles servirão como critérios de avaliação e devem ser precisos para evitar interpretações diversas sobre as expectativas para as equipes.

Em seguida, é necessário mapear o que constitui um bom desempenho para cada função na sua empresa. Essa definição deve estar completamente alinhada com os objetivos estabelecidos anteriormente.

Aplicar a avaliação em si requer uma abordagem cuidadosa, e uma comunicação eficaz é fundamental para dar e receber feedbacks objetivos.

Nas seções a seguir, você vai aprender cada etapa de como avaliar o desempenho do seu time de forma mais aprofundada.

Como estabelecer objetivos para essa avaliação dentro da empresa?

Como você viu anteriormente, estabelecer objetivos claros e específicos ajuda a garantir que a avaliação contribua para o desenvolvimento das equipes sem deixar dúvidas sobre as expectativas.

Confira a seguir quais são os diferentes tipos de metas que podem ajudar você nesse momento:

Metas de desenvolvimento

Concentram-se no crescimento e aprendizado dos colaboradores, incluindo a aquisição de novas habilidades e o aprimoramento das existentes, através de treinamentos específicos

Metas de melhoria

Buscam elevar o desempenho atual do colaborador em áreas específicas, seja em aspectos técnicos, como habilidades em determinadas tarefas, ou em soft skills, como produtividade e gestão do tempo

Metas de inovação

Voltadas para o futuro, consideram o desenvolvimento de novas ideias, processos ou produtos benéficos para a empresa. Enfatizam a experimentação e criatividade, requerendo uma cultura de inovação já estabelecida.

Metas SMART

Especificidade, mensurabilidade, atingibilidade, relevância e temporalidade são características essenciais para definir metas alcançáveis e eficazes, evitando ambiguidades e garantindo uma mensuração clara

Como mapear os comportamentos e competências de cada função?

Para realizar uma avaliação de desempenho eficiente, é fundamental compreender claramente quais são os comportamentos e competências esperados do seu time. Um bom mapeamento é a ferramenta ideal para essa necessidade.

Você pode mapear os comportamentos e competências de cada função da sua empresa seguindo estes passos:

Pesquise as competências de cada cargo

Identifique quais são as hard skills e soft skills necessárias para cada posição em suas equipes. O objetivo é determinar as competências essenciais para realizar as tarefas de cada demanda com a excelência desejada pela organização.

Considere seus objetivos e o cenário atual

Faça a conexão entre as competências identificadas para cada cargo, os objetivos da empresa e o contexto em que ela se encontra. Dedique um tempo para avaliar as reais capacidades e qualificações de sua equipe.

Estabeleça um plano de desenvolvimento

Após identificar possíveis lacunas entre as competências da equipe e as expectativas da organização, é natural seguir com a implementação de um plano de desenvolvimento. Esse plano busca auxiliar os profissionais a alcançarem as metas desejadas.

Como escolher o treinamento para os colaboradores?

Os treinamentos são uma ferramenta eficaz para nivelar os conhecimentos e habilidades da sua equipe. Se você identificou lacunas importantes nesse sentido, é preciso selecionar as melhores maneiras de preenchê-las.

Em primeiro lugar, é essencial identificar precisamente quais são essas necessidades. Por exemplo, talvez o seu time precise se atualizar em relação a uma ferramenta específica ou aprimorar alguma soft skill estratégica.

O próximo passo envolve procurar por cursos, treinamentos, workshops ou outras opções de aprendizagem que atendam ao que o time e a empresa precisam. O mercado oferece várias alternativas, mas a escolha ideal é aquela que oferece exatamente o que a sua equipe precisa.

A tecnologia pode ser uma aliada nesse processo, já que existem diversas plataformas de aprendizagem que possibilitam o acesso a treinamentos de maneira digital e remota. Então, leve isso em consideração antes de tomar uma decisão.

Como evitar erros e melhorar esse processo?

Para que seja possível aproveitar os benefícios de uma boa avaliação de desempenho, todo o planejamento e execução dessa iniciativa deve ser altamente estratégico. Isso inclui prevenir problemas através da tomada de decisões acertadas.

Aqui estão os passos essenciais para evitar erros e aprimorar continuamente o processo de avaliação de desempenho:

Defina claramente os objetivos

Antes de iniciar, deixe claro quais são os objetivos da avaliação de desempenho. Eles devem estar alinhados com as metas da empresa e ser comunicados a todos os envolvidos. Isso garante que todos compreendam as expectativas e o funcionamento do processo.

Preze pela transparência

A transparência é vital para construir confiança entre colaboradores e gestão, além de assegurar que todos entendam os critérios da avaliação de desempenho. Isso permite que as equipes enxerguem objetivamente como suas ações contribuem para os objetivos da organização.

Busque o auxílio de ferramentas

A tecnologia pode ser uma aliada valiosa ao implementar uma avaliação de desempenho. Ferramentas modernas podem otimizar o envio e recebimento de feedbacks, registrar avaliações anteriores e monitorar o progresso ao longo do tempo. Você pode optar por soluções que vão desde o Google Formulários até sistemas mais especializados.

Faça o uso adequado da avaliação

Implementar um processo de avaliação de desempenho requer um planejamento cuidadoso e execução precisa para obter os resultados esperados. É fundamental contar com uma equipe qualificada, criar um cronograma eficaz e realizar ajustes conforme necessário.

Dê feedbacks

O feedback é decisivo para um processo de avaliação de desempenho, pois orienta as equipes sobre áreas de melhoria e pontos fortes. Deve ser objetivo, construtivo e focado no crescimento e desenvolvimento do colaborador.

Saber como avaliar o desempenho dos seus colaboradores é um passo importante para caminhar em direção ao aprimoramento contínuo da empresa. Então, aproveite as informações deste guia para planejar como será a sua abordagem e conte com a colaboração das suas equipes para alcançar seus objetivos.

Agora que você sabe como avaliar o desempenho na sua empresa, que tal aprender como definir metas para tirar o melhor que suas equipes podem produzir? Leia agora nosso ebook gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Descubra a atitude e o mindset para o profissional do século XXI e por que é importante cultivá-los em sua equipe! O

Seja você quem for, tenho certeza de que algo mudou em você e em sua forma de trabalhar nos últimos meses. Muito

Segundo uma estimativa do IT Chronicles, geramos todos os dias mais de 2.000.000.000.000.000.000 bytes de dados em todos os setores. Sim, são

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST