Conheça os 9 principais estilos de liderança e veja qual é o seu!

09/02/2024

Contar com líderes competentes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, não importa o setor. No entanto, com tantos segmentos bem diferentes entre si, é preciso entender os estilos de liderança e seus benefícios.

Uma liderança fraca pode causar danos significativos a uma organização. Estudos indicam que 50% das pessoas deixam seus empregos devido a líderes ineficazes, impactando negativamente a produtividade e a retenção de talentos.

Felizmente, há abordagens que vão além da gestão convencional, focando em motivação e estímulo à inovação. Escolher o estilo certo pode realizar a visão da empresa e potencializar as habilidades das equipes.

Quer saber mais? Então, veja tudo sobre os estilos de liderança no artigo a seguir.

9 principais estilos de liderança

A forma como lideramos tem um impacto direto no desempenho e na dinâmica de uma organização. Existem diferentes abordagens, cada uma atendendo a necessidades específicas. Portanto, é importante conhecer essas opções para encontrar aquela que melhor se adapta à sua empresa.

A seguir, você vai ver os principais detalhes sobre 9 tipos de liderança:

1. Liderança situacional

A liderança situacional é um estilo que demanda flexibilidade nas decisões, adaptando-se conforme as necessidades para lidar com os desafios diários. Essa abordagem depende muito da maturidade da empresa e de seus colaboradores para ser bem-sucedida.

Essencialmente, trata-se de focar em compreender o contexto de trabalho da equipe e desenvolver as habilidades individuais dos membros. Um dos principais benefícios desse modelo é facilitar a formação de novos líderes.

2. Liderança democrática

Em um estilo de liderança democrática, todos são incentivados a participar das decisões. O líder cria um espaço aberto, onde a criatividade é bem-vinda e as ideias podem fluir livremente.

Com um líder democrático, os membros da equipe se sentem à vontade para expressar opiniões, sem medo de consequências. Isso só funciona em um ambiente transparente.

Esse estilo de liderança cria um clima positivo, que, por sua vez, melhora a produtividade e a satisfação no trabalho.

3. Liderança liberal

O estilo de liderança liberal capacita os liderados a assumirem papéis de liderança. É um modelo mais colaborativo e descentralizado, incentivando a geração de ideias criativas e inovadoras a partir da diversidade de vozes.

Para funcionar, esse modelo parte do princípio de que a equipe possui um elevado grau de responsabilidade, autonomia e comprometimento com os objetivos compartilhados.

Conhecido também como liderança laissez-faire (“deixe fazer” em francês), esse estilo proporciona às pessoas a liberdade para desenvolverem seus próprios planos e metas, permitindo uma participação ativa nos processos da equipe.

4. Liderança motivadora

Como o nome indica, a liderança motivadora foca em inspirar as equipes a atingirem seus objetivos. Os líderes buscam isso ao adotarem uma abordagem que promova o engajamento e a execução eficiente das tarefas.

A premissa é estimular o máximo de comprometimento por meio da liderança, mas de uma maneira que promova um ambiente saudável e valorize a qualidade de vida.

Nesse tipo de liderança, é essencial que o líder possua empatia, boas habilidades de comunicação e saiba reconhecer as habilidades individuais de cada membro.

5. Liderança carismática

É comum associarmos líderes carismáticos a várias áreas, desde políticos até CEOs famosos. Não surpreende, então, que esse seja um estilo de liderança organizacional amplamente reconhecido. Nesse modelo, o foco está em inspirar, transmitir confiança e motivar os outros à ação.

Além de contar com as habilidades de comunicação e relacionamento do líder, esse estilo também requer equilíbrio entre as exigências do negócio e as necessidades da equipe.

Esse tipo de liderança se destaca, principalmente, em momentos de crise, quando a produtividade e a motivação tendem a declinar na ausência de uma liderança efetiva. Em tais circunstâncias, os líderes carismáticos tornam-se uma referência fundamental para o grupo.

6. Liderança autocrática

No estilo de liderança autocrática, todo o poder está nas mãos do líder. Também chamada de liderança autoritária, ela é mais rígida e limita a autonomia dos colaboradores.

No cenário autocrático, o líder determina metas, tarefas e diretrizes sem envolver a equipe. Ele especifica como cada demanda deve ser realizada, promovendo uma abordagem padronizada nas entregas e limitando oportunidades para inovação.

É importante notar que esse tipo de liderança também pode servir como um guia, sendo a pessoa a quem a equipe recorre para esclarecer dúvidas sobre o melhor caminho a seguir.

7. Liderança coaching

A liderança coaching é um modelo em que o líder apoia os membros do time em um processo contínuo de desenvolvimento, focando principalmente nas soft skills. Isso é realizado por meio de uma abordagem inspiradora, centrada em mudanças positivas.

Esse trabalho é alinhado com a visão, valores e metas da empresa, assegurando a formação de uma equipe em sintonia com a organização.

Como pode ser esperado, existe um perfil específico para ser um líder coaching: é necessário que o profissional seja capaz de avaliar o potencial de cada colaborador e atuar estrategicamente para promover o seu desenvolvimento.

8. Liderança técnica

A liderança técnica se manifesta a partir de um profissional que tem um vasto domínio do aspecto operacional da sua área. Aliás, é comum que essa pessoa tenha subido na hierarquia da empresa graças ao seu bom trabalho nesse sentido.

Além de servir para orientar as equipes a respeito de como usar as soluções à sua disposição, o conhecimento de um líder técnico também serve para inspirá-las a se aprimorar continuamente.

Por conta disso, esses profissionais costumam reunir o conhecimento técnico com bom raciocínio analítico e habilidades de comunicação para conduzir seu time.

9. Liderança transformacional

O estilo de liderança transformacional é caracterizado por um líder que inspira e motiva o time a atingir níveis de desempenho excepcionais. O trabalho geralmente envolve metas desafiadoras, mas é estruturado para apoiar essa abordagem.

Por exemplo, há um esforço em incentivar a criatividade e experimentação nas equipes, buscando otimizar o caminho para alcançar as metas estabelecidas.

Esse modelo depende de um líder que esteja alinhado com essa visão, alguém capaz de ser um exemplo positivo, estimular as habilidades individuais de cada membro e inspirá-los continuamente.

Quais as características de um líder?

Não importa qual dos tipos de liderança seja escolhido, eles requerem certas características da parte dos profissionais escolhidos para liderar. Dessa forma, são traços essenciais para o sucesso em qualquer segmento.

Conheça a seguir os principais aspectos que determinam a qualidade de um líder para uma empresa:

Visão estratégica

Um bom líder é alguém que consegue enxergar com clareza o que deseja alcançar e comunicar essa visão à equipe. Ele deve saber como unir isso à missão e objetivos da empresa.

Comunicação

É fundamental que esse profissional se comunique de maneira clara e direta, proporcionando feedback construtivo e orientando o time nos melhores caminhos. Além disso, a capacidade de resolver conflitos é parte integrante desse conjunto de habilidades.

Tomada de decisões

Uma liderança eficiente deve ser capaz de tomar decisões difíceis de forma rápida e assertiva, assumindo a responsabilidade por suas escolhas. Isso inclui a consideração de diferentes perspectivas e a aprendizagem com experiências passadas.

Ética e empatia

Ser honesto, transparente e agir de acordo com princípios éticos é valioso em qualquer posição, especialmente quando se trata de uma liderança. Ao mesmo tempo, é preciso saber se colocar no lugar do outro e compreender as suas necessidades e condições em cada cenário.

Segmentos altamente diversificados exigem estilos de liderança capazes de se encaixar em suas particularidades. Ao se familiarizar com as opções que destacamos acima, você poderá optar pela abordagem que melhor se alinha às demandas das suas equipes e da empresa. Que tal começar agora mesmo?

Agora que você conhece os principais estilos de liderança, que tal aprender como desenvolver melhor seu estilo preferido. Baixe agora nosso ebook e veja como construir um pipeline de liderança!

pipeline lideranca

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O lifelong learning, habilidade de aprender continuamente ao longo da vida, é a chave para sua empresa enfrentar os desafios do futuro.

Feedforward é uma abordagem revolucionária para aprimorar o desempenho dos colaboradores, focando em orientações e sugestões para ações futuras, ao invés de

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST