Saiba tudo sobre liderança transformacional e como aplicar na sua empresa

09/02/2024

Diferentes tipos de gestão podem servir como respostas distintas às rápidas movimentações do mercado. Afinal, como estar à frente e potencializar a inovação? A liderança transformacional é uma abordagem válida nesse sentido.

Mais do que apenas uma tendência, ela se baseia em princípios que podem levar as equipes a um desempenho superior e alinhá-las aos objetivos de negócios. Não se trata só de estabelecer metas desafiadoras, mas de usar as ferramentas certas para alcançá-las.

Neste artigo, você vai descobrir o que é liderança transformacional e como aplicar essa ideia na sua organização. Vamos lá!

O que é liderança transformacional?

A liderança transformacional é um modelo de gestão de equipes no qual os líderes de uma empresa motivam seus colaboradores a inovar e concentrar esforços no sucesso dos negócios.

Esse estilo de liderança tem uma visão de longo prazo, fundamentando-se na habilidade de inspirar os funcionários e no compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional do time. Isso resulta no estímulo das equipes para alcançarem metas e operarem de maneira mais produtiva.

É sempre relevante investir em esforços para aprimorar as lideranças da empresa. De acordo com dados da Goremotely, 79% das pessoas têm maior propensão a deixar o emprego quando não recebem reconhecimento de seus líderes.

O conceito de liderança transformacional surgiu pela primeira vez em 1973, no livro “Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process”. No entanto, apenas em 1978, com o livro “Leadership” de James MacGregor Burns, é que a ideia de liderança transformacional foi definida da maneira que a compreendemos hoje.

pipeline lideranca

Quais são os elementos da liderança transformacional?

A liderança transformacional se desenvolve a partir de elementos específicos que são fundamentais para alcançar seus objetivos. Se você deseja implementar essa ideia em sua empresa, então precisa contar com esses pré-requisitos.

A seguir, descubra quais são os 4 elementos da liderança transformacional e o que eles representam:

  1. Influência idealizada: ter a habilidade de exercer uma influência positiva sobre os membros da equipe por meio próprio exemplo.
  2. Motivação inspirada: inspirar e motivar os integrantes do time em direção a um objetivo comum.
  3. Estímulo intelectual: promover o pensamento crítico, uma perspectiva estratégica e a criatividade entre os colaboradores.
  4. Consideração individualizada: reconhecer a singularidade de cada profissional, valorizando suas habilidades específicas por meio de orientações e apoio.

Quais são as características de um líder transformacional?

Como você viu até aqui, o êxito de uma liderança transformacional está intimamente ligado às características do líder que a adota. Essas qualidades indicam uma predisposição para prosperar nesse modelo de gestão.

Aqui estão as principais características que um líder deve incorporar ao adotar a abordagem transformacional:

Visão estratégica

Um líder transformacional precisa enxergar o potencial único de cada membro da equipe e compreender como isso se alinha aos objetivos da empresa. Além disso, deve identificar oportunidades e ameaças nesse contexto.

Vontade de colaborar

Outro atributo essencial é a disposição para colaborar, ouvindo as ideias e opiniões do time e trabalhando em conjunto para alcançar metas compartilhadas.

Boa comunicação

A capacidade de se comunicar de maneira clara e respeitosa é fundamental. Isso inclui transmitir ideias de forma eficaz, praticar a escuta ativa e responder de maneira construtiva.

Comprometimento com a visão

Por fim, o líder deve estar profundamente comprometido com os objetivos da equipe, dedicando-se incansavelmente para alcançá-los e tomando decisões difíceis quando necessário.

Como aplicar a liderança transformacional?

Agora que você já conhece a proposta desse estilo de gestão e os seus elementos essenciais, resta combinar tudo isso para entender como implementar essa ideia em sua organização. Cada empresa é diferente, então é essencial fazer adaptações que a alinhem com sua cultura e características.

Abaixo, você vai ver os passos fundamentais para aplicar a liderança transformacional em sua organização:

Compreenda a visão da empresa

Entender a visão da empresa é essencial, pois é o guia para todas as decisões. Essa visão está intrinsecamente ligada aos objetivos, sendo uma base indispensável para a liderança transformacional.

Isso requer um conhecimento aprofundado da empresa, seus valores e uma comunicação eficaz para replicar isso nas equipes.

Inspire a equipe a concretizar essa visão

Tendo uma visão de negócios e objetivos claros, o próximo passo é motivar as equipes a aderir a esses propósitos.

A comunicação eficaz e o reconhecimento do trabalho realizado são essenciais para incentivar o engajamento em prol da missão definida pela empresa.

Estabeleça metas concretas

A partir da visão, é possível extrair objetivos que se transformarão em metas. Essas metas serão o foco da liderança transformacional.

Metas claras não apenas oferecem direção à equipe, mas também permitem avaliar o progresso em direção aos objetivos, sendo mensuráveis e concretas.

Estimule a criatividade e inovação

A implementação de soluções inovadoras somente é viável em uma estrutura que promove a criatividade nas equipes. Isso requer uma abertura para implementar sugestões de todos os membros do time.

Uma cultura de experimentação também é crucial para incentivar os colaboradores a buscar conhecimento proativamente.

Seja um exemplo positivo

Outro elemento fundamental da liderança transformacional é ser um exemplo inspirador para as equipes. Se você deseja adotar essa abordagem na sua organização, é vital garantir que os líderes desempenhem esse papel.

Além de alcançar resultados de qualidade, os líderes também precisam se comunicar bem, demonstrar ética e conquistar a confiança das equipes.

Quais as vantagens e desvantagens da liderança transformacional?

Toda iniciativa tem vantagens e desvantagens, e a liderança transformacional não foge a essa regra. Nesse caso, elas estão associadas ao modo como esse estilo de gestão é aplicado e em que contexto funciona na empresa.

Abaixo, você vai ver quais são as principais vantagens e desvantagens da liderança transformacional:

Vantagens

Essa ideia não só impulsiona resultados de alta qualidade e promove o engajamento dos colaboradores, mas também tem a capacidade de tornar a equipe mais flexível e até mesmo moldar novos líderes a partir dela.

Além disso, aqueles que operam sob esse modelo geralmente conseguem equilibrar de maneira eficaz os objetivos a curto e longo prazo, priorizando a colaboração.

Desvantagens

A implementação da liderança transformacional pode prejudicar o desempenho da empresa se os objetivos forem mal definidos ou se não houver uma compreensão precisa da realidade.

Além disso, pode não produzir bons resultados se os líderes subestimarem a importância de serem fontes de inspiração. Também pode ser prejudicial se esses profissionais se concentrarem excessivamente em autopromoção, em detrimento de apoiar efetivamente a equipe.

Melhores exemplos de liderança transformacional

Por mais que seja possível desenvolver a liderança transformacional em todos os níveis da organização, existem alguns CEOs que se tornaram famosos por uma abordagem que se identifica com a proposta por trás desse modelo de gestão. Ao se familiarizar com eles, é possível se inspirar para moldar sua própria versão.

A seguir, você vai ver os melhores exemplos de liderança transformacional atualmente em atividade:

Luiza Trajano (Magazine Luiza)

Trajano é reconhecida por sua postura aberta e pelo incentivo à colaboração com seus funcionários. Em várias ocasiões, ela enfatizou que acredita que as lideranças devem esforçar-se para criar um ambiente saudável e colaborativo para alcançar os resultados desejados.

Jeff Bezos (Amazon)

O fundador da Amazon é outro exemplo marcante de liderança transformacional, adotando um estilo que busca motivar e inspirar os membros da equipe a alcançarem mais do que pensam ser possível. Ele mantém uma postura centrada em fazer com que todos acreditem na visão da empresa e trabalhem em conjunto para realizá-la.

Reed Hastings (Netflix)

Hastings sempre destaca a importância de conceder espaço para que outros inovem conforme sua capacidade. Essa abordagem está alinhada com os princípios da liderança transformacional, que estimula diversas formas de alcançar objetivos, independentemente do processo ou hierarquia.

A liderança transformacional é um caminho bastante eficaz para impulsionar o desenvolvimento e o sucesso organizacional. No entanto, ela requer comprometimento para gerar resultados de qualidade. Então, aproveite as informações deste artigo para implementar essa ideia em sua organização e aproveitar seus benefícios!

Não importa o estilo de liderança que você deseja adotar, é imperativo que você traga resultados reais para sua empresa. Mas como? Saiba mais em nosso ebook gratuito!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Evento Open Talks: O futuro do trabalho é híbrido? -Temporada 1, episódio 2 Você sabia que 62% das pessoas acreditam que o

Nos ambientes de trabalho atuais, é muito comum vermos muitos profissionais atarefados e focados em suas tarefas. No entanto, dedicar momentos para

No cenário atual, marcado por uma crescente integração da tecnologia em nossa rotina, os treinamentos online tornaram-se uma peça fundamental no desenvolvimento

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST