Quando e como implementar estratégias de liderança institucional?

17/01/2024

As estratégias de liderança institucional têm um papel muito relevante no ambiente de uma organização no sentido de apoiar a cultura e, claro, na orientação das equipes para alcançar os objetivos.  

No entanto, para uma implementação efetiva, é necessária uma abordagem holística e consistente.  

É sobre isso que falaremos neste texto. Vamos apresentar aqui algumas diretrizes e fundamentos essenciais para apoiar o desenvolvimento da liderança organizacional em cada ciclo de vida da organização. 

Mas antes, é importante compreender que existe uma diferença entre liderança institucional e liderança pessoal.  

Você sabe quais são? Vamos entender mais elas agora! 

Qual a diferença entre liderança institucional e pessoal? 

Basicamente, a liderança pessoal concentra-se nas habilidades e qualidades individuais de um líder, enquanto a liderança institucional transcende a esfera pessoal, incorporando a capacidade de influenciar não apenas indivíduos, mas toda a organização.  

Para ficar mais fácil de compreender, pense no seguinte: enquanto a liderança pessoal pode ser mais centrada na personalidade de um indivíduo, a liderança institucional envolve o alinhamento de valores e visão em toda uma instituição. 

A liderança pessoal não se limita ao âmbito profissional, ela abrange todas as áreas da vida. Ou seja, nem sempre uma pessoa que reúne características e atributos pessoais de liderança estará à frente de uma equipe dentro de um ambiente corporativo.

pipeline lideranca

Liderança pessoal para o autogerenciamento 

Muitas vezes, a capacidade de liderança pessoal pode estar voltada ao próprio indivíduo que a possui, no sentido de motivar e guiar a si mesmo em direção a objetivos pessoais ou profissionais.  

Neste caso, a pessoa se desenvolve e utiliza suas habilidades de liderança para influenciar positivamente sua própria vida, comportamento e desempenho. 

Praticar a liderança pessoal implica, portanto, em assumir a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento, definindo metas, tomando decisões conscientes e buscando contínua melhoria pessoal. 

Isso inclui o desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, autogestão, automotivação e autorreflexão. 

Qual a importância da liderança institucional? 

Já a liderança institucional refere-se à capacidade de um líder influenciar e orientar não apenas indivíduos, mas toda uma organização.  

Diferentemente da liderança pessoal, que está centrada em atributos individuais – que podem estar voltados para suas próprias metas – a liderança institucional abrange uma visão mais ampla, buscando alinhar os membros de uma corporação para atingir objetivos organizacionais. 

Sendo assim, a importância da liderança institucional pode abranger diversos aspectos como: 

  • Alinhamento de objetivos para garantir que todos os membros de uma organização conheçam e estejam envolvidos com eles; 
  • Criação e fomento da cultura organizacional para estabelecer e reforçar valores, normas e comportamentos que reflitam a identidade da instituição em cada ciclo de vida da organização; 
  • Motivação e engajamento, a partir de uma visão inspiradora, que dissemine o reconhecimento e o apoio a todas as pessoas; 
  • Tomada de decisões estratégicas, que impulsionem o crescimento e a sustentabilidade da organização; 
  • Identificação e desenvolvimento de talentos para proporcionar oportunidades de aprendizados contínuos e crescimento a todos; 
  • Gestão de mudanças e transições, comunicando-se de maneira efetiva e lidando com a resistência;  
  • Estabelecimento de relações externas, construindo e mantendo relações sólidas com clientes, parceiros, reguladores e comunidade; 
  • Promoção da inovação, fomentando um ambiente que encoraje a criatividade. Isso implica em estar aberto a novas ideias, apoiar a experimentação e promover uma cultura que valorize a melhoria contínua. 

Em resumo, a liderança institucional é vital para o funcionamento de uma organização.  

Afinal, ela direciona e sustenta uma cultura saudável, inspira a equipe e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais em um ambiente dinâmico e desafiador. 

Quando implementar estratégias de liderança institucional? 

Como vimos anteriormente, é praticamente impossível dissociar o bom desenvolvimento de uma organização de estratégias sólidas e consistentes de liderança institucional.  

Contudo, sua implementação pode ser considerada em diversos contextos e ciclo de vida da organização.  

Veja alguns cenários nos quais ela pode ser particularmente relevante: 

Mudanças organizacionais significativas 

Quando uma corporação está passando por mudanças organizacionais substanciais, como expansão, reestruturação, fusão ou aquisição, a liderança institucional é essencial para orientar a equipe durante esses períodos de transição.  

Líderes institucionais podem atuar para comunicar claramente a visão, facilitar a adaptação e manter a coesão das competências das equipes. 

Desenvolvimento de uma nova cultura organizacional 

Se a empresa busca passar por mudanças organizacionais e culturais, seja para promover a inovação, a inclusão ou outros valores específicos, as estratégias de liderança institucional são bastante necessárias para promover e influenciar ativamente os valores desejados. 

Alinhamento e sustentação de estratégias 

Quando é se faz necessário alinhar os membros da organização aos objetivos estratégicos de longo prazo, os líderes institucionais podem implementar estratégias para comunicar e reforçar a visão, missão e metas 

Isso ajuda a garantir que todos estejam sempre trabalhando na mesma direção. 

Criação de equipes de alto desempenho 

Em organizações que buscam maximizar a eficiência e a produtividade, a implementação de estratégias de liderança institucional é vital.  

Isso inclui a definição de expectativas claras, o estabelecimento de metas desafiadoras e o desenvolvimento de práticas de gestão que motivem e capacitem as equipes. 

Enfrentamento de desafios organizacionais complexos 

Quando a organização enfrenta desafios como crises, concorrência acirrada ou mudanças no mercado, a liderança institucional deve orientar a organização na superação desses obstáculos.  

Estímulo à inovação 

Em ambientes onde a inovação e a adaptação contínua são essenciais para a sobrevivência, líderes institucionais podem implementar estratégias que promovam uma cultura de inovação, aceitem riscos calculados e incentivem a busca constante por melhorias. 

6 estratégias de liderança institucional 

Indiscutivelmente, as estratégias de liderança institucional são peças-chave para o sucesso organizacional.  

Como vimos, elas percorrem diversos aspectos, mas sempre com o objetivo final na construção de uma cultura sólida para o alcance de metas. 

Algumas características, comportamentos e ferramentas são fundamentais para esses líderes como: 

1. Transmitir a visão e missão  

Os líderes de uma empresa devem ser exemplos vivos da visão e missão. Sua conduta diária, tomada de decisões e prioridades devem refletir tais valores e objetivos estabelecidos, servindo como um modelo inspirador para a equipe. 

2. Guiar as equipes em direção aos objetivos 

A liderança institucional envolve orientar as equipes na direção certa. Isso envolve estabelecer metas claras, fornecer orientações e remover obstáculos para garantir que todos contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais. 

3. Dar feedback em relação à performance 

O feedback construtivo é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento individual e dos times. Líderes institucionais devem saber fornecer avaliações de desempenho honestas, no sentido de apoiar um crescimento contínuo. 

Isso significa discutir metas para o futuro, ajudando o indivíduo a visualizar o que pode ser alcançado e fornecendo suporte para seu desenvolvimento de curto, médio e longo prazo. 

4. Motivar seus colegas 

Inspirar e motivar são atributos-chave da liderança institucional. Reconhecer conquistas, celebrar sucessos e criar um ambiente positivo são ações que impulsionam a energia e o comprometimento das equipes. 

5. Fomentar a cultura organizacional 

A liderança institucional deve reforçar os valores, promover a diversidade e garantir um ambiente inclusivo no sentido de fortalecer a identidade da empresa. 

6. Recompensar o bom trabalho 

Reconhecer e recompensar o desempenho excepcional é fundamental para manter a motivação de indivíduos e equipes. 

Prêmios, elogios e oportunidades de desenvolvimento, por exemplo, funcionam muito bem para incentivar o bom trabalho. 

No entanto, ao escolher estratégias de recompensa, é importante considerar as preferências individuais dos membros da equipe e garantir que elas estejam alinhadas aos valores e objetivos da organização.  

O reconhecimento efetivo reforça a cultura positiva e contribui para um ambiente de trabalho produtivo e motivador.

Agora que você já sabe como e quando implementar estratégias de liderança institucional, que tal aprender como despertar lideranças de alto impacto na sua empresa? Baixe agora nosso ebook gratuito O Líder que Bate Metas!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O microlearning, ou microaprendizado, é uma abordagem de ensino que fragmenta conteúdos em módulos curtos e de fácil assimilação. Geralmente apresentados em

Motivação. Palavra tão falada que você pode pensar que já deu, já era. Nada disso. Esta é uma das 10 habilidades críticas

Stakeholders são os pilares fundamentais que sustentam o ecossistema empresarial, representando uma rede interconectada de indivíduos, grupos e entidades que possuem interesse

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST