LXP, LMS e LXM: o que são, principais características e diferenças

Conforme a tecnologia avança, surgem soluções cada vez melhores para cursos e treinamentos corporativos. É nesse contexto que vemos o valor de ferramentas como LXP, LMS e LXM.

Esses recursos são essenciais para promover a aprendizagem contínua e autodirigida, sendo muito úteis no ambiente corporativo. Eles são projetados com foco na interatividade e nas necessidades individuais dos usuários.

Quer saber mais sobre como soluções LXP, LMS e LXM podem beneficiar a sua empresa e se são suficientes para seu negócio? Então, basta conferir o artigo a seguir.

O que são LXP, LMS e LXM?

LXP, LMS e LXM são soluções digitais ligadas ao meio da aprendizagem. Cada uma delas traz uma abordagem diferente em relação à criação, gestão e entrega de conteúdo educacional em um ambiente online.

Juntos, esses sistemas oferecem uma base ampla para o desenvolvimento de habilidades e competências em diversos contextos, desde o acadêmico até o corporativo.

A seguir, veja o que são LXP, LMS e LXM em suas definições mais específicas:

LXP

LXP significa Learning Experience Platform, ou plataforma de experiência de aprendizado. Ela atua como uma interface completa para o desenvolvimento do conhecimento das equipes, com foco em treinamentos e integração.

Por ter uma estrutura mais flexível e atraente, a LXP é mais direcionada para os alunos. Aliás, eles também têm mais autonomia para escolher o que desejam estudar com base em seus interesses.

banner blog mindset agil

LMS

Um Learning Management System, ou sistema de gestão de aprendizagem, é utilizado pelas instituições para gerenciar, documentar e acompanhar o processo de treinamento e educação dos alunos. Por meio dessa solução, é possível criar cursos, administrar usuários, gerar relatórios e mais.

Geralmente, esse tipo de sistema é empregado com elementos de gamificação, tanto no segmento acadêmico quanto no corporativo.

LXM

O LXM (Learning Experience Management) é um sistema de aprendizagem que combina o aspecto de gestão de um LMS com o enfoque na experiência do aluno característico do LXP. Essa combinação busca reunir o melhor de ambas as soluções.

No entanto, isso não significa que o LXM substitua as outras soluções. Afinal, certas organizações podem necessitar das abordagens mais específicas oferecidas pelo LXP ou LMS.

Quais as principais diferenças entre eles?

A sopa de letrinhas entre LXP, LMS e LXM juntamente com o fato de serem soluções semelhantes contribui para que seja comum confundi-las. Então, vale a pena se aprofundar em suas principais diferenças.

Tanto a LXP quanto o LMS foram criados para facilitar e melhorar a experiência de aprendizado digital. No entanto, cada um tem seu enfoque específico: enquanto a LXP prioriza a experiência do aluno, o LMS concentra-se na gestão dos recursos de educação.

O surgimento do LXM representa uma tentativa de combinar as abordagens da LXP e do LMS em uma única plataforma. O resultado é uma ferramenta com uma experiência flexível de aprendizado, centrada no aluno, ao mesmo tempo em que traz funcionalidades de gestão mais avançadas.

Por que investir em educação corporativa?

Plataformas tipo LXP, LMS e LXM são ferramentas fundamentais para colocar a educação corporativa entre as prioridades em seus processos. Se esse aspecto do trabalho não faz parte da sua rotina, então vale a pena revisá-la.

Um foco na educação corporativa possibilita alcançar uma vantagem competitiva. Outro benefício desse investimento é a capacidade de reter talentos na organização. Afinal, os profissionais ganham chances de mostrar competências e crescer dentro da empresa enquanto aprimoram as suas habilidades.

Um levantamento da CB Insights apontou que os termos aprendizado e treinamento foram 1000% mais citados nos relatórios de divulgação dos EUA desde 2020. Isso revela o quanto esse aspecto do trabalho está valorizado e gerando retornos positivos.

Como criar uma cultura de aprendizado na empresa?

Para que seja possível extrair o melhor de ferramentas como LXP, LMS e LXM, o seu ambiente deve ser propício para a formação de uma cultura de aprendizado. Isso significa promover o crescimento contínuo, a troca de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como parte da rotina.

Abaixo, confira os elementos fundamentais para criar uma cultura de aprendizado na sua organização:

  • avalie o atual estágio de aprendizagem em sua empresa, identificando pontos fortes e áreas com maior potencial de melhoria;
  • incentive a colaboração, facilitando a troca de conhecimentos entre os colaboradores de maneira acessível e intuitiva;
  • busque o apoio das lideranças para que estas possam contribuir ativamente para o desenvolvimento das equipes;
  • conte com a ajuda da tecnologia, aproveitando soluções como LXP, LMS e LXM para auxiliar nesse processo.

Como escolher entre LXP, LMS e LXM?

Mesmo considerando as diferenças entre LXP, LMS e LXM, pode ser que a melhor opção para a sua empresa ainda não esteja clara. Para ajudar nisso, é importante se basear em alguns critérios estratégicos.

Abaixo, veja tudo o que você deve levar em consideração ao escolher entre LXP, LMS e LXM:

Necessidades da empresa

Assim como em qualquer outro tipo de aquisição, é preciso conhecer claramente quais são as necessidades da sua organização antes de fazer um investimento. Ou seja, procure entender o tipo de conteúdo que precisa, o público que irá utilizá-lo e os objetivos do projeto.

Experiência do usuário

Ao escolher entre LXP, LMS e LXM, é possível ver diferentes abordagens em relação à experiência do usuário. A plataforma escolhida deve ser intuitiva, fácil de usar e oferecer uma experiência de aprendizagem agradável a todos.

Funcionalidades disponíveis

As principais diferenças entre LXP, LMS e LXM estão em suas funcionalidades, então esse deve ser um critério decisivo para a sua escolha. Para isso, leve em consideração as necessidades da empresa e o perfil do público que irá utilizar a ferramenta. 

Custos

Também é necessário considerar os custos associados à contratação e manutenção da plataforma. Para tomar a decisão certa, é importante estabelecer um retorno sobre investimento (ROI) esperado.

Agora que você já sabe as diferenças entre LXP, LMS e LXM e como elas podem ser benéficas para uma dinâmica de aprendizagem, resta escolher a plataforma que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa. Ao integrar uma estrutura como essa aos seus processos, é possível contribuir para o desenvolvimento contínuo de todo o seu time.

Quer saber como a plataforma da FRST consegue entregar muito mais do que qualquer outra plataforma de aprendizagem corporativa? Converse com um de nossos especialistas e entenda mais como podemos potencializar seus resultados com nossa plataforma de aceleração de pessoas!

Mais Conteúdos:

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.