LXP: o que é, como funciona e benefícios para empresas

13/03/2024
lxp learning experience platform

Com o objetivo de promover uma cultura de aprendizado contínuo, muitas empresas buscam por soluções eficazes, funcionais e que realmente engajem colaboradores em programas de treinamento e desenvolvimento.  

Nesse contexto, surge uma ferramenta capaz de redefinir a forma como as organizações abordam o aprendizado e a capacitação de seus funcionários, o LXP.  

Por meio de abordagens inovadoras e adaptativas, o LXP oferece uma experiência de aprendizagem personalizada, envolvente e eficiente, alinhada às necessidades individuais de cada membro da equipe.  

Entenda o que é o LXP, como funciona e os diversos benefícios que ele traz para as empresas, destacando seu papel no crescimento organizacional por meio da educação. Confira!  

O que é LXP? 

LXP é a sigla para Learning Experience Platform, uma plataforma que gerencia a experiência de aprendizagem dos estudantes com foco na ultra-personalização do ensino  e do conteúdo.  

Diferente dos sistemas tradicionais de gestão de aprendizado, o LXP conta com tecnologia para focar na experiência do usuário, oferecendo uma abordagem mais customizada e adaptativa ao das jornadas de aprendizado. 

O conceito de learning experience 

O conceito de learning experience envolve a noção de que a aprendizagem não se limita apenas à absorção passiva de informações, mas envolve uma interação mais autêntica e completa que inclui diversos elementos, como a interação com o conteúdo, a aprendizagem colaborativa, o feedback contínuo e a aplicação prática do que foi aprendido. 

Assim, a abordagem de learning experience é centrada no aprendiz, levando em consideração suas preferências, necessidades e estilos de aprendizagem.  

Com isso, resulta em uma vivência do aprendizado que estimula o aprendiz a ter controle sobre sua jornada, o que torna o conhecimento mais significativo e próximo da realidade de cada aluno. 

Quais as diferenças entre LXP, LMS e LXM? 

Para compreender as diferenças entre LXP, LMS e LXM, é importante entender o papel e as funcionalidades de cada abordagem.  

O LXP, como vimos, é uma plataforma que prioriza a experiência do usuário e permite que o aprendiz tenha uma experiência mais personalizada e adaptativa para o aprendizado. Vamos entender melhor como funcionam os outros dois conceitos.  

LMS  

LMS é a sigla para Learning Management System, que é Sistema de Gestão de Aprendizagem, em tradução livre. Trata-se de um software que gerencia e entrega cursos e conteúdos de aprendizagem, projetado essencialmente para administrar e acompanhar o progresso dos alunos em seus cursos. 

O LMS apresenta uma visão mais estruturada e hierárquica do conteúdo, com foco no controle de acesso a cursos, atribuição de tarefas, emissão de relatórios, entre outros.  

LXM 

Learning Experience Management, que pode ser entendido como Gerenciamento da Experiência de Aprendizagem em português, é um conceito mais amplo que promove a união entre o LMS quanto o LXP, além de outros sistemas associados à gestão e aprimoramento da experiência de aprendizagem. 

Esse conceito se concentra em entender e melhorar todos os aspectos da experiência de aprendizagem, desde a entrega de conteúdo até o engajamento dos alunos e a eficácia do treinamento. 

O LXM visa criar uma experiência de aprendizagem holística e integrada, alinhada aos objetivos organizacionais e às necessidades individuais dos alunos. 

Como funciona uma plataforma de LXP? 

Em vez de simplesmente disponibilizar cursos e materiais de treinamento, o LXP utiliza tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e recomendações para criar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e proativa.  

Quanto mais o profissional interage com a plataforma, mais ela aprende sobre seu comportamento e perfil e recomenda conteúdo que possa lhe interessar.  

Isso permite que os colaboradores tenham acesso a conteúdos relevantes, sob medida para suas necessidades individuais, facilitando assim o processo de aprendizagem e desenvolvimento dentro da organização. 

Uma plataforma de LXP oferece acesso a uma ampla gama de recursos de aprendizagem, o que pode ser conteúdo desenvolvido internamente pela empresa, bem como materiais de fornecedores externos e fontes de conteúdo aberto. 

Um aspecto importante é que as plataformas de LXP facilitam a colaboração e a interação entre os usuários, de modo que todas as pessoas possam participar da jornada de aprendizado do outro, construindo conhecimento juntos por meio do compartilhamento, recomendações, etc.  

No mais, a plataforma de LXP coleta e analisa dados sobre o uso e a performance dos usuários, oferecendo às empresas informações sobre métricas como tempo gasto em diferentes atividades de aprendizagem, taxas de conclusão de cursos e avaliações de desempenho. 

Quais os benefícios de adotar uma LXP? 

A adoção de uma plataforma de LXP enriquece a jornada de aprendizado, entregando diversos benefícios para empresas e organizações como:  

  • oferece experiência de aprendizagem altamente personalizada, contextualizada e relevante;  
  • promove colaboração e engajamento dos colaboradores no processo de aprendizagem 
  • dá acesso a uma ampla gama de recursos de aprendizagem;  
  • entrega mais flexibilidade e conveniência, já que os usuários podem acessar o conteúdo a qualquer momento e de qualquer lugar;  
  • colabora com a retenção de talentos e desenvolvimento de habilidades; 
  • permite a coleta de dados que fornece à empresa insights e conhecimento sobre a performance e tendências.  

Como escolher uma LXP para sua empresa? 

Escolher a plataforma de LXP certa para sua empresa é uma decisão importante, por isso vale a pena considerar diversos fatores cuidadosamente. Conheça pontos que podem ser avaliados a seguir.  

Defina necessidades e objetivos 

Antes de começar a procurar por uma LXP, é crucial entender quais são as necessidades de aprendizagem da sua empresa e quais são os objetivos que deseja alcançar com a plataforma. Ou seja, identifique as habilidades que deseja desenvolver e as metas que deseja alcançar. 

Avalie os recursos e funcionalidades 

Ao avaliar diferentes plataformas, verifique os recursos e funcionalidades oferecidos por cada uma. Verifique como funciona a personalização, recomendação de conteúdo, gamificação, colaboração, análise de dados e relatórios, entre outros.  

Assim, você poderá entender como cada alternativa pode atender às demandas da sua empresa e da sua equipe.  

Verifique a facilidade de uso e experiência do usuário 

Uma LXP eficaz deve ser intuitiva e fácil de usar tanto para os administradores quanto para os aprendizes. Não deixe de testar sua interface e certifique-se que ela é amigável, responsiva e focada na experiência do usuário.  

Procure saber mais sobre a reputação do fornecedor 

Pesquise avaliações e depoimentos de outros usuários da plataforma e avalie a reputação do fornecedor no mercado, além de entender o suporte oferecido. Com os dados mapeados, a empresa pode avaliar a opção com melhor custo-benefício.  

Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem adaptativa e inovadora, as LXPs capacitam os colaboradores a adquirirem habilidades de maneira eficaz e autêntica, estimulando-os a fazer uma curadoria de conteúdos de ensino mais relevantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional, impulsionando, assim, o aprendizado contínuo.  

Quer saber porque a FRST vai muito além do que uma plataforma de LXP? Fale com um consultor!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

A gestão de equipes é mais do que simplesmente coordenar tarefas. Envolve um conjunto de habilidades e práticas que visam promover a

Evento Open Talks: O futuro do trabalho é híbrido? -Temporada 1, episódio 2 Você sabia que 62% das pessoas acreditam que o

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST