Presenteísmo: o que é, causas e como evitar

Você já viu alguém no trabalho que parece estar lá fisicamente, mas não está realmente presente? Isso é o que chamamos de presenteísmo, uma situação que merece a atenção dos líderes para evitar impactos na qualidade dos resultados.

É importante compreender o que está por trás desse comportamento para desenvolver estratégias eficazes de gestão de pessoas e criar um ambiente saudável e produtivo. Para isso, o primeiro passo é saber o que é esse fenômeno.

Leia o artigo a seguir para entender tudo sobre o tema, incluindo como prevenir esse problema em sua empresa.

O que é presenteísmo?

O presenteísmo acontece quando alguém está fisicamente no trabalho, mas não está realmente focado ou desempenhando suas tarefas de forma adequada.

Em geral, isso ocorre quando o colaborador está lidando com preocupações pessoais, problemas de saúde ou outras questões. No entanto, torna-se um problema para a empresa quando é algo frequente.

Acompanhar a taxa de presenteísmo é importante para garantir que a produtividade e o bem-estar dos funcionários não sejam prejudicados.

A síndrome do presenteísmo

Em alguns casos, o presenteísmo é um sintoma inicial da síndrome de Burnout.

Esse problema ocorre quando um funcionário está sob estresse crônico no trabalho, levando à exaustão emocional e falta de motivação. Como resultado, pode não estar completamente focado em suas atividades.

Por conta disso, identificar o problema também é uma maneira de se preocupar com o bem-estar das equipes.

Quais são suas principais causas?

As principais causas do presenteísmo podem variar e algumas são mais fáceis de identificar do que outras. Para minimizar seus efeitos negativos, é fundamental entender suas origens.

Abaixo, você vai ver quais são as principais causas dessa síndrome nas empresas:

Estresse em excesso

Uma carga de trabalho elevada, problemas de relacionamento com colegas ou liderança e demais fontes de estresse no ambiente profissional podem levar ao presenteísmo.

Doenças não tratadas

Problemas de saúde não abordados podem afetar a capacidade de um indivíduo desempenhar suas funções adequadamente, levando ao presenteísmo.

Problemas pessoais

Problemas familiares, financeiros ou pessoais podem distrair um colaborador e prejudicar sua concentração e desempenho no trabalho.

Insatisfação com o cargo

Funcionários desmotivados ou que não veem perspectiva em seu cargo podem se desconectar de suas atividades, manifestando comportamentos de presenteísmo.

Clima organizacional negativo

Um ambiente de trabalho desfavorável, falta de reconhecimento ou conflitos internos podem desmotivar os funcionários e contribuir para o presenteísmo.

Quais os principais efeitos do presenteísmo?

Para ficar bem claro por que o presenteísmo é um problema que exige atenção, basta entender quais são os seus principais efeitos na rotina da empresa.

Por exemplo, um dos impactos é a redução da produtividade, já que os funcionários nessa situação não conseguem se concentrar completamente em suas tarefas. Isso pode resultar em aumento dos custos operacionais e em erros que prejudicam a qualidade do trabalho.

Além disso, a percepção do cliente sobre os serviços prestados também pode ser prejudicada se as equipes estiverem enfrentando presenteísmo. Isso pode comprometer a capacidade de alcançar os resultados desejados e afetar o restante da equipe.

Se as causas tiverem relação com a insatisfação dos funcionários com a empresa, isso também pode resultar em maior rotatividade de pessoal.

Como identificar o presenteísmo?

Como você viu até aqui, o presenteísmo é um problema sério que exige atenção. Uma parte fundamental disso envolve identificar os seus sinais para lidar com ele o quanto antes. E é nisso que vamos ajudar você a seguir.

Abaixo, confira quais são os principais sinais de presenteísmo em uma empresa:

Aumento na incidência de erros

Se um funcionário que costumava entregar resultados satisfatórios começa a cometer erros frequentes e a perder prazos, o presenteísmo pode ser uma das causas.

Acúmulo de trabalho atrasado

Quando um ou mais funcionários não estão dedicando a devida atenção ao trabalho, é comum que ocorra um acúmulo de tarefas devido a atrasos recorrentes. Isso pode agravar ainda mais a situação de presenteísmo.

Reuniões improdutivas

As reuniões são ferramentas importantes para alinhar expectativas, compartilhar conhecimentos e discutir resultados. No entanto, se a eficácia delas está diminuindo, pode ser um sinal de presenteísmo entre os participantes.

Mudanças de comportamento

Se membros da equipe que antes apresentavam um comportamento consistente começam a demonstrar irritabilidade, falta de motivação ou outros comportamentos atípicos, o presenteísmo pode ser a causa dessas mudanças.

E como evitá-lo na sua empresa?

Agora que você entende as consequências negativas do presenteísmo para a sua organização, é fundamental ter um plano para se prevenir contra esse problema. O segredo está em lidar com suas possíveis causas de forma gradual.

A seguir, você vai ver as ações essenciais para evitar o presenteísmo em sua empresa:

Crie uma rotina de feedbacks

Uma rotina de feedbacks é uma excelente ferramenta para identificar sinais de presenteísmo antes que se tornem sérios. É o momento de alinhar expectativas e corrigir o curso do trabalho no dia a dia.

Isso pode ser integrado a um plano de desenvolvimento individual, onde os colaboradores estabelecem objetivos alinhados com suas aspirações.

Tenha planos de carreira bem definidos

O presenteísmo pode surgir da insatisfação com o próprio rumo dentro da empresa. Para evitar isso, é importante ter planos de carreira bem definidos.

Isso ajudará você os funcionários a se manterem motivados e engajados em seus trabalhos.

Defina metas claras e alcançáveis

As equipes podem se sentir motivadas a alcançar objetivos se eles vêm de metas fáceis de entender e que parecem minimamente alcançáveis. Como consequência, isso tende a minimizar as chances de ocorrer presenteísmo.

Uma parte bastante importante desse processo envolve fazer um acompanhamento contínuo dos seus KPIs junto do seu time.

Ofereça benefícios focados em qualidade de vida

Investir na qualidade de vida dos funcionários é uma estratégia eficaz para prevenir o presenteísmo. Isso inclui cuidar da saúde física e mental.

Por exemplo, você sabia que pelo menos 46% das empresas já oferecem benefícios ligados à saúde mental? Esses números vêm de um estudo realizado pela Mercer Marsh Benefícios.

Qual a relação entre presenteísmo e absenteísmo?

Presenteísmo e absenteísmo são dois problemas que afetam a produtividade da empresa, mas de maneiras diferentes.

O absenteísmo refere-se à ausência física do funcionário no trabalho, como faltas, atrasos por motivos de saúde, problemas pessoais ou simplesmente sem justificativa.

Por outro lado, o presenteísmo acontece quando o colaborador está fisicamente presente no ambiente, mas não está realmente envolvido com suas tarefas ou sendo produtivo.

Ambos requerem atenção para identificar seus sinais e implementar ações para mitigar seus impactos negativos.

Embora o presenteísmo seja um problema complexo, há soluções preventivas que podem ser incorporadas à rotina da empresa. Isso ajuda a manter o engajamento das equipes e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

E uma dessas soluções é ter uma calculadora de turnover, pois conhecer o percentual de rotatividade do seu negócio apoia em ações para retenção de colaboradores, como desenvolvimento de times e de lideranças, revisão do pacote de remuneração e políticas de gestão de pessoas. Baixe agora nosso template gratuito!

Mais Conteúdos:

Conheça a FRST e
escale os resultados do seu negócio 

Preencha o formulário e conheça a única plataforma
de aprendizagem e resultado focada em performance
de negócio.