Comunicação interna: o que é, objetivos e como melhorar

28/05/2024

A maneira como nos comunicamos tem um papel fundamental em todas as áreas da vida, inclusive no ambiente corporativo. No contexto empresarial, a comunicação interna é um dos pilares que sustenta a eficácia e a coesão do time.

No entanto, nem sempre essa área recebe a devida atenção na gestão de pessoas. Como consequência, pode resultar em desalinhamento, desmotivação e até mesmo conflitos dentro da organização. Então, é preciso encontrar formas de aprimorar esse aspecto do trabalho continuamente.

Neste artigo, você entenderá não apenas o que é comunicação interna, mas também a sua importância e como aprimorá-la em sua empresa. Confira!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é a área da empresa que se dedica ao fluxo de informações entre o público interno dela por meio de seus canais oficiais. Ela possibilita disseminar mensagens importantes, como políticas da organização, atualizações de projetos e anúncios gerais.

Ela se baseia em estratégias e ferramentas que facilitam a interação entre os colaboradores e a gestão. Dessa forma, é possível promover um ambiente de trabalho mais informado e coeso. Isso também contribui para que todos atuem em função dos mesmos objetivos.

Existem várias ferramentas à disposição da comunicação interna, como e-mails, newsletters, intranets, videoconferências e até mesmo redes sociais internas. Dessa forma, ela pode atingir diferentes públicos e se adaptar às necessidades específicas de cada equipe.

Quando a comunicação interna é bem estruturada e valorizada, a empresa pode colher uma série de benefícios. Além disso, trata-se de algo ainda mais importante em momentos de mudança ou crise, ajudando a manter a calma e o foco entre as equipes.

Por outro lado, quando as empresas não dão a devida importância à isso, elas arriscam enfrentar uma série de problemas. Entre eles, o desalinhamento de equipes, falta de engajamento dos colaboradores e a disseminação de informações incorretas.

15 competências futuro

Tipos de comunicação interna

Para ser bem sucedida, a comunicação interna precisa ser implantada de forma abrangente, considerando os seus diferentes tipos. Além disso, há a possibilidade de combiná-los para contar com um conjunto que faça sentido para a sua organização.

A seguir, conheça quais são os principais tipos de comunicação interna e os seus diferenciais:

  • comunicação escrita: e-mails, boletins informativos, relatórios e outros documentos escritos;
  • comunicação verbal: reuniões, apresentações, chamadas telefônicas e conversas individuais;
  • comunicação vertical: ocorre entre colaboradores de diferentes níveis hierárquicos na empresa;
  • comunicação horizontal: acontece entre pessoas ou equipes no mesmo nível hierárquico;
  • comunicação diagonal: tipo que cruza níveis hierárquicos e departamentos distintos.

Por que a comunicação interna é importante?

A comunicação interna é um dos componentes essenciais para o bom funcionamento de qualquer organização. Isso fica nítido ao considerar os benefícios que ela pode trazer para várias áreas.

Abaixo, confira quais são os principais pontos que reforçam sua importância.

Produtividade

Uma boa comunicação interna permite que os funcionários entendam claramente suas tarefas e objetivos. Dessa forma, podem trabalhar de maneira mais eficiente, contribuindo para uma melhora na produtividade do time em geral.

Clima organizacional

Quando há uma comunicação aberta e transparente entre as equipes, o clima organizacional se torna mais amigável. Além disso, diminui o risco de conflitos que possam surgir por conta de desalinhamentos de expectativas.

Integração de novos colaboradores

A comunicação interna também facilita a integração de novos integrantes da equipe. Quando alguém se junta ao time, uma comunicação eficaz pode fazer com que essa pessoa se sinta mais acolhida e capaz de entender rapidamente as suas responsabilidades.

Gestão de crises

Quando ocorre uma crise, seja ela interna ou externa, uma boa comunicação interna pode ser decisiva para minimizar os impactos negativos dela. Por exemplo, é um caminho para manter os funcionários informados e garantir que todos estejam trabalhando em conjunto para resolver o problema.

Tomada de decisões

Uma comunicação interna eficiente permite que as informações circulem de maneira fluida e precis. Isso é essencial para uma tomada de decisões informada e ágil em todos os âmbitos. Por exemplo, as lideranças podem receber feedbacks valiosos que permitam transformar seus modelos de gestão.

Como melhorar a comunicação interna de uma empresa?

Tendo em vista a importância da comunicação interna para uma empresa, fica nítido que aprimorá-la continuamente deve ser um objetivo de qualquer organização. Felizmente, existem diferentes formas de fazer isso como parte da rotina corporativa.

Conheça a seguir quais são os passos fundamentais para melhorar a comunicação interna de uma empresa.

Trabalhe com transparência

A transparência é essencial para construir confiança e promover uma comunicação aberta na empresa. Quando os colaboradores entendem claramente os objetivos e metas da organização, eles se sentem mais envolvidos e motivados.

Utilize ferramentas de apoio

Ferramentas de comunicação interna, como intranet, e-mail e plataformas específicas como Slack e Zoom, podem facilitar a interação entre os times de maneira mais eficiente no dia a dia. Com elas, é possível compartilhar informações de forma rápida e fácil, contribuindo para a produtividade de todos.

Valorize o feedback

Criar um ambiente onde o feedback é incentivado e valorizado pode levar a melhorias contínuas. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação internas e reuniões regulares de feedback. Afinal, ouvir os outros permite identificar áreas de melhoria que podem não ser evidentes para a gestão.

Elimine ruídos na comunicação

É sempre importante garantir que as mensagens sejam claras e concisas, para não ocorrerem mal-entendidos e conflitos na sua comunicação interna. Além disso, vale a pena treinar as equipes para se comunicarem de maneira mais eficaz e, assim, diminuir a ocorrência desses ruídos.

Fortaleça a cultura organizacional

Uma cultura organizacional forte pode promover a comunicação aberta e o trabalho em equipe. Como consequência, é possível criar um espaço onde os funcionários se sintam confortáveis para compartilhar ideias e interajam melhor entre si.

Monitore e avalie a comunicação interna

O processo de aprimoramento da sua comunicação interna precisa ser contínuo. Utilize métricas específicas, como índices de satisfação dos colaboradores e feedbacks recebidos, para identificar áreas para melhorar e tornar as suas práticas ainda mais eficazes.

Colocar a comunicação interna entre as prioridades da empresa possibilita contar com um ambiente de trabalho mais alinhado e produtivo. Afinal, esse é um contexto em que todos os colaboradores podem se sentir valorizados e informados. Então, aproveite as informações deste artigo para planejar as suas ações!

E para valorizar ainda mais seus colaboradores utilize um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Saiba como criar um em nosso guia completo!

pdi guia

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

É indiscutível que a tecnologia no mercado de trabalho impulsiona mudanças constantes na forma como as organizações operam e como os profissionais

Você já se perguntou o que realmente é produtividade e por que esse termo aparece tanto em discussões sobre sucesso profissional? O

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST