Empowerment: o que é, importância e como aplicar na sua empresa

27/05/2024
empowerment

Empowerment é um processo de delegação de poder e autonomia aos colaboradores, permitindo que eles tomem decisões e ajam de forma mais independente dentro de suas funções. 

Esse conceito envolve proporcionar às pessoas os recursos, habilidades e informações necessárias para que possam desempenhar suas tarefas com mais responsabilidade. 

O objetivo é criar um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados e motivados a contribuírem para o sucesso da empresa.

Conheça agora os benefícios e estratégias para implementar essa poderosa abordagem na sua gestão de pessoas!

O que é empowerment?

Em português, empowerment significa empoderamento. No mundo corporativo, esse termo trata de um modelo de gestão que descentraliza as responsabilidades e decisões, concedendo aos colaboradores mais autonomia para executar suas tarefas.

Em vez de um modelo rígido e hierárquico, o empowerment confia na capacidade e no potencial dos colaboradores, incentivando-os a tomar decisões, resolver problemas e propor soluções inovadoras.

15 competências futuro

Quais são os pilares do empowerment?

Fundamental no ambiente corporativo moderno, o empowerment pode ser dividido em quatro pilares essenciais. São eles:

Poder

Este pilar envolve delegar autoridade, garantir transparência e promover autonomia operacional.

“Empoderar” colaboradores significa dar a eles o poder de tomar decisões que afetam seu trabalho e o desempenho da empresa. 

Envolve a delegação de autoridade, onde responsabilidades são distribuídas, permitindo que os colaboradores tomem decisões dentro de suas áreas de atuação. 

Isso pode incluir a autoridade para resolver problemas do cliente, ajustar processos e/ou implementar melhorias sem a necessidade de aprovação superior constante. 

Este pilar também exige transparência no acesso às informações necessárias como dados e informações estratégicas da empresa. 

Desenvolvimento

O desenvolvimento foca em proporcionar treinamento contínuo, oportunidades de crescimento e de mentoria. 

Este pilar é fundamental para que os colaboradores se sintam empoderados e capazes de desempenhar suas funções com confiança e competência. 

Ele inclui a oferta constante de programas de treinamentos para aprimorar habilidades técnicas, gerenciais e de liderança, garantindo que os colaboradores estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar novos desafios. 

Além disso, o desenvolvimento de carreira dentro da empresa é igualmente importante e deve correr em paralelo, pois incentiva os colaboradores a assumirem novas responsabilidades e a buscarem promoções. 

A orientação através de mentoria e coaching também pode funcionar de forma complementar, ajudando no desenvolvimento de habilidades para alcançarem seus objetivos profissionais.

Liderança 

O aspecto “liderança” apoia os colaboradores através da liderança servidora, visão clara e feedback construtivo. 

Este pilar é um dos mais importantes, afinal, líderes que inspiram e dão suporte aos seus colaboradores, promovem uma cultura de confiança, fundamental para criar um ambiente de empowerment. 

Dentro da prática da liderança servidora, os líderes se concentram em servir suas equipes, removendo obstáculos e fornecendo os recursos necessários para que os colaboradores possam ter sucesso. 

Também envolve o alinhamento dos objetivos individuais dos colaboradores à missão e aos valores da empresa.

Além disso, é preciso estabelecer uma política de condução de feedbacks que ajudem os colaboradores a entenderem seus pontos fortes e áreas de melhoria.

Motivação

Por fim, a motivação é cultivada através do reconhecimento pelo bom desempenho e sustentada pela criação de um ambiente de trabalho positivo. 

Ambas as ações são essenciais para manterem os colaboradores engajados e conscientes de seu processo de tomada de decisão. 

Adicionalmente, pode ser incluída neste pilar a criação de um ambiente que privilegie o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Qual a importância de empoderar os colaboradores da empresa?

De modo geral, o empoderamento dos colaboradores é uma ferramenta que pode contribuir para a construção de uma cultura organizacional mais positiva. 

Isso porque em um ambiente de trabalho onde há confiança mútua, respeito e livre colaboração, o vínculo entre os colaboradores e a empresa fica mais forte e capaz de sustentar uma equipe mais coesa, alinhada aos objetivos corporativos.

Como resultados, os negócios ganham mais flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado, além de se desenvolverem com mais qualidade em produtos e serviços oferecidos. 

Quais os benefícios para as empresas?

Empoderar os colaboradores traz diversos benefícios para as empresas, como:

  • Engajamento e motivação: funcionários empoderados se sentem mais motivados e engajados, o que impacta positivamente a produtividade e a satisfação no trabalho.
  • Inovação e criatividade: nos ambientes em que o empowerment é estimulado, os colaboradores se sentem à vontade para propor soluções criativas e melhorias.
  • Retenção de talentos: os funcionários empoderados se sentem mais conectados à organização e menos propensos a buscar oportunidades em outros lugares.

Como aplicar o empowerment na prática?

Para aplicar o empowerment na prática e colher seus benefícios, as empresas devem seguir uma série de passos estratégicos, veja agora quais são eles:

Definir as expectativas

A primeira etapa é comunicar de forma clara os objetivos e expectativas da empresa com essa estratégia. Isso inclui delinear metas, responsabilidades de cada função e os padrões de desempenho esperados.

Quando os colaboradores entendem claramente o que se espera deles, ficam mais confiantes e motivados para tomar decisões e agir de forma autônoma.

Treinar e desenvolver 

Invista em programas de treinamento como workshops, cursos e outras oportunidades de aprendizagem que aprimorem as habilidades técnicas, gerenciais e de liderança dos colaboradores. 

Manter o foco no desenvolvimento profissional garante que os funcionários estejam bem preparados para enfrentar desafios e aproveitar novas oportunidades.

Delegar responsabilidades

Confiar tarefas e decisões importantes aos colaboradores não significa apenas transferir trabalho, mas também dar a autoridade necessária para a tomada de decisões e resolução de problemas. 

Essa confiança estimula a iniciativa e a responsabilidade, criando um ambiente de trabalho mais dinâmico e proativo.

Criar um ambiente de confiança

Os colaboradores devem se sentir seguros para expressar suas opiniões e ideias sem medo de retaliação. 

Para isso, é necessário estabelecer uma comunicação transparente entre todas as hierarquias, preservando sempre o respeito mútuo.

Facilitar o acesso à informação

Assegure que os colaboradores tenham acesso às informações relevantes que afetam seu trabalho e o funcionamento da empresa como dados, feedback de clientes e estratégias. 

O acesso à informação capacita os funcionários a tomar decisões mais alinhadas aos objetivos da empresa.

Comece hoje!

É preciso destacar que cada organização possui suas singularidades, o que implica que a aplicação do empowerment pode variar de acordo com características específicas. 

Também é preciso ter em mente que o empowerment é um processo contínuo que demanda comprometimento e investimento a longo prazo. 

No entanto, vale considerar que adotar esse modelo de gestão pode resultar positivamente tanto no desenvolvimento dos colaboradores, quanto na sustentabilidade da organização como um todo.

E para empoderar ainda mais seus colaboradores, introduza um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)! Aprenda como criar um em nosso guia completo!

pdi guia

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Em um mundo onde a única constante é a própria mudança, torna-se cada vez mais difícil antecipar o surgimento de um problema

Não dá para negar que uma empresa não existe sem os seus funcionários, certo? Dada essa importância, a gestão de pessoas se

Os novos modelos de operar impõem grandes desafios para o Futuro do Trabalho, sendo assim, para enfrentar as mudanças do agora e

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST