Mesmo sem saber, boa parte das empresas já têm a excelência operacional entre os seus objetivos, mas sem saber disso. No entanto, é fundamental entender que isso não é um conceito vago, mas sim um conjunto de princípios e práticas concretas.
Colocar a excelência operacional entre as prioridades da empresa requer um comprometimento com a melhoria contínua, a eficiência dos processos e a satisfação do cliente. Então, que tal aprender mais sobre isso?
Neste artigo, você vai entender o conceito por trás da excelência operacional e como aplicá-la em sua gestão.
O que é excelência operacional?
Excelência operacional significa maximizar o desempenho das operações de uma empresa no que diz respeito à produtividade, qualidade do produto e redução de custos. Dessa forma, ela tem mais chances de superar a concorrência e alcançar cada vez mais clientes.
Isso geralmente envolve uma busca constante pela melhoria contínua nos processo e atividades da empresa. É necessário compreender de forma aprofundada como cada atividade se conecta e identificar pontos para aprimorar e eliminar etapas desnecessárias.
Aqui, o termo excelência não deve ser confundido com perfeição. Em vez disso, refere-se a executar as tarefas da melhor forma possível com os recursos disponíveis.
Origem do termo
A primeira ocorrência do termo “excelência operacional” vem do livro In Search of Excellence, de 1982. Nele, os autores argumentam que as empresas devem resolver seus problemas utilizando apenas os processos de negócio indispensáveis e distribuir seu processo de decisão por vários níveis hierárquicos.
No entanto, alguns conceitos anteriores já antecipavam muitas dessas ideias. Um exemplo disso é a Toyota, que criou um sistema para trabalhar de forma mais eficiente devido às dificuldades passadas pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial. Ele deu origem ao Lean e ao Kanban.
Qual a relação entre excelência operacional e melhoria contínua?
Como você viu até aqui, não é possível falar do assunto sem citar a melhoria contínua. Isso porque uma é fundamental para atingir a outra.
A melhoria contínua é um componente que ajuda a empresa a alcançar o objetivo de máxima qualidade contido na excelência operacional. Ou seja, é algo que envolve identificar oportunidades para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade das suas entregas.
Dessa forma, é possível dizer que a melhoria contínua é uma ferramenta para a empresa atingir a excelência operacional. Então, ambas funcionam como meios para buscar uma otimização constante dos seus processos de negócios.
Qual a importância de se ter excelência operacional?
A busca pela excelência operacional é algo totalmente alinhado com os objetivos de muitas organizações. Isso se deve principalmente aos benefícios que tende a trazer para elas.
Confira a seguir os principais pontos que revelam a importância de buscar a excelência operacional na empresa:
Melhor competitividade
A excelência operacional ajuda as organizações a se destacarem diante da movimentação dos concorrentes. Como resultado, é possível alcançar mais clientes e se consolidar em uma posição vantajosa no seu segmento.
Qualidade das entregas
A excelência operacional também é decisiva para entregar cada vez mais qualidade ao seu cliente. Desde o primeiro contato dele até o pós-venda, tudo é construído para entregar o máximo de valor. Com isso, aumentam a satisfação e a fidelização.
Redução de desperdícios
Dedicar atenção à excelência operacional também é uma forma de diminuir os desperdícios que integram os seus processos. Isso se refere a atividades que não agregam valor ao produto final, cuja eliminação melhora a eficiência e a produtividade da empresa.
Alinhamento das equipes
Para alcançar a excelência operacional, é necessário que todos os seus elementos estejam alinhados à estratégia e gestão do negócio. Como consequência, é uma iniciativa capaz de colocar todas as equipes trabalhando em função dos mesmos objetivos.
Quais são os elementos da excelência operacional?
A excelência operacional se baseia em quatro pilares que se referem aos elementos fundamentais para garantir o funcionamento eficiente de uma empresa. Ao se familiarizar com eles, é possível implementar estratégias que otimizem os processos e maximizem os resultados.
A seguir, conheça quais são os elementos da excelência operacional e o que representam:
Estratégia
A estratégia se refere ao plano de ação que orienta a organização para alcançar os seus objetivos. Para isso, deve ser clara, concisa e alinhada com a missão e a visão da empresa.
Gestão
A gestão envolve a supervisão e a coordenação das atividades da empresa. Isso inclui a tomada de decisões, a alocação adequada de recursos e a avaliação contínua de desempenho.
Pessoas
As pessoas são o recurso mais valioso de uma organização. Portanto, elas devem ser capacitadas, motivadas e estar comprometidas com a visão da empresa.
Processos
Os processos são as atividades realizadas pela empresa para atingir os seus objetivos. Na excelência operacional, eles devem ser eficientes e capazes de entregar valor aos clientes.
Como atingir a excelência operacional?
Abaixo, você verá os passos necessários para atingií-la em sua empresa:
Determine objetivos e KPIs
Toda iniciativa precisa ter metas claras para que seja possível saber se foram bem-sucedidas ou não. Então você precisa ter objetivos bem definidos e KPIs que ajudem a mensurar o seu sucesso com foco em excelência operacional. Por exemplo, é possível focar em KPIs relacionados a volume de entregas e satisfação do cliente.
Capacite as suas equipes
O seu time precisa estar altamente qualificado para atuar em função da excelência operacional. Para isso, invista em recursos como cursos, treinamentos, workshops e outros meios para colocar a aprendizagem como prioridade.
Entenda o fluxo dos processos
Somente é possível otimizar os seus processos se você realmente entende todo o fluxo deles. Procure visualizar como interagem, se existem possíveis gargalos e como cada passo contribui positivamente para a qualidade do produto final.
Procure por oportunidades de melhoria
A partir da análise do seu fluxo de processos, você deve começar a buscar por oportunidades de melhorias. Por exemplo, é possível eliminar atividades desnecessárias, reduzir gargalos e aproveitar os seus recursos de maneira mais estratégica.
Implemente as mudanças
Após planejar quais melhorias serão feitas em seus processos, chega o momento de colocá-las em prática. Enquanto isso, certifique-se de monitorar o processo após a implementação para garantir que as mudanças tragam realmente os efeitos desejados.
Repita o ciclo regularmente
O esforço voltado à excelência operacional nunca termina de verdade. Em vez disso, ele deve ser constante, o que é a premissa da melhoria contínua. Então, esteja sempre em busca de oportunidades para otimizar seus processos, sejam eles antigos ou novos.
Tendo em mente tudo o que você aprendeu até aqui sobre o tema, já é possível elaborar a sua própria estratégia e aproveitar seus benefícios. Assim, a sua organização poderá alcançar resultados cada vez superiores por trabalhar de maneira mais estratégica.
Aproveite que está lendo como ter alta performance nas suas operações e aprenda agora como ser um líder que bate metas! Baixe nosso ebook exclusivo!