Entenda o que é intraempreendedorismo e como desenvolver na empresa

02/05/2024
intraempreendedorismo

Em todas as áreas de atuação, parece haver um consenso a respeito da importância da inovação. No entanto, muito se diverge sobre as melhores formas de potencializá-la no dia a dia. A solução para isso pode estar no intraempreendedorismo.

Essa ideia consiste em empoderar cada membro da sua equipe para se ver como dono do negócio. Dessa forma, podem interferir diretamente nas ideias que movem a empresa para frente, o que inevitavelmente coloca a inovação na rotina.

Quer saber mais sobre como o intraempreendedorismo pode beneficiar a sua organização? Então, confira este artigo e descubra!

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo consiste em funcionários de uma empresa buscarem a inovação e um senso de empreendedorismo na empresa. Ou seja, é como se tornassem empreendedores da própria organização, buscando oportunidades de crescimento e solucionando problemas de forma inovadora.

Essa é considerada uma maneira de fomentar a inovação em uma empresa. Afinal, seja em qual segmento ela estiver inserida, um foco contínuo em buscar por novas soluções é altamente saudável.

No entanto, o intraempreendedorismo somente é bem-sucedido quando os colaboradores são realmente capacitados e incentivados a agir dessa maneira. Para isso, precisam ter liberdade e confiança para tomar decisões e implementar ideias inovadoras.

15 competências futuro

Exemplos de intraempreendedorismo

Para ilustrar esse conceito, veja a seguir alguns exemplos famosos de intraempreendedorismo em grandes empresas:

  • A primeira rede social a causar um impacto no Brasil, o Orkut, é um exemplo de intraempreendedorismo dentro do Google. Ele foi criado pelo engenheiro Orkut Büyükkökten em seu tempo livre e logo foi incluído na lista de produtos da gigante das buscas.
  • O McLanche Feliz, do McDonalds, é outro exemplo de resultado do intraempreendedorismo. Ele foi idealizado por um franqueado da rede com o intuito de impactar o público infantil. Devido ao sucesso, tornou-se um produto de toda a marca.
  • A Frito Lay, responsável pelo salgadinho Cheetos, estava perdendo bastante margem de mercado nos anos 1980. Um de seus funcionários, então, sugeriu adicionar pimenta chili ao produto para apelar para o público latino. Como resultado, essa novidade foi campeã de vendas.

Quais são os possíveis benefícios para as organizações?

O intraempreendedorismo pode trazer vantagens para todos os níveis de uma empresa. Isso faz com que se justifique os recursos dedicados a implementá-lo. Quer ver?

A seguir, confira os maiores benefícios do intraempreendedorismo para as organizações:

Incentivo à inovação

O intraempreendedorismo incentiva os funcionários a buscar soluções inovadoras para os problemas da empresa. Como consequência, isso pode levar ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços que ofereçam uma vantagem competitiva à organização no mercado.

Maior eficiência e produtividade

Ao serem estimulados a pensar como empreendedores, os colaboradores também podem enxergar maneiras melhores de conduzir seus processos rotineiros. Isso pode envolver desde uma otimização das atividades até redução dos custos.

Diminuição da taxa de turnover

Tanto o absenteísmo quanto o turnover tendem a diminuir se a empresa estimula o intraempreendedorismo em sua rotina. Afinal, os funcionários se sentem valorizados ao terem a oportunidade de contribuir de maneira concreta para a organização.

Como aplicar o intraempreendedorismo na empresa?

Para ser possível aproveitar os benefícios que o intraempreendedorismo pode trazer, a implementação dessa ideia precisa ser eficaz. Ou seja, é algo que não deve ficar apenas no discurso, exigindo mudanças concretas em seus processos.

A seguir, veja quais são os passos essenciais para implementar o intraempreendedorismo em sua organização:

Crie uma cultura de inovação

Se você quer que seus funcionários tragam novas ideias para a empresa, isso deve ser integrado à cultura dela. Em outras palavras, significa incentivar a colaboração, a experimentação e o aprendizado contínuo em todos os níveis.

Por exemplo, promova sessões regulares de brainstorming e mantenha canais de comunicação abertos para troca de ideias.

Recompense boas ideias

É importante reconhecer e recompensar as boas ideias para incentivar o intraempreendedorismo. Isso motiva o seu time a procurar soluções melhores no dia a dia.

Você pode elogiar publicamente ideias inovadoras, oferecer prêmios ou bônus, e até mesmo promover quem demonstra uma forte mentalidade intraempreendedora.

Ofereça os recursos adequados

Não adianta estimular o intraempreendedorismo se os funcionários não tiverem acesso ao que precisam para isso. Certifique-se de que eles tenham tempo, equipamentos, informações e outros recursos que possam ajudar vocês a colocar suas ideias em prática.

Entender as necessidades da sua equipe é fundamental e requer um esforço constante.

Capacite suas equipes com treinamentos

Suas equipes podem precisar de habilidades específicas para desenvolver o intraempreendedorismo. Oferecer cursos, treinamentos, workshops e outras vias de aprendizado pode ser útil para a capacitação das equipes.

Além disso, esse treinamento ajuda os funcionários a lidarem com os desafios e oportunidades que possam aparecer ao longo do processo.

Tenha bons canais de feedback

A troca de feedbacks é importante para que os funcionários se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa. Eles precisam ter formas de compartilhar suas ideias e também devem se sentir ouvidos.

No entanto, é importante ter abertura para receber feedback dos funcionários. Assim, é criada uma comunicação aberta e bidirecional.

E como ser eu mesmo um intraempreendedor?

O conceito de intraempreendedorismo sugere que todos os funcionários, inclusive os líderes, devem adotar uma mentalidade empreendedora. Isso significa encontrar maneiras de desenvolver e demonstrar essa característica em suas atividades diárias.

Um dos elementos fundamentais para isso é a abertura para a inovação e às mudanças. Ou seja, é preciso buscar constantemente formas melhores de realizar as tarefas cotidianas.

Além disso, também é necessário ter proatividade na busca por novas oportunidades e soluções. Isso envolve manter o radar ligado para detectar tendências internas e externas para identificar novas possibilidades a serem exploradas.

Vale lembrar que um processo de intraempreendedorismo não existe sem riscos. Portanto, é necessário ter disposição para enfrentá-los e aprender com os desafios que servirem. Isso inclui sair da zona de conforto, lidar com incertezas e até enfrentar fracassos ocasionalmente.

Colocar o intraempreendedorismo entre as prioridades da empresa significa reconhecer a importância da inovação como parte da rotina. Ao empoderar as suas equipes para se verem como donas do negócio, é possível destravar o potencial da sua organização e alcançar novos patamares de sucesso.

Para ajudar ainda mais no crescimento dos seus colaboradores, um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser uma ótima ferramenta! Aprenda em nosso guia exclusivo como montar um na sua empresa!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O que é efeito de rede? Você sabe o que é o efeito de rede (ou, no termo em inglês, network effect)?

Há tempos que o conceito de “chefe” e toda a imagem ultrapassada atrelada à ela vem sendo questionada no cenário corporativo. No

Nos ambientes corporativos hoje, a busca pela eficiência e adaptabilidade se tornou uma prioridade para as organizações. Ao mesmo tempo, é essencial

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST