Inovação incremental: o que é, vantagens e como aplicar

22/04/2024

A busca pela inovação tornou-se uma necessidade constante para as empresas modernas que desejam manter sua relevância e evoluir no mercado.  

Contudo, engana-se quem pensa que inovar tem um formato ou definição única e fixa: existem várias maneiras e abordagens para se inovar, sendo a inovação incremental uma delas.  

Mas o que exatamente é inovação incremental e como ela se diferencia de outros tipos? Vamos explorar essas e outras questões sobre o tema neste artigo, mostrando como essa abordagem pode ser implementada e os benefícios que ela oferece às empresas. Continue a leitura e descubra!  

O que é inovação incremental? 

A inovação incremental refere-se a melhorias graduais e constantes em produtos, serviços, processos ou tecnologias já existentes na empresa. Ou seja, essa abordagem não envolve grandes mudanças e rupturas, mas sim se concentra em aprimoramentos incrementais e graduais.  

Essas melhorias podem ser pequenas alterações em recursos ou funcionalidades de um produto, ajustes em processos operacionais para aumentar a eficiência, ou modificações em serviços para atender melhor às necessidades dos clientes.  

O objetivo da inovação incremental é aprimorar continuamente o que já existe, aumentando a qualidade, reduzindo custos e otimizando o desempenho.  

Embora as mudanças sejam graduais, a acumulação dessas pequenas inovações ao longo do tempo pode resultar em melhorias significativas e sustentáveis, garantindo que as empresas permaneçam competitivas e relevantes no mercado.

banner blog mindset agil

Quando surgiu o conceito de inovação incremental? 

O conceito de inovação incremental se popularizou com a obra “Business Cycle” do economista Joseph Schumpeter que teorizava sobre a inovação, ao mesmo tempo enfatizando a necessidade de adaptabilidade e evolução contínua nas empresas.  

Schumpeter foi um precursor no pensamento de uma teoria do desenvolvimento de negócios pela inovação.  

No entanto, o autor acredita que a inovação não necessariamente tinha que ser algo disruptivo, mas que poderia acontecer com base em mudanças simples, desde que fossem consistentes e contínuas.   

Quais as diferenças da inovação incremental para outros tipos de inovação? 

Como vimos, existem maneiras diferentes de inovar. A inovação incremental se distingue de outros tipos, como a inovação radical e a inovação disruptiva, em aspectos como: 

  • Escopo: a inovação incremental envolve melhorias graduais, dando continuidade ao que já é conhecido e feito na empresa, enquanto que a inovação radical promove mudanças novas e significativas, e a inovação disruptiva propõe uma transformação ou substituição de algo existente por outro;  
  • Abordagem: a inovação incremental busca aproveitar os recursos e conhecimentos existentes da organização, gerando menos riscos e custos. As inovações radical e disruptiva envolvem mais exploração e risco, já que abordam a criação de algo novo ou uma transformação;   
  • Impacto: a inovação incremental tende a surtir efeitos mais graduais e previsíveis, já a inovação radical pode causar uma alteração profunda nas dinâmicas e processos da empresa. Enquanto isso, a inovação disruptiva tem o potencial de transformar o mercado e padrões de consumo.  

Quais as vantagens da inovação incremental? 

A inovação incremental pode não ser tão transformadora à primeira vista, mas ela oferece grandes vantagens. Conheça as principais.  

Menor risco 

Em comparação com os outros tipos, a inovação incremental geralmente envolve menos riscos já que as mudanças são relativamente simples e envolvem processos e elementos já conhecidos pela empresa.  

Uso otimizado dos recursos  

A inovação incremental aproveita os recursos e conhecimentos existentes da organização, o que significa otimizar seus próprios ativos, minimizando custos e maximizando o retorno. 

Maior aceitação do mercado 

Ao fazer pequenas mudanças que mantêm a continuidade com o que já é conhecido, a inovação incremental tende a ser mais facilmente aceita pelos clientes e demais stakeholders 

Isso pode, inclusive, ajudar a amenizar a resistência à mudança e servir como caminho para facilitar uma futura inovação radical ou disruptiva.  

Cultura da melhoria contínua 

A inovação incremental promove uma cultura de melhoria contínua dentro da organização visto que ela se baseia em buscar constantemente maneiras de aprimorar seus produtos, processos e serviços e se manter flexível e adaptável.  

Mais controle 

Com base em ações simples e graduais, a inovação incremental geralmente causa menos interrupções nas operações e processos da empresa e também são mais fáceis de serem acompanhadas e mensuráveis, uma vez que são mais previsíveis. Isso permite que líderes tenham maior controle das mudanças.  

Crescimento sustentável 

Ao acumular melhorias ao longo do tempo, a inovação incremental pode levar a um crescimento sustentável e estável.  

Em vez de buscar mudanças radicais que possam ser difíceis de sustentar, diversas empresas se beneficiam desse método como meio para crescer de forma consistente e ordenada.  

Como aplicar a inovação incremental na empresa? 

A aplicação deste tipo de inovação na empresa requer um compromisso com a melhoria contínua e com etapas mais estruturadas. Acompanhe, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a incorporar essa abordagem no seu negócio.  

Incentive a cultura da inovação 

Estabeleça uma cultura organizacional que valorize a inovação e encoraje os funcionários a contribuir com ideias e sugestões de melhoria. Incentive a experimentação e a aprendizagem contínua. 

Identifique oportunidades de melhoria 

Cultive o hábito de avaliar regularmente produtos, processos e serviços para identificar áreas que possam se beneficiar de melhorias. Ouça o feedback dos clientes, monitore as tendências do mercado e faça benchmarking para identificar oportunidades de inovação. 

Treine e desenvolva sua equipe 

Invista no desenvolvimento dos colaboradores é uma ótima manobra para garantir que eles estejam preparados para implementar novas ideias. Treinamentos são sempre válidos para ajudar pessoas a acompanhar as mudanças tecnológicas e de processos. 

Estimule a colaboração 

Procure formar times multidisciplinares e esteja mais alinhado com práticas de diversidade e inclusão. Ter equipes diversas colaborando é muito importante para o compartilhamento de ideias, conhecimentos e diferentes perspectivas que podem contribuir para a inovação. 

Desenvolva um processo de inovação 

A inovação incremental tende a ser mais controlada e faseada. Por isso, crie um processo claro e estruturado para desenvolver e implementar melhorias incrementais. 

Você pode incluir etapas como brainstorming, análise de viabilidade, prototipagem, entre outras que ofereceram um guia útil para orientar a ajudar diferentes equipes e a liderança a experimentar e testar ideias de forma alinhada com as expectativas do negócio.  

Ao abraçar uma mentalidade de melhoria contínua e cultivar uma cultura organizacional que valoriza mudanças positivas em todos os níveis, a inovação incremental é a ferramenta ideal para empresas que desejam exercitar sua capacidade de se adaptar, evoluir e prosperar em um mercado complexo e em constante mudança.

E já que estamos falando de inovação, que tal entender mais como um mindset digital pode gerar mais resultados na sua empresa? Leia nosso ebook exclusivo!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Quando o assunto é a liderança das organizações, podem surgir dúvidas em relação à sopa de letrinhas envolvendo alguns dos seus cargos

Quem não está por dentro do status das demandas da empresa pode enfrentar desafios para coordenar equipes, otimizar processos e alcançar metas

Conforme a tecnologia avança, surgem soluções cada vez melhores para cursos e treinamentos corporativos. É nesse contexto que vemos o valor de

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST