Networking: o que é, importância e principais técnicas

A habilidade de fazer e firmar contatos pessoais e profissionais se tornou muito valiosa nos últimos anos. Conhecida como networking, essa estratégia é muitas vezes abordada como uma ‘arte’ ou até mesmo uma ‘ciência’ de construir e manter conexões significativas com pessoas.  

O networking se tornou um ponto-chave no âmbito profissional, pois estabelecer uma boa lista de contatos pode oferecer muitas vantagens em termos de crescimento, parcerias, trocas, aprendizados, oportunidades de trabalho e muito mais.  

Se você quer saber mais sobre o networking, entender sua importância e conferir dicas para cultivar relacionamentos genuínos de forma eficiente, continue a leitura deste artigo!  

O que é networking? 

Networking é um termo que se refere à prática de estabelecer e cultivar conexões com outras pessoas.  

Na prática, trata-se do hábito de construir relacionamentos que possam trazer benefícios mútuos, como chances de avanço na carreira, colaborações profissionais e muitas outras oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.  

Vale dizer que o networking não se trata apenas de aumentar o número na sua lista de contatos, mas sim de cultivar relacionamentos de qualidade, baseados na confiança, respeito e interesse genuíno mútuo.  

Afinal, a ideia é encarar essas conexões como uma possível fonte valiosa de apoio, conselhos, insights e oportunidades ao longo da vida. 

Quais os diferentes tipos de networking? 

O networking é uma área que cresceu tanto que ganhou diferentes tipos; cada abordagem com suas próprias características e objetivos. Conheça alguns deles.  

Networking profissional 

O mais conhecido é o tipo de networking focado em estabelecer conexões em um contexto profissional, a fim de trocar ideias com possíveis colegas de trabalho, líderes no seu setor, clientes, fornecedores e outros profissionais.  

É por meio desse tipo de networking que profissionais e líderes tentam galgar oportunidades de carreira, firmar parcerias, fazer benchmarking, aumentar a carreira de clientes e realizar outras atividades que beneficiem suas empresas.  

Networking pessoal  

Este tipo de networking visa divulgar sua marca pessoal em eventos diversos como festas, encontros sociais, eventos e outras atividades.  

Embora possa não ter um objetivo profissional imediato, o networking pessoal tem o objetivo de firmar a imagem da pessoa e garantir que ela seja lembrada.  

Networking de marketing  

O networking centrado no marketing visa estabelecer relacionamentos com foco na venda ou divulgação de um produto ou serviço. Aqui, a ideia é ampliar os contatos justamente para escalar o negócio e torná-lo mais rentável.  

Qual a importância do networking para a carreira e negócios? 

O networking tem seu valor no desenvolvimento e na progressão na carreira, nos negócios e em outras áreas da vida. Entenda porque ele é importante com os motivos que destacamos a seguir.  

Amplia as oportunidades de carreira e negócios   

Conectar-se com profissionais da mesma área ou de setores relacionados pode abrir portas para oportunidades de emprego, estágios, projetos e outras formas de avançar na carreira.  

Tenha em mente que, muitas vezes, as melhores oportunidades não são anunciadas publicamente, mas sim compartilhadas por meio de conexões pessoais. 

Dá acesso a recursos e conhecimentos únicos  

Uma rede forte pode fornecer acesso a uma variedade de recursos em primeira mão, como informações sobre tendências, melhores práticas, lançamentos, novidades e mais.  

Ao interagir com outros profissionais, é possível adquirir insights e conhecimentos que podem ser aplicados para melhorar seu próprio desempenho.  

Permite buscar suporte e mentoria 

O networking pode ser uma valiosa fonte vital de conhecimento, mentoria e aconselhamento.  

Ter uma rede de contatos confiável com quem você possa compartilhar desafios, buscar conselhos e obter feedback pode ser extremamente útil para aprender e melhorar continuamente 

Ajuda na construção de reputação e credibilidade 

Uma rede sólida de contatos pode ajudar a construir sua reputação e credibilidade no mercado.  

O boca a boca é uma das formas mais poderosas de divulgação, e as recomendações de colegas e contatos de confiança podem aumentar sua visibilidade diante de empregadores, clientes e investidores. 

Como fazer um networking eficiente? 

Fazer networking eficiente envolve uma combinação de estratégias e práticas que ajudam a construir e manter esses contatos. Confira algumas dicas para aplicar agora mesmo! 

Seja autêntico e verdadeiro 

Ao interagir com outras pessoas, seja você mesmo e mostre interesse genuíno em conhecer e ajudar os outros. As conexões mais fortes são construídas em bases de autenticidade e sinceridade. 

Defina seus objetivos 

Antes de participar de eventos de networking ou iniciar uma conversa com alguém, tenha em mente quais são seus objetivos. Você está procurando por oportunidades de emprego ou quer expandir sua base de clientes?  

Ter clareza sobre seus objetivos ajudará a direcionar suas interações e a identificar as melhores oportunidades de conexão. 

Mantenha um perfil online profissional 

Atualize seu perfil em redes sociais profissionais para que as pessoas possam te encontrar. Mantenha-o completo e busque criar conteúdo para ele.  

Faça postagens, marque pessoas, comente nos outros posts. Isso ajuda você a se manter visível e em comunicação com outros profissionais.  

Siga o princípio da reciprocidade 

Networking eficaz envolve a construção de relacionamentos de longo prazo baseados na troca e no benefício mútuo. Por isso, esteja aberto a ajudar os outros sem necessariamente esperar algo em retorno.  

5 dicas para manter uma boa rede de contatos 

Agora que você iniciou o networking, está na hora de se dedicar para manter essa rede de contatos ativa. Veja dicas de como fazer isso e fortaleça suas conexões ao longo do tempo.  

1. Seja visível  

Reserve um tempo regularmente para manter contato com seus contatos, seja por meio de e-mails, mensagens, telefonemas ou interações em redes sociais.  

Manter-se visível e presente na mente das pessoas é fundamental para fortalecer os relacionamentos. 

2. Seja proativo 

Não espere que seus contatos procurem você primeiro. Tome a iniciativa e envie mensagens para verificar como estão, compartilhar atualizações ou simplesmente manter a conversa fluindo. 

3. Ofereça valor 

Procure maneiras de oferecer valor aos seus contatos, seja compartilhando recursos úteis, dando conselhos ou apresentando boas oportunidades. Quanto mais você puder ajudar e apoiar seus contatos, mais forte será o relacionamento. 

4. Mantenha-se atualizado sobre suas conexões 

Faça um esforço para se manter atualizado sobre o que está acontecendo com seus contatos, como mudanças de emprego, conquistas profissionais ou marcos pessoais. Redes sociais são boas ferramentas para receber alertas como esses.  

Enviar uma mensagem de parabéns ou de apoio em momentos importantes mostra que você se importa, e isso significa muito para as pessoas.  

5. Seja confiável  

Construa uma reputação como uma pessoa que é digna de confiança e honesto. Cumpra suas promessas, seja transparente em suas comunicações e trate seus contatos com respeito e consideração. 

O networking é uma habilidade que conquistou seu espaço no mundo contemporâneo, e não é para menos. Por meio dessa estratégia, é possível ampliar uma rede de conexões capazes de ampliar o crescimento pessoal e profissional de uma pessoa com base na ajuda mútua. Por isso, invista nessa prática para colher bons frutos ao longo de sua jornada.  

 

just in time

Just in time: o que é, objetivos e exemplos

Just in time (JIT) é uma estratégia de gerenciamento de produção que busca otimizar processos, minimizar desperdícios e elevar a eficiência operacional.  Desenvolvido pela Toyota, o JIT revolucionou a forma como as empresas gerenciam estoques e produção, ajustando a fabricação

Inovação em serviços: o que é, importância e exemplos

Quando a concorrência se intensifica e as exigências dos consumidores aumentam, o caminho que as empresas têm para sobreviver é a inovação em serviços. Afinal, a capacidade de se adaptar e oferecer algo único e valioso é o que diferencia

Encontre materiais e conteúdos da FRST