Green skills: o que são e por que desenvolver habilidades verdes?

13/05/2024
green skills

Você provavelmente entende a importância de desenvolver hard skills e soft skills individualmente e no coletivo. No entanto, há um terceiro tipo que deve ganhar cada vez mais espaço: as green skills, que têm tudo a ver com sustentabilidade.

Esse é um movimento em plena consolidação. Cerca de 71% das empresas brasileiras adotam práticas ambientais, sociais e de governança (ou ESG). Isso representa um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.

Então, que tal colocar esse aspecto do trabalho entre as suas prioridades? A seguir, você irá aprender tudo sobre a importância das green skills.

O que são green skills?

Green skills, ou habilidades verdes, são competências que contribuem para a sustentabilidade ambiental. Ou seja, estão relacionadas a entender, lidar e solucionar questões que envolvem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Em um cenário corporativo, as green skills são decisivas para impulsionar mudanças em direção a operações mais sustentáveis. Em todas as áreas, é valioso contar com profissionais que tenham essas qualificações para promover uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade.

Além disso, as green skills também são aplicadas para avaliar como as atividades da empresa impactam o ecossistema. A partir dessa especialização, é possível desenvolver estratégias de redução de impactos negativos no meio ambiente.

Além disso, vale ressaltar que as green skills não se restringem ao meio corporativo. Afinal, elas são valiosas para o setor público, ONGs e até mesmo para o cotidiano das pessoas.

digital business mindset

Quais são os tipos de green skills?

A UNIDO (Organização do Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas) estabelece que existem 4 tipos de green skills.

Veja as suas principais características a seguir:

Habilidades técnicas

Green skills técnicas estão relacionadas ao design, construção e avaliação de tecnologias. Geralmente, são necessárias para a concepção de edificações ecológicas, implementação de energia renovável e projetos de pesquisa e desenvolvimento para economia de energia.

Habilidades científicas

Green skills científicas têm a ver com as áreas de conhecimento essenciais para atividades de inovação sustentável. Isso é aplicado em cada etapa das cadeias de valor para aprimorá-las, em especial os serviços básicos, como água, eletricidade e esgoto.

Habilidades de gerenciamento

Green skills de gerenciamento se relacionam com atividades de gestão do ciclo de vida da empresa para manter o equilíbrio ambiental. Isso inclui a capacidade de identificar e avaliar os riscos e as oportunidades ambientais e aplicar soluções eficientes para reduzir a pegada ecológica e promover uma cultura de sustentabilidade.

Habilidades de monitoramento

Por fim, as green skills de monitoramento avaliam os aspectos técnicos e legais relacionados à sustentabilidade. Por exemplo, geralmente inclui o monitoramento do cumprimento das normas ambientais, a avaliação do impacto ambiental das operações da empresa, entre outros.

Por que green skills são importantes?

Contar com profissionais que tenham green skills é bastante valioso para as empresas, não importando qual seja a área de atuação delas. Afinal, esses benefícios se aplicam a diversos aspectos de suas operações.

A seguir, veja os principais pontos que reforçam a importância das green skills:

Eficiência operacional

Colaboradores com green skills afiadas conseguem identificar oportunidades de otimização de recursos, redução de desperdícios e desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Como consequência, isso tende a levar a uma maior eficiência operacional, que é algo sempre benéfico.

Resiliência empresarial

Contar com esse tipo de competência também é importante para garantir que a empresa esteja preparada para o futuro. Afinal, a tendência é que o cenário ambiental traga diferentes desafios que podem causar problemas para uma organização despreparada.

Responsabilidade ESG

Os critérios ESG (ambiental, social e governança) estimulam implementar estratégias que reduzem o impacto ambiental, promovem a responsabilidade social e garantem uma governança ética e transparente. As green skills se mostram recursos relevantes para potencializar todas essas áreas.

Por que empresas devem pensar em sustentabilidade?

As green skills estão ganhando cada vez mais espaço devido ao reconhecimento do quanto a sustentabilidade deve fazer parte do cotidiano das empresas.

Afinal, há cada vez mais organizações conscientes da necessidade de operar de maneira ecologicamente responsável. Contar com profissionais que tenham green skills permite reduzir seu impacto ambiental e preservar os recursos naturais.

Vale lembrar que essa é uma forma bastante eficaz de manter a reputação e a competitividade da empresa. Aquelas que demonstram compromisso com sustentabilidade reduzem o risco de crises e conseguem se diferenciar em um mercado concorrido.

Elas também têm compromissos legais que precisam ser honrados, já que existem cada vez mais normas ambientais a serem seguidas.

Como desenvolver green skills na empresa?

Se a sua empresa não possui o nível de green skills esperado, é possível implementar algumas estratégias para potencializá-las.

A seguir, conheça as principais ações que ajudarão a desenvolver green skills na sua organização:

Ofereça oportunidades de aprendizado

O conhecimento é a base para ação. É preciso equipar os seus funcionários com as informações que precisam para tomar decisões mais sustentáveis.

Então, proporcione acesso a cursos, workshops e treinamentos sobre sustentabilidade. Dessa forma, será possível desenvolver as green skills de toda a equipe de maneira alinhada.

Desenvolva outros tipos de skills

Não é porque o foco é em green skills que devemos nos esquecer dos outros tipos de habilidade e competências. Por exemplo, a empatia, a colaboração e a resiliência ajudam a implementar efetivamente as práticas sustentáveis.

Além disso, habilidades técnicas como análise de dados e gestão de projetos são decisivas para identificar oportunidades de melhorias e implementar soluções sustentáveis inovadoras.

Promova uma cultura de sustentabilidade

Somente será possível fomentar green skills na empresa se ela respirar uma cultura voltada à sustentabilidade. Isso deve estar refletido em todos os seus níveis, adotado por toda a equipe.

Além disso, incluir green skills como desejáveis em processos seletivos é uma maneira de perpetuar esse compromisso.

Fique de olho nas tendências do mercado

Compreender os pilares da preocupação com a sustentabilidade é o caminho para se familiarizar com os conceitos relacionados ao tema atualmente. No entanto, é preciso continuar acompanhando as suas evoluções, principalmente no seu mercado.

Dessa forma, será possível se antecipar em relação a tendências relacionadas à sustentabilidade que afetam diretamente o desenvolvimento de green skills em sua organização.

Em um cenário cada vez mais preocupado com questões ambientais, é natural que as green skills ganhem mais espaço. Ao dedicar os esforços adequados a esse tipo de competência em sua empresa, será possível aproveitar os benefícios proporcionados por essa tendência.

Quer desenvolver essa e outras habilidades em seus colaboradores? Aprenda agora como criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na sua empresa!

pdi guia

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Toda empresa busca maneiras de se tornar mais eficiente. Nesse sentido, contar com metodologias comprovadas, como o Lean, serve como uma vantagem

Muito se fala sobre as qualificações técnicas que um líder deve ter. No entanto, não podemos nos esquecer das demais competências necessárias

Mapa mental é uma ferramenta poderosa e versátil que auxilia na organização mental e na compreensão visual de temas complexos.  Se você

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST