Pipeline de liderança: o que é e como desenvolver líderes

19/02/2024
pipeline de liderança

A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização. Independentemente do segmento e do tamanho de uma empresa, existem sempre pessoas que assumem o cargo e as responsabilidades de liderar os demais colaboradores.

No entanto, desenvolver líderes eficazes nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, bons líderes não nascem prontos e, ao mesmo tempo, existem diferentes formas de liderar.

É necessário um processo contínuo de identificação, desenvolvimento e capacitação de talentos para garantir que a liderança esteja alinhada com os objetivos estratégicos de uma determinada empresa.

Nesse contexto, o conceito de pipeline de liderança surge como uma maneira estruturada e proativa para formar líderes em todos os níveis da organização. Entenda o que esse processo significa, como funciona, por que é importante e mais detalhes com este artigo completo sobre o tema.

O que é pipeline de liderança?

O pipeline de liderança é um conceito que se refere ao processo estruturado para a formação de líderes em uma empresa.

Em essência, trata-se de uma abordagem que permite que uma empresa desenhe etapas e um fluxo contínuo de de desenvolvimento capazes de preparar talentos para assumirem cargos de gestão e liderança.

Pipeline é uma palavra em inglês que significa “tubulação” ou “canalização”, que é muitas vezes usada no contexto de negócios como uma metáfora para um “mapa” ou caminhos estruturados nos quais há etapas e diferentes estágios e ramificações.

Logo, esse pipeline pode ser visto como uma espécie de “funil” ou “caminho” pelo qual os colaboradores passam enquanto são desenvolvidos como líderes.

Eles devem seguir nessa jornada de capacitação para desenvolver habilidades específicas de liderança e competências técnicas necessárias para suas futuras funções.

Como e quando surgiu o conceito de pipeline de liderança?

A ideia e conceito de pipeline de liderança foi criada pelo consultor Ram Charan que compartilhou essa metodologia em 2010 no livro Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo — traduzido para o português em 2018.

Nesse livro, o autor e outros colaboradores ressaltam a importância do desenvolvimento de líderes para além de cursos e programas de capacitação profissional.

Para os autores, o papel de um líder demanda o exercício de habilidades específicas e determinantes para o sucesso no cargo, que qualquer pessoa, sem exceção, é capaz de desenvolver.

Como funciona o pipeline de liderança?

A melhor forma de entender o conceito de pipeline de liderança é examinar o funcionamento da metodologia apresentada por Ram Charan em seu livro.

Para tal, o autor propõe que a pessoa passe por seis etapas de transição e transformação para construir a liderança, que conheceremos a seguir.

1. De gestor de si para gestor dos outros

Todos os colaboradores, em uma empresa, estão habituados a receber tarefas e gerenciar seu tempo e suas entregas. Por isso, essa etapa inicial envolve justamente sair da esfera pessoal e aprender a delegar tarefas.

O exercício é justamente passar do papel de executor a gestor. Isso pode ser desafiador, especialmente para pessoas centralizadoras. Portanto, o colaborador deve tentar superar essa dificuldade para seguir para o  próximo estágio.

2. De gestor dos outros para gestor de gerentes

Na segunda etapa, os profissionais começam a assumir responsabilidades de supervisão e gestão de equipes. Aqui, eles devem se dedicar exclusivamente à gestão, deixando de fazer suas tarefas anteriores.

Assim, aprendem mais sobre estratégia, visão abrangente, saber para quem delegar determinadas tarefas, gerenciar conflitos, entre outros. Ao mesmo tempo, precisam aprofundar conhecimentos sobre os objetivos e valores da empresa.

3. De gestor de gerentes para gestor funcional

Nesta fase, os líderes estão encarregados de gerenciar e coordenar funções ou departamentos específicos dentro da organização.

Ou seja, além de desenvolver e exercitar habilidades de liderança estratégica, os profissionais precisam focar em questões específicas da área e ter uma capacidade avançada de planejamento de longo prazo, tomada de decisões complexas, alocação de recursos, desenvolvimento de políticas e mais.

4. De gestor de funções para gestor de negócios

Os líderes nesta etapa têm a responsabilidade de gerenciar o negócio como um todo. Trata-se de uma função altamente estratégica e intensamente analítica, que envolve questões mais amplas de gestão e acompanhamento de KPIs como participação de mercado, lucros, projeções, entre outros.

É uma posição desafiadora que convida o líder a compreender a companhia como um todo e pensar sobre seu crescimento e futuro.

5. De gestor de negócios para gestor de grupo

Aqui, os líderes podem assumir a responsabilidade por gerenciar várias unidades de negócios ou um grupo de empresas.

Por isso, precisam desenvolver habilidades de liderança global, como gerenciamento de diversidade cultural, coordenação de operações em diferentes locais e formulação de estratégias integradas.

6. De gestor de grupo para gestor corporativo

Na etapa final do pipeline, o profissional chega ao cargo mais alto na hierarquia corporativa, o de CEO, aquele que será responsável pelo direcionamento da empresa.

Gestores corporativos são responsáveis por definir a visão e a estratégia global da empresa, considerando perspectivas muito mais amplas que incluem fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e ambientais.

Nesse posto, o profissional passa a representar a marca oficialmente, e precisa assumir uma perspectiva visionária e inovadora para conduzir a organização e garantir sua longevidade.

Qual a importância do pipeline de liderança para as empresas?

O pipeline de liderança desempenha um papel fundamental para que as empresas possam desenvolver uma trilha de desenvolvimento para liderança mais eficaz e sustentável.

Essa metodologia ajuda as organizações a identificar e desenvolver talentos internos, facilitando a sucessão em cargos-chave. No mais, trata-se de uma abordagem estruturada que serve como um norte para os programas de treinamento.

Ao focar em iniciativas para o desenvolvimento de talentos internos como essa, as organizações saem ganhando ao:

  • Estimular um senso de responsabilidade e autogestão na equipe;
  • Incentivar o aprimoramento e aprendizado contínuo;
  • Mantém colaboradores mais motivados e engajados diante de oportunidades de crescimento.

Como desenvolver habilidades de liderança?

Desenvolver habilidades de liderança é um processo contínuo que, como reforça Ram Charan, pode ser aprimorado por qualquer profissional.

A seguir, destacamos as principais estratégias e práticas eficazes que podem ajudar você nessa jornada.

Autoconhecimento

O primeiro passo para desenvolver habilidades de liderança é entender suas próprias forças, fraquezas, valores e estilo de liderança. Isso pode ser feito por meio de autoavaliações, feedback de colegas e supervisores ou reflexão pessoal.

O foco aqui é descobrir o que precisa aprimorar para seguir nessa trajetória.

Aprendizado prático

Procure oportunidades para liderar projetos, equipes ou grupos dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso permite que você ganhe experiência prática lidando com desafios reais de liderança.

Mentoria e treinamentos

Busque mentores que possam orientá-lo e compartilhar feedback, experiências e insights sobre liderança. Da mesma forma, cursos sobre aspectos específicos de liderança podem ajudar a fornecer mais embasamento técnico.

Desenvolvimento de soft skills

Habilidades como comunicação eficaz, empatia, escuta ativa, resolução de conflitos e construção de relacionamentos são fundamentais para a liderança. É crucial dedicar tempo e esforço para desenvolver essas soft skills, pois elas são essenciais para gerenciar pessoas.

Desenvolver habilidades para ser um líder requer dedicação e prática contínua. Ao adotar a abordagem do pipeline de liderança, a empresa oferece a seus talentos a oportunidade de trilhar um caminho mais estruturado rumo à liderança, resultando na formação de líderes mais capacitados e preparados.

Que tal aprender agora como construir um pipeline de liderança? Leia em nosso ebook gratuito!

pipeline lideranca

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Ninguém duvida que é importante se manter em pleno desenvolvimento, não importa a área de atuação. No entanto, será que você realmente

O tempo é, e sempre foi, um recurso extremamente valioso, por isso a eficiência e a produtividade são cruciais para o sucesso

Já está no ar o 5º episódio da segunda temporada do podcast First Things FRST! O tema deste episódio é “Desafios dos

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST