O que é uma plataforma de aprendizagem corporativa e quais seus benefícios para empresas?

31/03/2024

Para driblar a competitividade e a complexidade do mercado atual, muitas empresas já entenderam que precisam investir mais na formação e capacitação de suas equipes.  

Um relatório do LinkedIn sobre a aprendizagem no ambiente de trabalho detalhou os diversos ganhos que empresas podem ter ao investir em treinamento e desenvolvimento, e como essa área tem o potencial de impulsionar o crescimento.  

O estudo mostra que o impacto do investimento em desenvolvimento gera um aumento de 36% na performance, 34% na produtividade da equipe, 31% na retenção de talentos e 30% em resultados para o negócio — como fechamento de contratos, alto índice de satisfação do cliente e mais.  

Diante das limitações de tempo e demandas por mobilidade e praticidade, ferramentas virtuais de ensino se tornaram aliadas das empresas na empreitada da capacitação. Como destaque, as plataformas de aprendizagem corporativa surgem com uma proposta inovadora para elevar a qualidade dos treinamentos e o engajamento da equipe nos programas.  

Entenda como elas funcionam, seus benefícios e como implementar esse recurso na sua empresa com este artigo! 

O que é uma plataforma de aprendizagem corporativa? 

Uma plataforma de aprendizagem corporativa é um sistema digital que possibilita criar e gerenciar uma variedade de atividades de aprendizagem de forma fácil, escalável e centralizada em uma única ferramenta.  

Essas plataformas visam atender às necessidades específicas de treinamento e desenvolvimento de uma empresa, por isso oferecem uma ampla gama de recursos que permitem a personalização das atividades e cursos.  

Ao mesmo tempo, elas viabilizam o ensino a distância, o que é mais que uma tendência, mas sim uma necessidade de profissionais e empresas que precisam de mais flexibilidade e praticidade na hora de oferecer treinamentos.

Quais os benefícios de uma plataforma de aprendizagem corporativa? 

Afinal, por que implementar uma plataforma de aprendizagem corporativa para apoiar os objetivos de treinamento e desenvolvimento da sua empresa. Veja as principais vantagens.  

Flexibilidade e satisfação  

Os profissionais podem acessar os recursos de aprendizagem a qualquer momento e de qualquer lugar, permitindo que eles aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade. Isso colabora para que se sintam mais motivados e mais conectados com o conteúdo.   

Equipe atualizada e de alta performance  

As empresas se beneficiam muito com uma equipe conectada com as últimas tendências, tecnologias e práticas do setor. A formação contínua é fundamental para dar às pessoas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, além de construir uma equipe altamente capacitada, mais produtiva e com desempenho superior 

Aprendizagem personalizada 

As plataformas de aprendizagem corporativa permitem que os colaboradores escolham os cursos e materiais mais relevantes para suas funções e objetivos de desenvolvimento profissional, promovendo uma experiência de aprendizagem personalizada que gera muito mais engajamento.  

Maior retenção de talentos 

Empresas que investem no desenvolvimento e treinamento de seus colaboradores geralmente desfrutam de uma maior retenção de talentos, pois os funcionários se sentem valorizados e têm a oportunidade de crescer profissionalmente dentro da organização. 

Avaliação e monitoramento do progresso 

As plataformas de aprendizagem corporativa geralmente incluem recursos que permitem que as empresas acompanhem o andamento dos cursos e de cada colaborador, podendo identificar áreas de melhoria e avaliar o impacto do treinamento no desempenho geral da equipe. 

Quais as principais tendências para o futuro da aprendizagem corporativa? 

O futuro da aprendizagem corporativa está intrinsecamente conectado com os avanços tecnológicos, que têm moldado a educação como um todo. Confira o que destacamos a seguir.  

Aprendizagem personalizada e adaptativa 

Cada vez mais existe a demanda por soluções de aprendizagem que oferecem experiências personalizadas, adaptando o conteúdo e o formato de acordo com as necessidades individuais dos colaboradores.  

Isso inclui a utilização de algoritmos de aprendizagem para recomendar cursos e recursos específicos com base nas habilidades e interesses de cada pessoa. 

Microaprendizagem 

O relatório do LinkedIn cita a microaprendizagem (microlearning) como principal tendência para 2024, sendo uma prioridade para 47% das empresas mapeadas.  

Trata-se da prática de apresentar conteúdo educacional em pequenas doses facilmente consumíveis. Inclusive, já fala-se muito sobre “nanolearning”, que seria um volume de conteúdo menor ainda.  

Essa abordagem permite que profissionais aprendam de forma rápida e eficiente, aproveitando pequenos intervalos de tempo ao longo do dia. 

Inteligência Artificial 

O uso de IA na aprendizagem corporativa está crescendo em uma velocidade gigantesca, e, novamente, o estudo citado aponta que 50% das empresas já investem em ferramentas de IA para escalar o aprendizado.  

O uso dessa tecnologia possibilita a personalização do conteúdo, a identificação de padrões de aprendizagem e a geração de insights e métricas sobre os programas de treinamento. 

Aprendizagem contínua e autodirigida 

Com a rápida evolução do mercado de trabalho e das tecnologias, as empresas estão incentivando os funcionários a assumirem a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional, estimulando uma cultura de aprendizado contínuo 

Ao mesmo tempo em que as organizações oferecem acesso a recursos de aprendizagem e oportunidades de crescimento, a intenção dos gestores é cultivar nas pessoas o desejo e a curiosidade de aprender sempre e estar continuamente atualizando saberes. Essa é uma mentalidade que impulsiona a inovação e a criatividade nas empresas.  

Como implementar uma plataforma de aprendizagem corporativa na empresa? 

Sabendo da importância e das vantagens de uma plataforma de aprendizagem corporativa, conheça alguns passos que você deve considerar para implementar essa estratégia no seu negócio.  

Defina objetivos claros 

Antes de selecionar e implementar uma plataforma de aprendizagem corporativa, é essencial definir objetivos claros e mensuráveis para o programa de treinamento e desenvolvimento. Tenha metas específicas de aprendizagem em mente para buscar a solução ideal para sua equipe.  

Avalie as necessidades de aprendizagem 

Realize uma avaliação das principais demandas do seu time e as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Conduza pesquisas ou análise de desempenho para determinar as lacunas existentes na organização. 

Escolha a plataforma de aprendizagem corporativa adequada 

Pesquise e avalie diferentes plataformas de aprendizagem corporativa disponíveis, considerando como: 

  • Funcionalidades; 
  • Escalabilidade; 
  • Experiência do usuário;  
  • Integrações com outros sistemas; 
  • Suporte técnico;  
  • etc.  

Ofereça suporte e acompanhamento 

Oriente sua equipe a usar e tirar o máximo de proveito da nova ferramenta. Além disso, acompanhe o progresso dos colaboradores, forneça feedback regular e faça ajustes conforme necessário para garantir o sucesso contínuo do programa de treinamento. 

Com uma abordagem estratégica e o compromisso com a melhoria contínua e inovação, empresas certamente vão colher benefícios muito duradouros ao investir na capacitação e atualização de seus talentos 

A plataforma de aprendizagem corporativa é uma solução inteligente e flexível que apoia empresas nesse objetivo, ajudando a formar uma equipe treinada e preparada para os desafios do futuro. 

Entre em contato com a gente e veja como nossa plataforma pode te oferecer aprendizagem corporativa alinhada aos desafios reais do seu negócio!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

A gestão de equipes é mais do que simplesmente coordenar tarefas. Envolve um conjunto de habilidades e práticas que visam promover a

Para entendermos se uma empresa é digital ou tradicional, precisamos conhecer o tipo de produto ou serviço que elas vendem e como

Toda empresa busca maneiras de se tornar mais eficiente. Nesse sentido, contar com metodologias comprovadas, como o Lean, serve como uma vantagem

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST