B2E (Business to Employee): o que é e como usar na empresa

08/04/2024

Você provavelmente conhece os termos B2C e B2B. Mas, será que o B2E faz parte da realidade da sua empresa? Se a resposta é negativa, então está na hora de rever as suas prioridades.

Pensar em estratégias Business to Employee significa colocar os seus funcionários no foco das suas ações. Ou seja, envolve desenvolver iniciativas dedicadas a impactá-los positivamente e aumentar sua satisfação.

Quer saber mais? Neste artigo, você vai entender mais a fundo o que é o conceito de B2E e como utilizá-lo em sua organização.

O que é B2E?

B2E é uma abreviação de Business to Employee, ou empresa para colaborador. Trata-se de um tipo de estratégia marcada por essa origem e destino: as ações vêm da empresa para impactar positivamente os funcionários.

O termo é semelhante a outros como B2C e B2B, que significam Business to Consumer (empresa para cliente) e Business to Business (empresa para empresa). No entanto, o B2E é diferente por não necessariamente focar na venda de produtos, mas sim nas relações e interações com funcionários.

A ideia é aplicar ações dedicadas a melhorar a experiência de trabalho, como a criação de um ambiente agradável, ferramentas e recursos de qualidade, oportunidades de treinamento e desenvolvimento, entre outros.

15 competências futuro

Qual a importância do B2E para empresas?

A importância do B2E para as empresas, não importando o tamanho delas, tem tudo a ver com o crescente reconhecimento do quanto as pessoas são fundamentais para o sucesso de qualquer organização.

Ao se concentrar em construir um ambiente de trabalho positivo e personalizado, a empresa pode aumentar a satisfação e o engajamento das suas equipes. Isso é fundamental para a manutenção de uma cultura interna positiva que gera resultados de qualidade continuamente.

A valorização do capital humano também é importante para que seja possível reter seus talentos em vez de perdê-los para concorrentes. Afinal, uma alta taxa de turnover gera custos financeiros e de produtividade.

Além disso, esse tipo de ação é necessária para a manutenção da imagem da empresa. Funcionários engajados podem se tornar verdadeiros embaixadores da sua marca, contribuindo para uma visão positiva dela no mercado.

Quais os benefícios do modelo B2E?

O modelo B2E se tornou uma tendência no mundo corporativo graças às várias vantagens que proporciona a diversos mercados. Se você está em dúvidas sobre seguir em frente com esse tipo de iniciativa, então precisa conhecer os efeitos que ela pode trazer.

Confira a seguir quais são os principais benefícios de focar em ações tipo B2E em sua empresa:

Aumento do engajamento e motivação

Desenvolver iniciativas B2E pode contribuir para que os colaboradores se sintam mais valorizados e envolvidos com a empresa. Como resultado, é possível perceber um aumento no engajamento e na motivação deles para fazerem entregas de cada vez mais qualidade.

Redução da taxa de turnover

A melhora na relação da empresa com os funcionários decorrente de ações B2E tende a diminuir a taxa de rotatividade deles, além de facilitar a retenção de talentos. Afinal, um time que se sente valorizado tem menos chances de procurar oportunidades em outros lugares.

Melhora do clima organizacional

A criação de um ambiente de trabalho mais positivo e satisfatório é outra das consequências de colocar iniciativas B2E entre as suas prioridades. Isso tende a gerar diversos outros benefícios secundários, indo desde um aumento da produtividade até o estreitamento da relação da empresa com suas equipes.

Fortalecimento da cultura interna

Ações B2E também são essenciais para consolidar uma cultura interna positiva para qualquer empresa. Afinal, elas servem como canais de promoção dos valores e comportamentos importantes para a organização, o que pode ajudar a recrutar talentos com as características certas. 

Quais as principais estratégias de B2E?

Para que seja possível aproveitar os benefícios trazidos pelas iniciativas B2E, é preciso colocar as ações corretas entre as suas prioridades. Então, que tal conhecer as suas principais abordagens?

Aqui estão os diferentes tipos de estratégias que você pode implementar em sua empresa com foco em B2E:

Comunicação interna eficaz

Ter uma comunicação interna de qualidade é essencial para qualquer tipo de empresa. Para isso, é preciso utilizar os canais certos, garantir que as suas equipes sejam ouvidas e que a informação seja transmitida de forma clara e eficaz.

Reconhecimento e recompensas

Reconhecer e recompensar seus colaboradores é um meio bastante potente para impulsionar a motivação deles. A sensação de ter seu trabalho visto e apreciado pode gerar uma série de benefícios, como maior produtividade e uma melhora no clima organizacional.

Treinamento e desenvolvimento

Empresas que oferecem meios para seus funcionários se desenvolverem continuamente já trabalham com uma iniciativa B2E mesmo sem saberem disso. Esses são meios para possibilitar que as equipes avancem em suas carreiras, o que aumenta a satisfação e diminui as chances de turnover.

Oferta de produtos a funcionários

Iniciativas B2E também podem envolver a oferta de produtos ou serviços da própria empresa aos seus funcionários com facilidades adicionais. Por exemplo, inclui a possibilidade de descontos especiais, condições de pagamento facilitadas ou até mesmo acesso antecipado a novas soluções.

Programas de bem-estar

Uma pesquisa já apontou que empresas que investem na qualidade de vida dos seus colaboradores são 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Oferecer benefícios relacionados a bem-estar é uma ótima forma de garantir uma assistência extra ao funcionário que fará toda a diferença.

Como aplicar o modelo B2E dentro da empresa?

O sucesso de ações tipo B2E depende da correta implementação desse tipo de iniciativa em sua empresa. Existem diversos passos essenciais que ajudam a garantir que a sua abordagem seja acertada.

Conheça abaixo o que você precisa fazer para aplicar o modelo B2E na sua organização:

Estabeleça metas concretas

O que você pretende conquistar com suas iniciativas B2E? Seja quais forem, elas precisam ser representadas por metas específicas e mensuráveis. Somente assim será possível determinar o seu sucesso ou a necessidade de ajustes posteriormente.

Considere as necessidades do time

Como B2E tem tudo a ver com as pessoas, uma parte fundamental dessa abordagem deve envolver a consideração das necessidades delas. Procure entender o que é importante para seus colaboradores, fazendo uso de dados acessíveis que enriqueçam sua análise.

Implemente ações objetivas

As suas iniciativas de B2E precisam gerar confiança em suas equipes e mostrar que a empresa está em sintonia com elas. Então, apenas adote aquelas que realmente tenham objetividade e relevância para a realidade dessas pessoas.

Colete feedbacks continuamente

Pode ser que você não acerte de primeira, e não há problema algum nisso. No entanto, é preciso implementar uma rotina de coleta de feedbacks para ouvir seus colaboradores sobre suas ações B2E e realizar ajustes na sua abordagem com base neles.

Priorizar as iniciativas B2E em sua empresa é uma excelente maneira de comunicar aos funcionários a importância que eles têm. Os benefícios disso são amplos, refletindo positivamente tanto na produtividade quanto na imagem da organização. Então, aproveite as informações acima para planejar a sua abordagem.

E também aproveite que está olhando com carinho para seus colaboradores e aprenda como criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para aumentar o engajamento e o desenvolvimento de habilidades dentro da sua empresa!

pdi guia

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Os tipos de avaliação de desempenho representam uma gama diversificada de abordagens e metodologias utilizadas pelas organizações para avaliar seus colaboradores.  Esses

Mesmo que cada empresa seja diferente, uma constante prevalece: são realizadas uma série de atividades em sequência para atingir determinado fim. Essa

Em uma empresa, líderes assumem um papel de alta responsabilidade com o desenvolvimento de suas equipes e também a sustentabilidade do negócio.

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST