O que é liderança institucional e por que é crucial para o sucesso organizacional

22/01/2024
liderança institucional

Líderes têm a importante função de orientar equipes e estabelecer a direção estratégica, definindo metas e criando um ambiente de crescimento.  

Ao mesmo tempo em que existem diversos estilos de liderança e cada gestor tem sua personalidade e competências específicas, vale a pena considerar abordagens que ajudem líderes modernos a separar o pessoal do corporativo, como o conceito de liderança institucional. 

Conheça esse conceito e as habilidades que precisam ser desenvolvidas para alcançá-lo e como fazer isso com este artigo completo.  

O que é liderança institucional?

A liderança institucional refere-se ao conjunto de habilidades, responsabilidades e práticas de liderança exercidas pelos líderes de uma organização em níveis mais elevados, como CEOs, presidentes, diretores e outros executivos.  

É comum que algumas pessoas possuam características naturais que sejam consideradas propícias para assumir um papel de liderança, como carisma, oratória, articulação, entre outras, mas esse não é estritamente o foco da liderança institucional.  

A liderança institucional tem um posicionamento estratégico, que envolve a definição de uma direção clara para a organização como um todo e tomada de decisões significativas.  

Além disso, a liderança institucional não se restringe à gestão de sua equipe, mas também envolve a capacidade de estabelecer uma comunicação eficaz com diversos stakeholders, como acionistas, clientes, diretores, outros executivos e a sociedade em geral.

pipeline lideranca

Qual a importância da liderança institucional?

A liderança institucional concentra um papel-chave no contexto organizacional, assumindo diversas responsabilidades com departamentos e pessoas de diferentes níveis hierárquicos e com as demandas da empresa.  

Assim, a liderança institucional é importante, pois cabe a ela:  

  1. estabelecer a visão e a direção estratégica da organização; 
  1. definir metas e objetivos claros e proporcionar um senso de propósito e orientação para toda a empresa; 
  1. influenciar positivamente a cultura organizacional, motivando a equipe; 
  1. contribuir para um ambiente de trabalho positivo; 
  1. tomar decisões estratégicas e fazer escolhas informadas, alinhadas com os objetivos organizacionais;  
  1. desenvolver talentos e investir no crescimento e na capacitação da equipe; 
  1. orientar a equipe diante de mudanças e desafios; 
  1. garantir a sustentabilidade da organização no longo prazo.  

Quais as principais habilidades de um líder institucional?

As habilidades de um líder institucional são variadas e abrangem uma ampla gama de competências. Destacamos, a seguir, as mais essenciais.  

Comunicação eficaz

A capacidade de transmitir ideias de forma clara e inspiradora é fundamental. Líderes institucionais precisam ser bons comunicadores para influenciar positivamente a cultura organizacional e manter a transparência nas operações.  

Ao mesmo tempo, precisam saber dialogar com diferentes stakeholders e se posicionar de forma assertiva em situações diversas, sempre com objetividade e respeito.   

Tomada de decisão estratégica

Líderes institucionais enfrentam decisões complexas e estratégicas. A habilidade de analisar informações, considerar diferentes perspectivas e tomar decisões alinhadas com os objetivos organizacionais é crucial.  

Para tal, é preciso desenvolver também competências como adaptabilidade e criatividade. Gerenciar equipes em um cenário corporativo de complexidades pode ser desafiador.  

Assim, líderes precisam apostar em uma abordagem flexível e, ao mesmo tempo, saber explorar diferentes caminhos e estratégias para alcançar metas e também promover a inovação e a garantir competitividade da empresa.  

Motivação da equipe

Inspirar e motivar a equipe são habilidades consideradas vitais para a liderança moderna. A liderança institucional precisa ver além de posições hierárquicas e aprender a convidar pessoas a contribuir para o crescimento da empresa.  

Isso envolve, acima de tudo, na construção de uma relação de confiança, empatia e respeito. 

Por meio de ações de reconhecimento das contribuições individuais, o estabelecimento de metas desafiadoras e a promoção de um ambiente de trabalho saudável, os líderes conseguem atuar como orientadores e facilitadores de equipes de alta performance.  

Resolução de conflitos

Conflitos podem surgir em qualquer organização, seja entre pessoas, departamentos e outras instâncias.  

É papel do líder institucional atuar como mediador, sabendo identificar, gerenciar e resolver situações de desentendimento e tensão de maneira construtiva, promovendo mais coesão e profissionalismo.  

Visão global

Ter uma compreensão abrangente do ambiente de negócios, bem como das tendências e desafios globais, é crucial. Líderes institucionais devem ser capazes de antecipar mudanças e posicionar a organização de maneira estratégica. 

Como desenvolver habilidades de liderança institucional?

Muitas pessoas acreditam que certos profissionais nasceram para serem líderes, mas a verdade é que habilidades de liderança podem ser desenvolvidas e aprimoradas por qualquer um.  

A liderança institucional é um processo contínuo que envolve foco, dedicação e uma combinação de abordagens que podem ajudar um profissional a despertar uma visão mais estratégica.  

Conheça, a seguir, algumas práticas e ferramentas eficazes para cultivar e aperfeiçoar essas habilidades.  

Treinamentos e workshops

Participar de treinamentos específicos e workshops voltados para liderança institucional pode fornecer insights valiosos e técnicas práticas.  

Em geral, essas iniciativas educativas focam em abordar temas que são fundamentais para a liderança, como comunicação, tomada de decisões estratégicas, gestão de equipes e resolução de conflitos.  

Por meio desses cursos, os profissionais podem aprender ferramentas úteis para usar no dia a dia e, com isso, refinar seu posicionamento como líderes na prática.  

Mentoria e coaching

Buscar a orientação de mentores experientes ou investir em programas de coaching pode ser altamente benéfico. A mentoria proporciona uma oportunidade de aprendizado prático e mais personalizado.  

Ao contar o acompanhamento de um mentor ou coach, o líder pode receber conselhos e feedbacks mais direcionados à sua realidade e demandas da sua empresa e equipe, o que o ajuda a aplicar os conhecimentos e dicas de maneira mais significativa. 

Experiências práticas e desafios

Colocar as habilidades em prática é crucial para o desenvolvimento. Experimente, sempre que possível, participar de projetos desafiadores, liderar iniciativas estratégicas diferentes das quais costuma trabalhar e lidar com situações complexas.  

Isso amplia seu repertório de vivências e colabora para o crescimento e aprimoramento das competências de liderança.  

Aprendizado contínuo

Cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo é essencial para líderes institucionais e é, inclusive, inspirador para sua equipe.  

Procure incluir na sua rotina a leitura de livros sobre liderança, acompanhe as tendências do setor, participe em webinars, conferências e busque ativamente incorporar novos conhecimentos relevantes no seu fazer profissional.

Qual a importância da cultura organizacional?

Esse tema ainda parece muito distante da realidade do seu negócio? Se sim, é hora de reavaliar as suas prioridades, pois vários fatores destacam a importância desse aspecto no ambiente de trabalho. 

De acordo com um estudo da PwC Brasil, 72% das lideranças afirmam que uma cultura organizacional eficiente impulsiona iniciativas bem-sucedidas. Além disso, durante a Pandemia de Covid-19, 69% das empresas conseguiram se manter graças a uma cultura forte. 

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e normas que guiam as atividades e as decisões de uma organização. Este é um dos seus aspectos mais influentes, moldando desde os seus objetivos até a dinâmica de interação das suas equipes. 

Quando ela é sólida, percebem-se reflexos positivos em várias áreas. Por exemplo, ela eleva o engajamento dos colaboradores, uma vez que se baseia em um propósito claro e definido. 

Qual o impacto da liderança institucional na cultura da empresa?

A cultura organizacional é um elemento que requer manutenção contínua, pois corre o risco de se deteriorar se não houver esforços dedicados para fortalecê-la ao longo do tempo. Em outras palavras, é crucial contar com líderes institucionais comprometidos com sua preservação. 

A seguir, veja os principais aspectos da cultura organizacional que são influenciados pela liderança institucional: 

Consolidação de valores

A missão, o propósito e a visão de uma empresa ficam só no papel se não há lideranças comprometidas a disseminar esses atributos vitais. 

Afinal, são essas pessoas que conseguem transmitir às equipes o real valor de suas ações, o impacto de cada colaborador e implementar as estratégias para conduzir a organização aos seus objetivos. 

Inspiração e motivação das equipes

Nem sempre as coisas ocorrem como esperado, e é papel das lideranças inspirar e motivar o time a seguir em frente com seus objetivos. 

Uma equipe inspirada e motivada reage de maneira mais eficaz a uma estratégia que não funciona conforme o planejado, sabendo como direcionar suas ações para alcançar os resultados desejados. 

Definição de práticas regulares

A cultura organizacional se solidifica por meio de rituais integrados à rotina, algo que deve ser liderado pelas lideranças. 

O cotidiano do time deve estar em sintonia com a cultura, afetando desde a estrutura de seus processos até a forma como interagem com outros setores. 

Desenvolvimento profissional

Líderes comprometidos com a cultura organizacional investem no desenvolvimento contínuo das equipes, criando um ambiente propício ao aprendizado e crescimento. 

Além de contribuir para a produtividade e motivação, isso tem um impacto positivo nos resultados da empresa. 

Quais estratégias usar para fortalecer a relação da liderança institucional com a cultura da empresa?

Dada a importância da liderança institucional para a consolidação da cultura organizacional, é fundamental investir esforços contínuos para fortalecer essa relação. Uma empresa só tem a ganhar ao manter um ambiente totalmente alinhado com seus objetivos. 

Abaixo, conheça os passos mais eficazes para fortalecer essa relação: 

Faça uma análise do cenário atual

Antes de começar qualquer esforço de correção de rota, primeiramente é preciso realizar uma análise completa desse percurso. 

Então, dedique tempo para identificar áreas problemáticas na relação entre lideranças e cultura organizacional. Coletar feedbacks é valioso para compreender como a visão e os valores da empresa são percebidos pelos profissionais. 

Com base nisso, elabore um plano para preencher possíveis lacunas. 

Estimule o engajamento dos líderes com a cultura

As lideranças precisam estar totalmente engajadas em iniciativas que fortaleçam a cultura organizacional. O exemplo delas é crucial para inspirar os demais. 

Para isso, o primeiro passo deve ser o de garantir que os líderes entendam a visão e os valores da empresa. Não devem restar dúvidas ou ambiguidades, pois essas podem se transformar em desalinhamentos no futuro. 

A partir daí, cabe a essas pessoas reforçar ideias e processos associados à cultura organizacional no dia a dia das equipes. 

Trabalhe com definições claras e bem comunicadas

A cultura organizacional só pode ser transmitida efetivamente se estiver bem definida e comunicada. 

Faça uma análise profunda desse aspecto na empresa, garantindo que as lideranças compreendam os valores e objetivos. 

Além disso, é fundamental que as lideranças tenham pleno entendimento do seu papel na disseminação da cultura organizacional, sendo capazes de articular e comunicar esses elementos de forma consistente e envolvente. 

Ofereça treinamentos e desenvolvimento de liderança

Nem sempre a sintonia entre lideranças e a cultura da empresa ocorre naturalmente. Investir em treinamento e desenvolvimento desses profissionais pode ser necessário para uma contribuição positiva nesse contexto. 

Para isso, analise os perfis dos líderes, identificando lacunas que precisam ser preenchidas em relação ao conhecimento. 

Realize avaliações constantes e feedbacks

Quando há atritos em uma relação, a comunicação é uma ferramenta poderosa para caminhar em direção a uma solução. Isso também vale para a influência das lideranças na cultura organizacional. 

Crie o hábito de realizar avaliações e oferecer feedbacks de maneira rotineira. Isso permitirá que as suas equipes estejam sempre alinhadas com os objetivos da empresa, o que tende a beneficiar o equilíbrio com a cultura organizacional. 

Incentive decisões colaborativas

Encoraje suas lideranças a envolverem os demais colaboradores na hora de tomar decisões estratégicas relacionadas à cultura organizacional. 

Essas interações não apenas fortalecem a relação entre líderes e cultura organizacional como também fomentam um ambiente baseado na colaboração e no trabalho em equipe. 

As relações entre liderança institucional e cultura organizacional ficam fáceis de enxergar quando notamos o quanto uma influencia a outra. Então, é fundamental investir os esforços necessários para assegurar que essa sinergia esteja constantemente ativa, gerando resultados eficazes para os objetivos da empresa.

A liderança institucional desempenha um papel multifacetado nas organizações, atuando desde inspiração para equipes como responsável por tomadas de decisões estratégicas. Desenvolver habilidades sólidas de liderança é uma iniciativa importante que prepara gestores para conduzir organizações e também moldar uma cultura organizacional positiva orientada à inovação.

 Agora que você sabe tudo sobre liderança institucional, que tal aprender como desenvolver lideranças de alto impacto na sua empresa? Baixe agora nosso ebook gratuito e conheça estratégias e boas práticas para uma gestão eficiente!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Nos ambientes corporativos hoje, a busca pela eficiência e adaptabilidade se tornou uma prioridade para as organizações. Ao mesmo tempo, é essencial

Você já viu alguém no trabalho que parece estar lá fisicamente, mas não está realmente presente? Isso é o que chamamos de

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST