As 6 principais metodologias de gestão utilizadas nas empresas

11/06/2024
metodologias de gestão

Quando a ideia é aprimorar a eficiência da empresa, felizmente não é preciso reinventar a roda. Afinal, existem diversas metodologias de gestão já consolidadas que podem atender às necessidades específicas do seu negócio.

Essas metodologias foram desenvolvidas ao longo de muitos anos e são baseadas em princípios robustos de gestão. Além disso, existem opções para setores específicos e também para aplicar em sua organização como um todo.

Que tal conhecer mais sobre essas possibilidades? Neste artigo, você conhecerá as 6 principais metodologias de gestão utilizadas nas empresas.

O que são metodologias de gestão?

Metodologias de gestão são diretrizes, práticas e técnicas estruturadas adotadas por organizações para orientar operações, tomar decisões e alcançar objetivos. Elas geralmente são sistemáticas e baseadas em processos, desenvolvidas a partir de teorias, princípios e melhores práticas de gestão.

O principal objetivo dessas metodologias é criar estruturas e abordagens consistentes que auxiliem na obtenção de resultados desejados. Ou seja, elas servem como guias para ajudar as empresas a lidarem com cada aspecto do meio corporativo, com foco em eficiência e crescimento.

Existem diferentes metodologias de gestão, cada uma com características e finalidades específicas. Não existe uma que seja considerada a melhor de todas, já que essa escolha depende das necessidades e objetivos específicos da organização.

Além disso, elas não são imutáveis. Na verdade, elas se adaptam às necessidades específicas de cada organização. Isso acontece ao considerar o setor, tamanho, cultura e objetivos da empresa em sua implementação.

Por que trabalhar com metodologias de gestão na empresa?

Escolher metodologias de gestão como aliadas no trabalho é uma boa decisão para qualquer tipo de empresa. Afinal, os seus benefícios abrangem todas as suas áreas, além de se adaptarem às particularidades de cada negócio.

As metodologias de gestão são essenciais para a eficiência e produtividade de uma empresa, pois otimizam os processos de negócios e reduzem o desperdício. Além disso, também promovem a melhoria contínua, incentivando as empresas a buscar constantemente formas de aprimorar seus processos.

Também vale lembrar que elas proporcionam previsibilidade, oferecendo uma estrutura que torna os processos e resultados mais previsíveis. Isso reduz a incerteza e o risco, dando mais segurança às equipes para investirem em ideias inovadoras.

Aliás, o uso das metodologias de gestão certas também ajuda a aumentar o engajamento dos funcionários. Afinal, quando eles entendem os processos de negócios e seu papel neles, geralmente se sentem mais envolvidos com seu trabalho.

Quais são as 6 principais metodologias de gestão?

Agora que você já conhece o valor de trabalhar com metodologias de gestão, resta se familiarizar com alguns exemplos populares do mercado.

A seguir, você verá quais são as 6 principais metodologias de gestão que você pode aplicar em sua empresa:

1. Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é um método de gestão que busca melhorias contínuas em empresas. Ele consiste em quatro etapas: Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

As empresas geralmente escolhem o Ciclo PDCA porque oferece uma estrutura sistemática para identificar problemas, desenvolver soluções e avaliar seus resultados. Além disso, essa é uma boa estrutura para promover uma cultura de aprendizado e melhoria dentro da organização.

2. Metodologias ágeis

As metodologias ágeis são abordagens que promovem colaboração, adaptação e entrega contínua de valor aos clientes. Elas se desdobram em uma variedade de práticas e frameworks, como Scrum, Kanban e Extreme Programming (XP), cada um com suas próprias técnicas e rituais.

Essas técnicas enfatizam flexibilidade e boa comunicação, permitindo respostas rápidas a mudanças e entregas de alta qualidade. Além disso, costumam contribuir para uma maior satisfação do cliente, pois aproveitam os feedbacks dos clientes para aprimorar seus processos continuamente.

3. Balanced Scorecard (BSC)

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica que se destaca pela sua abordagem holística. Ou seja, ele considera todos os aspectos do desempenho organizacional para traduzir a visão e a estratégia em ações concretas.

A partir daí, essas ações são direcionadas e alinhadas em toda a empresa, garantindo que cada departamento e equipe contribuam para os objetivos estratégicos dela. Além disso, o BSC permite acompanhar de perto o progresso em relação aos objetivos.

4. OKR

A metodologia OKR, abreviação para “Objectives and Key Results” (objetivos e resultados-chave), é uma abordagem de gestão focada na definição de objetivos claros e mensuráveis. Assim, as equipes entendem o que precisa ser alcançado e como o sucesso será avaliado.

Com isso, ao estabelecer objetivos desafiadores e resultados-chave específicos, o OKR impulsiona o engajamento e a colaboração. Além disso, essa metodologia permite uma avaliação transparente do desempenho, facilitando identificar as áreas que precisam de melhorias.

5. GPD

A Gestão por Processos e Desempenho (GPD) é uma metodologia focada em usar os processos organizacionais para atingir os objetivos empresariais. Ela prioriza a análise, modelagem, medição e melhoria contínua desses processos.

Além disso, ela possibilita uma análise detalhada dos processos, a definição de indicadores de desempenho e a implementação de melhorias sistemáticas. Ela também coloca o cliente no centro das preocupações, garantindo que tudo seja projetado para atender as necessidades dele.

6. PMBOK

O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia padrão desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI). Ele traz uma coleção de diretrizes, técnicas e ferramentas para auxiliar os gerentes na planificação, execução e controle de seus projetos.

Essa costuma ser a escolha de empresas que buscam aprimorar os processos da área de gestão de projetos. No entanto, a estrutura do PMBOK pode ser vista como rígida e burocrática, principalmente quando comparada às metodologias ágeis.

Como escolher a metodologia de gestão mais adequada para seu negócio?

Como você viu, não existe uma única escolha de metodologia de gestão, com a decisão adequada dependendo de certos fatores específicos da organização.

Para escolher a metodologia de gestão mais apropriada, é fundamental considerar os seguintes pontos:

Entenda a situação atual da empresa

Avalie a situação atual da empresa com uma análise abrangente de desempenho, recursos disponíveis, e desafios enfrentados. Você pode utilizar a análise SWOT para ter um entendimento básico dos seus fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Defina objetivos específicos

O que a sua empresa planeja alcançar com a implantação de metodologias de gestão? Para ser possível escolher a melhor opção para as suas necessidades, é importante definir objetivos claros e específicos para o negócio.

Entenda o diferencial de cada opção

Existem muitas metodologias de gestão diferentes disponíveis, cada uma com seus próprios pontos fortes e fracos. Baseie-se nas opções que listamos neste artigo e tente identificar quais que trazem o que a sua empresa está buscando.

Adapte conforme as necessidades da empresa

Cada metodologia de gestão tem suas especificidades e não existe uma solução única para todas as empresas. Então, mesmo após tomar a sua decisão, é preciso ter flexibilidade para adaptar a sua estrutura de processos para aproveitar esses recursos de uma melhor forma.

Com base nas informações deste artigo, você já pode começar a implantar as metodologias de gestão que mais fazem sentido para os seus objetivos. Assim, será possível aproveitar seus benefícios para a eficiência dos seus processos.

E uma gestão só é eficiente se ela traz resultados reais para sua empresa. Baixe agora nosso ebook exclusivo e veja como ser um líder que bate metas!

líder bate metas

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Paula recebeu um desafio: assumir uma planta industrial no interior do Brasil e resolver um problema para sua empresa, uma grande multinacional

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Crucial para que a metodologia ágil Scrum tenha sucesso, os Scrum Masters encontram diferentes desafios em seu papel de liderança.  O Scrum

Uma imagem pode ser decisiva para se entender um processo longo e complexo, além de permitir enxergar maneiras de melhorá-lo. É por

As estratégias de liderança institucional têm um papel muito relevante no ambiente de uma organização no sentido de apoiar a cultura e,

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST