Ciclo DMAIC: o que é, como funciona e exemplos

29/04/2024
ciclo dmaic

Ao longo do funcionamento de um negócio, sempre existem desafios e problemas que se apresentam. Isso é inevitável, o que muda, no entanto, é a forma como a empresa aborda e resolve essas questões.  

Uma metodologia para lidar com isso e mitigar obstáculos é o Ciclo DMAIC, um método estruturado e sistemático amplamente utilizado na melhoria de processos, qualidade e eficiência em organizações.  

Neste artigo, você vai entender como funciona o Ciclo DMAIC e como usá-lo no seu negócio, além de conferir exemplos práticos de sua aplicação. Saiba mais! 

O que é o ciclo DMAIC? 

O ciclo DMAIC é uma metodologia que sugere uma estrutura para abordar problemas e melhorar processos. Esse ciclo é um dos elementos do Six Sigma. Ele é amplamente utilizado em projetos de gestão da qualidade para eliminar falhas complexas, aumentar a eficiência e assegurar consistência nos resultados.  

A essência do DMAIC é a utilização de dados para entender um problema e fornecer uma visão completa e ampla do que está acontecendo.  

Por ser uma abordagem flexível, ela pode ser aplicada em diversos setores e empresas de todos os tamanhos para implementar uma cultura de melhoria contínua.

Quais são as 5 etapas do ciclo DMAIC? 

O ciclo DMAIC funciona com base em cinco etapas. Conheça-as a seguir.  

Definir (Define) 

Nesta etapa, você define o problema ou a oportunidade para melhoria, identificando o escopo do projeto, os objetivos, cronograma, as expectativas e os diferentes stakeholders e profissionais envolvidos. O brainstorming e outras técnicas para ideação podem ser usadas nessa etapa.  

Medir (Measure) 

Em seguida, é a etapa de coleta de dados, que visa entender o desempenho atual do processo. Aqui, são definidos indicadores e métricas e uma linha de base para medir o progresso do projeto é estabelecida.  

Analisar (Analyze) 

Com os dados coletados, a análise busca identificar as raízes do problema. Métodos estatísticos e ferramentas de análise são usados para encontrar padrões e insights que apontem para as causas do problema. 

Muitas estratégias podem ser implementadas aqui para esmiuçar um problema como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto ou Matriz GUT 

Melhorar (Improve) 

Uma vez que as causas do problema são entendidas, a etapa de melhoria envolve desenvolver soluções para resolver ou mitigar os problemas identificados ou implementar ações para estabelecer melhorias .  

Isso pode incluir uma série de mudanças nos processos, ajustes operacionais, implementação de novas práticas e mais.  

Controlar (Control): 

Na etapa anterior, uma série de metas e ações relacionadas a ajustes e aprimoramentos foi traçada. Agora, é momento de acompanhar cada ação e monitorar os resultados para garantir que as mudanças são sustentáveis e que o processo permanece estável.  

Vale a pena usar ferramentas de controle que permitam a geração de relatórios e gráficos de indicadores para acompanhar o desempenho contínuo. 

Qual a diferença entre DMAIC e PDCA? 

DMAIC e PDCA são duas metodologias amplamente utilizadas para a melhoria de processos e qualidade, mas elas são diferentes.  

O ciclo DMAIC segue uma abordagem mais estruturada e analítica com cinco etapas bem definidas cujo foco é identificar e eliminar causas raiz, utilizando técnicas como análise de dados. 

Uma similaridade entre as duas é que o ciclo PDCA também é dividido em etapas (Planejar, Fazer, Checar, Agir), mas ele é mais iterativo, permitindo ajustes contínuos com base em resultados observados. É mais flexível e focado em ajustes incrementais. Por conta disso, o PDCA acaba sendo, também, um ciclo mais rápido.  

Por isso, o ciclo DMAIC é mais adequado para projetos de grande escala e problemas complexos que exigem análises estatísticas detalhadas, especialmente para empresas que já adotam práticas do Six Sigma. 

O PDCA, por sua vez, é ideal para melhorias contínuas, sendo comumente usado em processos de controle de qualidade e melhoria contínua em geral, para problemas de todo tipo de complexidade.  

Como e quando usar o ciclo DMAIC? 

O DMAIC é apropriado para problemas que exigem análise detalhada e soluções complexas, especialmente quando a causa raiz não é imediatamente óbvia. Assim, por exemplo, o ciclo é útil quando o objetivo é reduzir a variabilidade e melhorar a consistência de um processo, bem como eliminar desperdícios e falhas.  

Da mesma forma, se a empresa busca melhorar processos de maneira significativa e estruturada, o DMAIC pode ser a abordagem certa. 

Para aplicar o ciclo, basta seguir as cinco etapas, desde a definição do problema até a análise, implementação e controle de ações de melhoria.  

Conforme comentamos, o ciclo DMAIC pode ser combinado com várias outras técnicas, como matrizes e diagramas, que ajudam a aprimorar as análises e potencializar os resultados dessa metodologia.  

Exemplos práticos de uso do ciclo DMAIC 

O ciclo DMAIC é uma ferramenta que pode ser adotada em diversas áreas. Confira alguns exemplos.  

Manufatura e produção 

Imagine uma fábrica que percebeu um aumento nos defeitos em sua linha de produção. A equipe usa o DMAIC para identificar a causa raiz e descobrem, por meio de comparativos e análises de dados, que as falhas são geradas por uma peça específica que não está funcionando corretamente.  

Com base nessa informação, ações e medidas são implementadas para eliminar os defeitos e os resultados monitorados.   

Serviços hospitalares  

Considere uma clínica que tem enfrentado longos tempos de espera em seu pronto-socorro, gerando insatisfação, caos no atendimento e reclamações constantes.  

Com o DMAIC, a equipe coleta dados e mensura vários indicadores sobre os processos para descobrir os gargalos e pontos de congestionamento no atendimento.  

A partir daí, são pensadas em soluções, melhorias e ajustes, como aprimorar a triagem e redistribuir recursos, e os tempos de espera passam a ser monitorados.  

Setor Financeiro 

Uma instituição financeira quer melhorar a satisfação do cliente e resolver o alto índice de reclamações. Aplicando o ciclo DMAIC, eles identificam áreas problemáticas, como tempos de resposta lentos e atendimento insuficiente, no qual precisam repetir várias vezes a mesma coisa para diferentes atendentes.  

aí, é traçado um plano de ação que inclui treinamento para a equipe e adoção de tecnologias para agilizar algumas etapas do atendimento. A etapa de controle monitora as métricas de satisfação para assegurar a manutenção da qualidade. 

Com sua ênfase em dados e análise aprofundada, o ciclo DMAIC é um aliado de empresas comprometidas com a excelência operacional e com a qualidade. Com essa metodologia é possível impulsionar o desempenho, atingir a alta performance e virar referência no mercado. 

Agora veja como definir e desdobrar metas de sucesso com nosso ebook exclusivo!

definir desdobrar metas

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

André sempre foi o melhor vendedor de sua região e, por isso, foi promovido a supervisor. Ao assumir seu novo cargo, o

Inúmeras pesquisas apontam que a saúde mental durante a pandemia atingiu o seu pico de estresse. Em uma dessas pesquisas, liderada pela

 Danielle Torres, sócia-diretora da consultoria KPMG, a primeira executiva assumidamente trans do país, compartilhou sua história numa entrevista realizada à Você S/A,

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

A liderança carismática é um estilo de liderança que se baseia na personalidade magnética do líder para inspirar e motivar pessoas e

Empresas são formadas por pessoas, por isso, investir no desenvolvimento de talentos é uma estratégia certeira para o sucesso de um negócio.

Growth mindset é mais do que uma simples abordagem para o sucesso: é uma filosofia transformadora que nos convida a repensar nossa

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST